Funcionários realizando o controle de estoque Fulfillment Mercado Livre
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Fulfillment Mercado Livre: como usar e quais são suas vantagens

23 de janeiro de 2024 | Nenhum comentário

Falar de fulfillment no e-commerce brasileiro é, inevitavelmente, abordar o serviço oferecido pelo Mercado Livre. O marketplace, líder da América Latina, foi um dos primeiros a oferecer no país a experiência completa de logística aos seus vendedores e usuários.

Se você vende on-line e ainda não sabe quais são as vantagens do Mercado Envios Full, precisa ler este conteúdo. Aqui vamos explorar como utilizar o serviço e falar dos seus benefícios.

Queremos que você entenda como aderir ao Full de forma adequada para oferecer uma entrega ágil e confiável aos clientes. Para isso, você pode contar com o respaldo de uma das principais referências do e-commerce nacional, e vamos mostrar como.

Fulfillment: o que é o processo de logística completa

No contexto do e-commerce, a expressão fulfillment refere-se a um dos modelos de gerenciamento e execução logística. A modalidade engloba o processo de forma completa, desde o armazenamento até a última etapa – muitas vezes incluindo o pós-venda.

Esse tipo de serviço ganhou força no Brasil com o crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos. Com isso, diversas marcas de peso do setor passaram a oferecer logística completa em seus marketplaces.

A aderência a esse tipo de gestão logística garante que os pedidos sejam armazenados, processados, empacotados e entregues de forma mais eficiente, impactando a satisfação e a experiência do cliente.

O modelo também tem potencial para resolver gargalos operacionais de empresas que possuem grandes operações no e-commerce. A terceirização do processo de entrega dos produtos permite, entre outras coisas, focar a venda e a gestão estratégica da empresa.

Etapas do fulfillment

O fulfillment é composto por um conjunto de etapas, que devem ser executadas com precisão para garantir eficiência e qualidade. A excelência deve ser prioridade desde o recebimento do pedido até a entrega ao cliente e o pós-venda.

As etapas do serviço podem variar dependendo do modelo de negócio e das especificidades de cada prestador. No entanto, o próprio modelo prevê as etapas que falaremos a seguir.

O fulfillment começa antes mesmo do recebimento de qualquer pedido, com o gerenciamento do estoque. É essencial garantir que a disponibilidade esteja sincronizada com a operação de vendas.

Com isso pronto, já é possível começar a receber pedidos. Nesta etapa, é preciso garantir que cheguem ao sistema informações essenciais, como: identificação do produto, forma de pagamento, quantidade e endereço de entrega.

Assim, os produtos podem ser separados do estoque, coletados e embalados e preparados para o transporte e entrega. Enquanto isso, de forma paralela, deve acontecer a atualização de estoque no sistema e a geração de documentos, como a nota fiscal e a etiqueta de envio.

Finalmente, o pacote é encaminhado para a transportadora responsável pela entrega. O sistema deve oferecer um meio de rastrear o envio durante o transporte para garantir que o pedido seja entregue corretamente e dentro do prazo estimado.

A última etapa é a entrega em si, que pode envolver a assinatura do comprovante de entrega, a verificação da integridade dos produtos e a resolução de possíveis problemas ou reclamações por parte do cliente.

Esses são os passos básicos que costumam envolver o serviço, mas outras etapas podem ser incluídas. Algumas empresas oferecem, por exemplo, o atendimento ao cliente, com processamento de trocas, devoluções e resolução de problemas pós-venda.

Como funciona o serviço de logística completa do Mercado Livre?

Mercado Envios Full é o serviço de logística fulfillment oficial do Mercado Livre. Através dele, é possível armazenar os produtos nos centros de distribuição da empresa e contar com o suporte logístico completo para a entrega dos pedidos vendidos pelo marketplace.

Ao aderir ao Mercado Envios Full, o vendedor envia parte do seu estoque para um ou mais centros de distribuição do MELI. Esses centros são responsáveis pelo recebimento, armazenamento e controle dos itens.

Quando um pedido é feito por um cliente, o Mercado Livre gerencia todo o processo logístico. Isso inclui a separação, embalagem e etiquetagem do produto, bem como a escolha da transportadora mais adequada para a entrega.

Com o produto pronto para envio, a empresa realiza o transporte até o cliente por meio do seu serviço próprio de entrega, o Mercado Envios.

O controle de todas as etapas é feito tanto pelo cliente, com acesso ao rastreamento, quanto pelo vendedor, que recebe informação atualizada sobre o status da entrega.

O Full beneficia os vendedores, que podem reduzir custos e aumentar a visibilidade de seus produtos na plataforma. Ao mesmo tempo, os clientes da plataforma contam com uma experiência de entrega mais eficiente e confiável.

Para saber informações sobre custos do serviço, você pode acessar diretamente a página do marketplace ou entrar em contato com o suporte na sua plataforma de vendas.

Vantagens do Mercado Livre entrega Full para vendedores

Vendedores que optam pelo Mercado Envios Full contam com inúmeras vantagens para vender mais e melhor no marketplace. Abaixo listamos algumas:

  • Agilidade na entrega de pedidos;
  • Redução de custos logísticos;
  • Maior visibilidade na plataforma de vendas;
  • Melhor experiência de compra para os clientes;
  • Confiabilidade e segurança no gerenciamento logístico.

Vale ressaltar que escolhas estratégicas impactam diretamente os resultados e garantem um crescimento mais rentável. Pensando nisso, o serviço de fulfillment pode ser uma opção atrativa para vendedores que desejam otimizar sua operação de vendas no Mercado Livre.

Além de aproveitar todos os benefícios oferecidos pelo canal de vendas, o ideal é você usar recursos tecnológicos de apoio para gerenciar a operação com muito mais agilidade e segurança? O integrador de marketplaces é a ferramenta ideal para isso.

Como ser parceiro fulfillment no Mercado Livre?

Se você já vende no Mercado Livre e deseja aproveitar os benefícios do Mercado Envio Full, precisa primeiro entender os passos para aderir ao serviço. Confira quais são:

Verificar os requisitos

Antes de se tornar um parceiro fulfillment do MELI, é importante verificar se você atende aos requisitos estabelecidos pelo marketplace. Isso pode incluir critérios como nível de reputação, volume mínimo de vendas, qualidade dos produtos, entre outros.

Além disso, é preciso seguir algumas recomendações da plataforma quanto ao regime de trabalho da sua empresa. Também é obrigatório usar o emissor de NF-e do Mercado Livre.

Entrar em contato com o Mercado Livre

Se você considerar que cumpre os requisitos, deverá entrar em contato para manifestar interesse em se tornar um parceiro. Isso pode ser feito através da própria plataforma de vendas, pelo suporte ao vendedor, entrando com o seu login habitual.

Esperar a análise e aprovação do pedido de adesão

O Mercado Livre realizará a avaliação do seu pedido. Essa análise pode envolver diferentes aspectos e visa estabelecer se o seu perfil de vendas se enquadra no serviço. Essa aprovação inicial garante que o serviço seja adequado para atender a sua demanda e que a sua empresa cumpre com as exigências mínimas para ser Full.

Realizar o treinamento e integração ao fulfillment

Se a parceria for aprovada, o Mercado Livre passará as diretrizes para que você possa realizar o treinamento e aderir ao Full. É importante seguir todas essas orientações para usufruir do que a empresa oferece.

Preparar e enviar o estoque

Passada a etapa inicial do processo de adesão, você deve preparar e enviar o estoque de produtos que serão vendidos na modalidade Full aos centros de distribuição do MELI. Certifique-se de seguir as instruções de envio, como prazos e métodos de transporte aceitos.

Gerenciamento de pedidos

Com o estoque devidamente recebido nos centros de distribuição, você estará pronto para gerenciar os pedidos que chegam por meio do Mercado Envios Full e aproveitar todas as vantagens do serviço.

Não esqueça que é essencial seguir as diretrizes e orientações fornecidas pelo Mercado Livre para garantir uma parceria de sucesso e oferecer uma excelente experiência de compra aos seus clientes.

Use o serviço de forma estratégica para potencializar a operação

Para potencializar a sua operação logística no marketplace, além de saber como ser um parceiro fulfillment do Mercado Livre, é essencial conhecer o serviço a fundo e usá-lo de maneira estratégica.

Para ajudar sellers nessa abordagem, o hub de integração ANYMARKET, parceiro selo Platinum do MELI, preparou um e-book completo, em que é possível encontrar todos os requisitos e custos da operação Full.

Faça o seu cadastro através deste link para receber o material gratuitamente e ter acesso a dicas exclusivas que ajudarão a alavancar a sua operação e vender até 5 vezes mais com o serviço logístico do marketplace. 

Melhoria da performance com um integrador de vendas

Para ter sucesso usando o Full do Mercado Livre, não basta aderir ao serviço, é preciso estabelecer uma estratégia logística e ter uma infraestrutura tecnológica adequada. Nesse sentido, uma das ferramentas mais recomendadas é o hub de integração de vendas em marketplaces.

O uso do hub garante maior agilidade e eficácia na execução das vendas e da operação de logística fulfillment. Para isso, entretanto, é indispensável que a ferramenta seja compatível com o serviço do MELI.

Integração com Marketplaces Anymarket

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