capa artigo promocoes meli
Blog

Central de Promoções Mercado Livre: aumente suas vendas com ações e ofertas

9 de novembro de 2022 | Nenhum comentário

A Central de Promoções do Mercado Livre é um recurso do marketplace que mostra as ofertas disponíveis para o seller.

É através dessa área da plataforma que você pode configurar descontos para aumentar a competitividade dos seus anúncios.

Aprender a usar os recursos promocionais do Meli é essencial se você deseja crescer no canal de vendas.

Por isso, preparamos este conteúdo com as informações mais importantes para você começar imediatamente a configurar as suas ofertas e aumentar as vendas.

Você precisa saber sobre a Central de Promoções Mercado Livre

Se você ainda não acessou a Central de Promoções Mercado Livre, precisa entrar na seção, que fica na sua área de vendedor, e explorar as possibilidades.

Conhecer o recurso vai permitir escolher as melhores ofertas e começar a oferecer descontos aos seus clientes de maneira mais efetiva.

Além de tornar os seus anúncios mais atrativos ao usuário, realizar ações promocionais aumenta a sua exposição no Meli.

Segundo o marketplace, mais de 1 milhão de consumidores visitam a aba de ofertas do site diariamente. Consequentemente, vendedores que usam os recursos da Central de Promoções conseguem melhorar seus resultados.

Através da coleta de dados ao longo de 6 meses, o Mercado Livre também concluiu que o aumento das vendas com o uso das ações promocionais pode chegar a 40%. Você também pode ter esse resultado!

Ofertas da Central de Promoções do Mercado Livre

print da central de vendedores para encontrar promoções mercado livre

Você encontra as promoções do Mercado Livre na sua área da Central de Vendedores

O Mercado Livre possui diferentes formatos de ofertas que podem estar acessíveis ao seller conforme a categoria dos produtos vendidos.

Para saber quais formatos estão disponíveis para os seus produtos, entre na aba Anúncios da Central de Promoções.

Após conferir em quais tipos de ofertas você pode participar, é importante estabelecer o seu objetivo com a campanha para escolher a melhor opção.

Abaixo listamos os principais tipos de ofertas do Meli:

  • Oferta Tradicional – estabeleça o desconto que quiser por até 7 dias.
  • Oferta Relâmpago – oferece produtos com estoque limitado por 6 horas.
  • Oferta do Dia – permite realizar uma ação de descontos por 24 horas.
  • Oferta por Quantidade – promoções no formato “leve 3 e pague 2” ou desconto comprando 2 ou mais unidades.
  • Oferta Compartilhada – você estabelece um desconto e o Meli adiciona uma porcentagem extra para turbinar a oferta.

As ações disponíveis para a sua loja são atualizadas frequentemente. Sendo assim, o próprio marketplace recomenda visitar a Central de Promoções semanalmente para aproveitar ao máximo as oportunidades.

Qualquer vendedor pode criar ofertas no Meli?

Como mencionamos, o marketplace libera a configuração das campanhas de maneira individual para cada vendedor. Por isso é importante explorar a seção de promoções da plataforma.

Além disso, para criar ofertas é necessário ter reputação verde, ter uma loja oficial do Meli ou ser Mercado Líder.

Promoções estão disponíveis para qualquer anúncio?

Você pode criar promoções para anúncios Clássicos e Premium. Porém, produtos que não estão no catálogo devem ter pelo menos 3 vendas nos últimos 30 dias para serem elegíveis às ofertas.

Produtos que já são parte do seu catálogo, não precisam cumprir esse requisito e poderão ser adicionados às ofertas normalmente.

Quais usuários têm acesso às ofertas?

print da página de ofertas e promoções mercado livre

Página de Ofertas do Mercado Livre

As ofertas criadas na Central de Promoções do Mercado Livre ficam disponíveis para todos os consumidores. Os descontos estão reunidos na página de Ofertas da plataforma.

Na configuração da Oferta Tradicional você também tem a opção de oferecer um desconto adicional para clientes que possuem Mercado Pontos. Nesse caso, o benefício fica disponível para consumidores dos níveis 3 ao 6 do programa.

A estratégia pode ser interessante para atingir um público mais qualificado, que costuma comprar com frequência no marketplace.

Como criar promoções no Mercado Livre

Para criar promoções você deve acessar a aba Anúncios na Central de Promoções Mercado Livre e abrir o tipo de oferta que deseja configurar.

Na seção você poderá escolher o anúncio para o qual deseja estabelecer o desconto. Também é possível selecionar mais de um produto para aplicar a oferta.

Tenha maior exposição na seção de Ofertas

As promoções configuradas pelos vendedores ficam disponíveis aos usuários na página Ofertas da plataforma.

Nessa área do site são exibidos os descontos considerados mais relevantes para o cliente. Ou seja, os seus anúncios com oferta competirão espaço com os anúncios de outros sellers.

Sendo assim, é importante ser assertivo nas ofertas. Quando você estabelece uma promoção, o Mercado Livre verifica o seu histórico de preços para verificar se o desconto é real.

Você também deve respeitar a porcentagem mínima de desconto exigida pelo marketplace conforme a oferta criada.

Ainda, segundo o Mercado Livre, as ofertas com parcelamento sem juros e frete grátis chamar mais a atenção dos consumidores. Por isso, costumam se destacar na página de ofertas do canal.

Quer melhorar a sua operação no Mercado Livre? Centralize as vendas e configure as suas promoções com muito mais assertividade através de um hub integrador. Saiba mais no banner abaixo.

banner contato any

Compartilhe esse artigo: