Olá! Esse artigo é voltado para você que deseja vender no Mercado Livre, ou seja, começar suas vendas online em um dos maiores marketplaces do Brasil (e o maior da América Latina).

Como plataforma de integração parceira do Mercado Livre, ao longo dos anos compilamos várias informações importantes que podem te ajudar a já começar a vender acertando em tudo.

Esse artigo tem o objetivo de reunir o máximo de informações para você! Por isso, nos atentaremos a mantê-lo em constante atualização.

Vale lembrar: se você é lojista do Mercado Livre e quer tirar alguma dúvida que não encontrou aqui, é necessário contatar o SAC do Mercado Livre.

Bora conhecer tudo sobre como vender no Mercado Livre?

Primeiro, vamos saber mais sobre o que é essa empresa!

O que é o Mercado Livre?

O Mercado Livre (ou Mercado Libre, nos demais países da América Latina), é uma empresa de tecnologia que disponibiliza um espaço democrático de comércio na internet. Trocando em miúdos: um site onde pessoas podem anunciar produtos sem precisar de uma loja online própria (e-commerce), e outras pessoas podem comprar.

O Mercado Livre é o que chamamos de “marketplace puro”. Um marketplace é como um shopping online. Temos exemplos de grandes marcas famosas no varejo de rua que se tornaram marketplaces.

Uma das diferenças é que, nesses outros, a marca do marketplace também anuncia por si só dentro do mesmo espaço, e você vende sob a chancela (confiança que o consumidor já tem) construída por essa marca.

“Espera, recapitula pra mim o que é marketplace, por favor?”

Por exemplo, digamos que a fictícia “Loja do Amigo” é conhecida há anos no mercado de móveis do Brasil. Um dia, a Loja do Amigo abre um marketplace, e o público pode comprar os sofás online. Porém, existem os sofás vendidos e entregues pela Loja do Amigo, e também os sofás anunciados por lojistas parceiros: pessoas que se cadastraram para vender e entregar sob o nome e as normas da Loja do Amigo. O lojista parceiro conquista mais visibilidade, e a Loja do Amigo recebe uma comissão das vendas.

No Mercado Livre, cada lojista tem que construir e manter sua reputação. O cliente verá o nome da sua loja e poderá navegar por seus outros anúncios dentro do Mercado Livre.

Além de marketplace, o Mercado Livre possui um ecossistema composto de soluções para potencializar ainda mais as vendas na Internet como:

  • Mercado Pago (soluções de pagamento)
  • Mercado Envios (tecnologia de gestão de logística)
  • Mercado Livre Publicidade (responsável pela comercialização de publicidade dentro da plataforma)
  • Mercado Shops (plataforma para criação de loja online).

Ele existe desde 1999, criado na Argentina. Veja abaixo os números que essa empresa acumulou durante os anos:

Números que você precisa conhecer sobre o Mercado Livre

Hoje, você encontra o Mercado Livre (também apelidado de MeLi) em 18 países. São eles:

Guatemala, México, El Salvador, Honduras, Costa Rica, Nigarágua, República Dominicana, Panamá, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile, Brasil, Argentina e Uruguai.

O marketplace reúne mais de 60 milhões de ofertas de produtos, automóveis e serviços em tempo real.

São cerca de 6 mil vendas por segundo

90% dos produtos vendidos são novos

Mais de 211 milhões de usuários registrados na América Latina

Mais de 10 milhões de vendedores

Mais de 34 milhões de compradores ativos

É o site mais acessado da internet no Brasil (segundo a ComScore, 2018)

Se esses números te deram certeza sobre seu interesse em vender no MeLi, continue lendo para saber o passo a passo!

Como vender no Mercado Livre

Agora vamos explicar como se cria uma conta de vendedor no Mercado Livre, além de como cadastrar anúncios. Em seguida, entraremos em alguns detalhes de como vender mais e melhor no MeLi.

1 – Crie a sua conta

Existem dois caminhos: o site do Mercado Livre, ou o aplicativo (disponível no Google Play e App Store).

Após baixar o app, ou acessar o site, clique em “Criar Conta” (fica na barra superior).

O MeLi pedirá um breve cadastro, então reúna seus dados para preenche-lo.

2 – Cadastre seu anúncio

Chegamos ao ponto principal! O anúncio deve ser feito com muita atenção aos detalhes, pois eles contam bastante na decisão de compra (e no seu sucesso como um todo no marketplace).

O Mercado Livre pede:

  • Título claro, fácil de ser pesquisado e encontrado (dica: estude a concorrência no Google)
  • Honestidade sobre todos os detalhes do produto
  • Fotos de qualidade, com um bom foco, fundo neutro e sem textos que atrapalhem a visualização do seu produto.
  • Pagamentos processados pelo Mercado Pago. Isso é importante para se proteger de fraudes.
  • Promoções, sempre que possíveis
  • Clareza na quantidade disponível em estoque (vender sem estoque = queda de reputação).
  • Descrição preenchida com a ficha técnica completa: todas as características do produto, como medida, modelo, marca, material e preço.

“Eu pago para anunciar?”

Não, existe o anúncio grátis. Nele, você anuncia um produto e ele ficará no ar por até 60 dias. Porém, você pode optar por pagar para ter um tempo maior de exposição do seu anúncio, e também para anunciar mais produtos simultaneamente.

Os tipos de anúncio no Mercado Livre

São 3 tipos de anúncio: o grátis, o clássico, e o premium.

Grátis: tem exposição baixa, dura 60 dias, não oferece parcelamento sem acréscimo, oferece Mercado Pago, não possui tarifas;

Clássico: exposição média, duração ilimitada, não oferece parcelamento sem acréscimo, oferece Mercado Pago, não cobra tarifa de anúncio, cobra 11% por venda em anúncios de produtos a partir de R$ 120. No caso de produtos abaixo de R$ 120, a taxa de 11% também pede um acréscimo de R$ 5 por unidade vendida.

Premium: exposição alta, duração ilimitada, oferece parcelamento sem acréscimo, oferece Mercado Pago, não cobra tarifa de anúncio, cobra 16% por venda de produtos acima de R$ 120, e soma os 16% com R$ 5 por unidade de produtos anunciados abaixo de R$ 120.

Como otimizar o ranqueamento dos anúncios no Mercado Livre

Conhecemos ferramentas que podem ajudar a ter anúncios de alta performance! Aqui vão algumas delas:

  • Multilojas e loja oficial

Em uma única conta do ANYMARKET, você acompanha mais de uma loja cadastrada e pode configurar ao mesmo tempo no MeLi.

  • Anúncios em lote

Um mesmo produto pode ter vários anúncios!

  • Enriquecimento de anúncios e ranqueamento

Cada categoria pede atributos específicos, que ficam disponíveis em uma única tela. Escolha seu tipo de anúncio e preencha os atributos com mais praticidade!

Se interessou? Temos um artigo só sobre elas. Veja todas as 5 ferramentas de otimização de anúncios no Mercado Livre

 

Sobre os atributos específicos em anúncios

Estamos nos dedicando bastante a explicar anúncios pois são um ponto vital para vender bem no Mercado Livre, e muitas vezes, até os sellers mais experientes acabam pecando na hora de preencher uma boa ficha técnica.

Essa dificuldade ainda é um reflexo do costume de usar templates, que eram válidos até o fim de 2017. Pois é, faz tempo, mas velhos hábitos são difíceis de abandonar.

Anúncios que não possuem informações mínimas podem cair na revisão interna do Mercado Livre, correndo o risco de perder relevância enquanto não forem corrigidos.

Na hora de anunciar, você deverá preencher a descrição (campo de texto voltado para conquistar o consumidor com informações e benefícios), e também os atributos do produto.

Os atributos dependem da categoria do seu produto. Você pode ver um exemplo de ficha técnica do Mercado Livre nesse artigo.

Sobre as comissões (taxas) do Mercado Livre

O que você paga no Mercado Livre é a comissão sob a venda. Além disso, ao decidir por vender algo, é claro que você precisa investir em um estoque inicial. Para não ter erro, o Mercado Livre sugere que você pesquise a intensidade das buscas pelo produto que pretende vender.

Com o crescimento da sua operação, novos gastos podem se fazer necessários: criar uma equipe de funcionários, conseguir um lugar maior para estocar produtos, contratar serviços de logística… tudo é possível. Mas, para de fato COMEÇAR a vender no Mercado Livre, você deve cuidar do estoque inicial e da comissão por venda.

 “E quanto custa a comissão do Mercado Livre?”

A comissão, também chamada de taxa, é de 11% (anúncios clássicos) ou 16% (anúncios premium).

Lembrando que:

  • Para vendas em que o produto custa menos do que R$ 120, em anúncio clássico, será cobrado 11% + R$ 5 por unidade.
  • Para vendas em que o produto custa menos do que R$ 120, em anúncio premium, será cobrado 16% + R$ 5 por unidade.

Boa reputação = descontos para o vendedor

Cada lojista possui um termômetro colorido, do vermelho ao verde, que ajuda a deixar visual a reputação de acordo com seu total de vendas. A reputação no Mercado Livre é construída em cada venda, em cada atendimento. O foco é a boa experiência do consumidor!

A reputação no Mercado Livre obedece 3 fatores chave:

Volume de reclamações: você não poderá ter mais do que 5% de reclamações sob o total de vendas.

– Índice de atraso: seja pontual e evite um índice de atraso superior a 20% do total de vendas. Importante: sua performance será comparada com a de outros lojistas da mesma categoria.

– Número de vendas: além dos outros critérios, se você alcançar 3 ou mais vendas nos últimos 3 meses, sua loja poderá conquistar a melhor reputação possível.

Vendas canceladas: mantenha um percentual de cancelamento abaixo de 2%.

Veja mais detalhes sobre os critérios de reputação do Mercado Livre.

Conforme você conquista o verde escuro no termômetro de reputação, e alcança um bom número de faturamento e vendas concretizadas, você pode se tornar um MercadoLíder. Essa é uma espécie de premiação para os melhores vendedores. Quanto mais você sobe, é beneficiado.

Benefícios de ser MercadoLíder

  • Anúncios com prioridade e mais visibilidade nas buscas.
  • Atendimento personalizado via chat por parte do Mercado Livre.
  • Capacitação e aconselhamento de venda por meio de reuniões presenciais e online realizadas pelo Mercado Livre
  • Acesso a operadores múltiplos, que permite que seus empregados acessem o seu cadastro sem a necessidade de usar a sua senha pessoal.
  • Custo mensal grátis de manutenção do eShop.
  • Você oferece frete grátis pelo Mercado Envios com 60% de desconto em produtos novos a partir de R$ 120.

 

 

Quero a melhor reputação no Mercado Livre! Como conquisto?

Para cada regra de reputação, existe uma ferramenta do ANYMARKET que pode te ajudar!

Para evitar reclamações por falha de comunicação: Com a nossa ferramenta de mensagens pré-venda para o Mercado Livre, você pode deixar um leque de respostas pré-programadas, desta forma é mais rápido responder a perguntas recorrentes. 

Com essa funcionalidade, dentro do hub, você pode ganhar tempo nas respostas e manter uma boa reputação dos seus anúncios.

Para evitar atrasos de entrega: Para este indicador, você pode utilizar a ferramenta Analytics do ANYMARKET, com esta funcionalidade você pode analisar o prazo esperado de entrega de seus pedidos e traçar planos de ação evitando que estes cenários se repitam, além de priorizar os pedidos que serão despachados de acordo com a prioridade.

Leia mais detalhes sobre os indicadores de reputação no Mercado Livre e como podem ser bem trabalhados.

Já vende no Mercado Livre e quer melhorar a performance?

Conheça todas as nossas funcionalidades exclusivas para vender no Mercado Livre:

Mensageria de entrega

Para economizar tempo e esforço com perguntas e respostas de pós-venda, a Mensageria automatiza o envio de informações sobre o pedido. Basta configurar o ANYMARKET para enviar mensagens personalizadas da sua loja sobre o status do pedido e progresso de envio, incluindo o link de rastreio. Utilizando essa funcionalidade é possível reduzir até 60% dos chamados no site, segundo o próprio Mercado Livre.

Considerando que chamados pós-venda contam como reclamação, reduzi-los é essencial para manter uma boa reputação no Mercado Livre!

Mercado Livre coleta

O ANYMARKET está preparado para trabalhar com o serviço de coleta do Mercado Livre. Nessa modalidade, o Mercado Livre recolhe os produtos no centro de distribuição do seller e cuida de todo o processo de entrega. Com essa estratégia, no Brasil, o Mercado Livre subsidia 70% do custo de frete e garante frete grátis ao consumidor (em pedidos acima de R$ 120,00). O frete é o custo que mais influencia na compra.

Utilizar o Mercado Livre Coleta com o ANYMARKET será mais um diferencial para sua loja, e o cliente se lembrará disso quando quiser comprar novamente.

Mercado Envios híbrido

Para sanar a dificuldade de lojistas que trabalham tanto com transportadora quanto com Correios e sofrem para fazer a gestão diária de pedidos, o ANYMARKET está pronto para gerenciar os dois tipos de modalidades (ME1 e ME2).

O processo de produção de etiquetas pode ser manual ou por API que envia automaticamente para impressão no formato ideal. Menos custo de frete, mais vendas!

Anúncios com variação customizada

Para lojistas que precisam de variações de anúncio além do padrão (Voltagem, Cor, Tamanho, Sabor, entre outros). O ANYMARKET possibilita, desde que permitido pela categoria de produtos no Mercado Livre, que os lojistas tenham anúncios mais completos que abrangem a toda grade de produtos.

Com o tempo de venda dos produtos de anúncios customizados, eles conquistam relevância perante os concorrentes e atraem mais consumidores.

Split de Carrinho

A possibilidade de comprar vários produtos em apenas um check-out é um grande atrativo para o consumidor. Não é só economia de tempo, mas também a oportunidade de juntar os valores de frete em um único valor, podendo parcelar várias compras como um único pedido. Confirmando o pagamento do carrinho, os produtos são separados em “pacotes” considerando as dimensões e peso dos produtos, os vendedores e a categoria de envio.

Caso os produtos ultrapassem o tamanho das embalagens dos Correios, o seller pode separar o pedido em dois pacotes. Essa funcionalidade é estratégica para garantir o fluxo correto dos pedidos e não atrasar a expedição dos produtos, protegendo assim a boa reputação.

Configuração de preço por tipo de listagem (grátis, clássico e premium)

As três listagens de preço podem interferir no lucro se o preço não for configurado com atenção, já que a comissão é alterada para cada uma delas. O ANYMARKET oferece mark up adicional para precificar os anúncios mantendo a margem de lucro. É possível configurar um percentual extra que acompanha o aumento do valor da comissão de cada tipo de listagem.

Assim, você pode anunciar de 3 formas diferentes com os preços adaptados. A funcionalidade também é interessante para o consumidor, já que oferece mais opções de pagamento.

Multilojas Mercado Livre

Para lojistas que possuem mais de uma conta no Mercado Livre. Fazer a gestão de múltiplas contas toma um tempo precioso que poderia ser usado para planejamento. Essa funcionalidade centraliza no ANYMARKET a gestão de mais de uma loja. Você pode selecionar a conta desejada ao criar novos anúncios, individualmente ou em lote.

A conta passa a ser identificada nos produtos e pedidos. Mais simplicidade para aplicar diferentes estratégias em suas lojas no Mercado Livre!

Título de anúncio por perfil de consumidor

Para sellers que possuem diversos perfis de consumidor e desejam alcançar todos, o ANYMARKET permite a adição de títulos de anúncio diferentes para os produtos. Isso facilita que o consumidor heavy user encontre os anúncios com termos específicos e técnicos, enquanto outros consumidores podem encontrar os produtos com termos comuns do campo de busca do Mercado Livre.

Ótima funcionalidade para aumentar o alcance de anúncios e taxa de conversão!

Mercado Envios full

A modalidade Full do Mercado Livre é uma grande facilitadora de logística: o seller pode levar seus produtos até o centro de distribuição do Mercado Livre e deixar que o marketplace cuide de todo o processo de logística, incluindo a logística reversa e o SAC.  O Mercado Envios Full não tem custo e melhora a reputação por atender rigorosamente aos prazos.

O ANYMARKET contempla essa funcionalidade, permitindo a marcação de anúncios como “Full” para que você não corra o risco de enviar o produto novamente.

Campanhas DE/POR

O Mercado Livre exige que alterações de preço promocional (“preço DE x POR y”) sejam feitas por planilha e enviadas ao marketplace. As atualizações podem ser feitas no ANYMARKET, que integrará as informações ao Mercado Livre. Mais essa facilidade para você!

 

Conclusão

Vender no Mercado Livre com uma rentabilidade incrível é possível por meio de 3 pontos principais: conhecimento sobre o marketplace, dedicação em anunciar bem e conquistar reputação, e aproveitar ao máximo todas as ferramentas que já existem para te ajudar a fazer tudo isso em menos tempo!

Nós do ANY estamos aqui para isso: te mostrar as melhores opções e te ajudar a ter mais praticidade, segurança e velocidade nas vendas.

Você já considerou integrar suas vendas a uma plataforma que te entregue ferramentas exclusivas e uma visão centralizada sobre todos os pedidos? Se sim, vem trocar uma ideia com a gente!

Compartilhe esse artigo:

Comentários

comentarios