Blog

Picking packing com ANYMARKET: simplifique a expedição de processos

26 de abril de 2023 | Nenhum comentário

Quem vê de fora, acha que é fácil. Mas os sellers que vendem em marketplaces enfrentam diversos desafios para manter a eficiência e a qualidade na entrega de produtos. É o que mostra uma pesquisa do E-commerce Brasil, em que 72% dos vendedores apontaram a logística como o principal ponto de atenção dos seus negócios. 

O picking e packing, nesse sentido, é uma etapa extremamente relevante da expedição de pedidos, já que prepara tudo para o envio, com a intenção de deixar o cliente bem feliz e satisfeito lá no final. A mesma pesquisa também toca nesse aspecto — 56% dos sellers afirmam que a entrega rápida e de qualidade é uma das coisas mais valorizadas pelos seus consumidores. 

Acontece que esse procedimento costuma ser manual e demorado, sem falar que é propenso a erros, comprometendo a relação com o comprador — que pode receber itens errados ou com avarias. E você não quer isso de jeito nenhum, certo? 

Então, temos uma ótima notícia! Para otimizar esse processo, o ANYMARKET desenvolveu uma ferramenta de picking e packing que centraliza todos os processos de expedição. Neste artigo, você fica por dentro de tudo e descobre como ela pode melhorar a eficiência da sua operação. Vamos conferir? 

O que é picking e packing? 

Picking e packing é uma expressão em inglês usada para o ato de buscar e embalar o produto no estoque. É um processo fundamental para dois tipos de empresas: e-commerces que armazenam seus produtos em estoque próprio e prestadoras de serviços de armazenagem e embalagem. 

Os dois processos, juntos, quando feitos corretamente, garantem que os pedidos sejam enviados no tempo adequado aos clientes. 

Picking 

O processo de picking acontece após o e-commerce receber o e-mail de confirmação da venda. Ele contempla todos os processos de separação de um pedido, como a disposição das notas fiscais, a coleta de produtos do estoque, conforme a quantidade da venda, e a revisão dos itens. 

Packing 

Já o packing se refere ao empacotamento dos pedidos, depois que eles são separados e revisados. É quando você prepara as embalagens, insere os produtos certos, adiciona documentos relevantes (como a nota fiscal), e deixa tudo pronto para o envio. 

Imagem de mulher realizando picking e packing em sua loja online

Como o picking packing pode melhorar a eficiência da operação? 

Sem o apoio de uma ferramenta, o processo de picking e packing é físico e manual. Geralmente, é a parte mais demorada da logística e pode gerar grandes erros no e-commerce. 

A automatização do picking packing por meio de ferramentas como o ANYMARKET, pode ajudar a otimizar o tempo e facilitar o trabalho. 

Com a centralização dos processos de expedição, você reduz as chances de erros, melhora a velocidade de entrega e, consequentemente, aumenta a satisfação do cliente. 

Além disso, a integração com o ANYMARKET permite uma gestão mais eficiente do estoque, evitando atrasos e problemas na entrega dos produtos. 

Como centralizar processos de expedição com o ANYMARKET? 

A centralização dos processos de expedição com o ANYMARKET — o hub de integração mais estável do mercado — é uma excelente maneira de otimizar o picking e packing e garantir uma melhor experiência tanto para o seller, quanto para o cliente. 

Com a funcionalidade Expedição de Pedidos, você pode enfrentar menos dificuldades, como falhas na expedição, prejuízos financeiros por envio de produtos errados, gargalos operacionais, aumento de reclamações e punições na reputação dos marketplaces. Além disso, a confiança do consumidor e o ranqueamento da loja também são beneficiados. 

O ANYMARKET permite a centralização de todos os processos de expedição por meio de sua plataforma. Com a integração, você: 

  • visualiza todos os seus pedidos com a nota fiscal já emitida pelo seu sistema ERP; 
  • faz a conferência dos itens do pedido por meio de um leitor de código de barras, utilizando o EAN ou o SKU do produto; 
  • adiciona a etiqueta de envio do marketplace e da DANFE ao pedido, sem precisar baixar. 

Para quem é destinada a funcionalidade? 

Sellers que vêm tendo problemas com aumento de reclamações de clientes, punições na reputação nos marketplaces como vendedor (um indicador importantíssimo) e perda de ranqueamento, bem como de confiança do consumidor, precisam olhar com mais atenção para o seu processo de expedição de produtos. 

A funcionalidade do ANYMARKET é destinada justamente para esses e-commerces, ou qualquer um que venda em marketplaces e deseje otimizar seus processos de expedição. O objetivo é simplificar e otimizar a gestão logística, garantindo maior eficiência e qualidade na entrega dos produtos. 

A nossa ferramenta, portanto, é perfeita para quem enfrenta dificuldades no dia a dia do e-commerce, como falhas recorrentes na expedição, prejuízos financeiros por envio de produtos errados e gargalos por erros operacionais. 

Quais são os principais benefícios para o seller? 

O novo recurso do ANYMARKET ajuda você na conferência e na etiquetagem dos seus pedidos de forma rápida e fácil, centralizando os processos de expedição em um só lugar. 

Os principais benefícios da integração do picking packing com o ANYMARKET incluem: 

  • redução de erros no processo de expedição, evitando o envio de itens errados ao comprador; 
  • otimização do tempo, agilizando a entrega dos produtos e melhorando a satisfação do cliente; 
  • facilitação dos processos, permitindo uma gestão mais eficiente do estoque; 
  • visualização dos pedidos com a nota fiscal já emitida pelo ERP integrado; 
  • automatização com a impressão da DANFE da nota fiscal emitida pelo seu ERP junto à etiqueta do marketplace. 

 

Quais são os diferenciais da integração?

Como vimos, o ANYMARKET se destaca pela centralização dos processos de expedição, proporcionando maior controle e visibilidade. Além disso, a plataforma oferece integração com diversos marketplaces e ERPs, permitindo uma operação mais eficiente e simplificada. 

A ferramenta de picking packing do ANYMARKET foi desenvolvida com base no feedback dos sellers e nas percepções de mercado, por isso, garante uma solução ajustada às necessidades dos usuários, ou seja, às principais demandas do seu e-commerce. 

Outros diferenciais da integração incluem suporte especializado, atualizações constantes para melhorar a funcionalidade e atender às demandas do mercado. 

O ANYMARKET está em constante evolução e com a Expedição de Pedidos não é diferente! É a primeira entrega de muitas para atender o seller de ponta a ponta na gestão completa do picking e packing ao longo do ano. Já atuamos com o packing e estamos trabalhando na entrega da gestão do picking para chegarmos a um produto bem completo e avançado. 

Como mencionamos, o picking packing é um processo fundamental no e-commerce e, quando bem gerenciado, pode aumentar significativamente a eficiência da operação e a satisfação do cliente. A integração com o ANYMARKET é o melhor caminho para centralizar os processos de expedição, permitindo a você otimizar seu tempo, reduzir erros e melhorar a sua gestão. 

Para saber mais sobre a ferramenta de picking packing do ANYMARKET, e como ela pode beneficiar sua operação, entre em contato conosco e conheça todas as funcionalidades disponíveis! 

banner contato any

Compartilhe esse artigo: