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Como a e-Shop Casa reduziu 95% dos erros operacionais e aumentou 40% do faturamento

26 de outubro de 2022 | Nenhum comentário

A e-Shop Casa é uma loja de fábrica que começou a sua operação de vendas online em 2019. A empresa viveu o boom do e-commerce brasileiro e precisou encontrar soluções para crescer nos markeplaces com viabilidade e segurança.

Neste artigo, o diretor da empresa, Sergio Ricardo Trovo Demore, conta como foi possível reduzir em 95% os erros operacionais e aumentar em 40% o faturamento da marca imediatamente após centralizar as vendas com um hub integrador.

Para explicar esses resultados, vamos falar sobre a implantação da plataforma, suporte humanizado e o uso do integrador no dia a dia operacional.

Confira esse case de sucesso, ele pode ser referência para o seu próprio crescimento no e-commerce!

e-Shop Casa: reconhecimento do problema e solução para crescer

e-commerce e-shop casa

A e-Shop Casa é uma loja de fábrica do nicho de Casa, Móveis e Decoração especializada, principalmente, em camas e estofados.

A empresa de São Paulo, uniu o seu potencial produtivo às oportunidades do e-commerce para oferecer atendimento a clientes de todo o país.

O lançamento das vendas online, em 2019, aconteceu no tempo exato para aproveitar a maré de expansão do e-commerce brasileiro.

Os anos de 2020 e 2021 foram de grandes oportunidades para quem já estava investindo no comércio eletrônico, especialmente nas vendas em marketplace.

Esse foi o caso da e-Shop Casa que teve uma experiência de crescimento logo nos seus primeiros anos de atuação. Entretanto, o volume alto de pedidos também gerou um enorme desafio na administração e controle operacional.

e-Shop Casa e os erros da gestão por planilhas

Conforme o diretor da e-Shop Casa, Sergio Ricardo Trovo Demore, naquele momento a operação era totalmente gerenciada por planilhas. Portanto, os erros começaram a aparecer na mesma proporção do crescimento das vendas.

Para agravar a situação, Sergio enfrentou dificuldades para montar uma equipe capacitada e que pudesse lidar com a demanda exponencial.

O diretor sentiu a necessidade de descer para a operação e observar o processo do começo ao fim para encontrar os gargalos.

“Entendi que estávamos com muitos problemas de controle. Perdíamos a manhã inteira puxando relatórios de cada marketplace. Esses dados eram carregados em uma planilha complexa que apresentava inúmeros erros, inclusive de faturamento”, conta o diretor.

Sergio ressalta que apesar de ter sistemas ERP e de gestão de frete, o processo ainda era confuso e demandava muito trabalho manual.

Operação de vendas em risco

Com o mercado aquecido e sem conseguir dar conta dos pedidos por falta de automatização, Sergio e sua equipe enfrentaram problemas que colocaram toda a operação em risco.

“Por três vezes passamos pela mesma situação, desafiadora, de perder o arquivo da planilha-mãe onde estavam todos os dados da operação de vendas. Levamos 15 dias para resolver o problema porque fizemos isso de forma totalmente manual”.

Segundo o diretor, nesse momento foi necessário montar uma força-tarefa para conferir cada pedido individualmente, com nome e endereço do cliente, rastrear o envio e tomar as medidas necessárias para normalizar o processo. “Com isso, caiu a reputação nos canais de vendas e tivemos pedidos em atraso”.

Em busca da melhor solução

Além da falta de controle no dia a dia, a empresa precisava de uma plataforma que suportasse o crescimento da demanda que estava em plena ascensão.

“Não estávamos aumentando o faturamento simplesmente porque seria necessário usar mais planilhas e isso geraria ainda mais erros”, explica Sergio.

Diante de tantos desafios e com a operação em risco, o diretor da e-Shop Casa entendeu que seria impossível seguir sem um sistema especializado em marketplaces.

Ele havia conhecido o hub integrador ANYMARKET em um evento de e-ecommerce e decidiu estudar a plataforma para começar a integração.

95% menos erros operacionais e faturamento crescente

imagem ilustrativa de e-shop casa aumentou faturamento

A transição aconteceu através da implantação assistida do ANYMARKET que tem como procedimento padrão uma análise de aderência inicial. Logo, começa a conexão dos sistemas pelo seller que é acompanhado de perto por um especialista do hub.

“Em três meses implantamos 8 plataformas e o faturamento já aumentou 40% no primeiro mês. Os problemas e erros operacionais diminuíram 95%. A implantação do ANY mudou totalmente o nosso cenário”, conta Sergio.

Com o integrador a e-Shop Casa passou a operar nos marketplaces de forma totalmente centralizada. Desde então, o controle é feito de forma ágil e automatizada.

“Integrar o ANY com as nossas outras ferramentas, ERP e plataforma de gestão de frete, é perfeito. Hoje, se preciso de uma plataforma e ela não integra com ANYMARKET, eu não contrato. Porque sei que isso pode gerar uma quebra em toda a operação”.

Impacto no faturamento

A otimização das vendas em marketplaces com o integrador impactou diretamente no faturamento da e-Shop Casa.

O crescimento de 40% no resultado em vendas, percebido logo no primeiro mês de centralização da operação foi apenas o início desse impacto.

Menos de 1 ano depois da implantação, a empresa conseguiu ter uma média mensal de GMV entre 45% e 50% maior do que o total das vendas que eram realizadas quando iniciou a sua operação com o hub.

Implantação assistida e suporte humanizado

Quando questionado sobre a implantação do hub, uma ferramenta totalmente nova, Sergio explica que a confiança construída ao longo do processo foi essencial.

Segundo ele, o primeiro passo foi mostrar a sua operação ao implantador, que ajudou a encontrar as melhores soluções e avaliar tudo o que tinha que ser adaptado. “A equipe do ANY entendeu quais eram as nossas dores e resolveu. O contato foi bom do início ao fim”.

A implantação assistida, assim como o suporte humanizado, são diferenciais do hub, líder em integração de vendas em marketplaces na América Latina.

O diretor da e-Shop Casa conta que o atendimento diário segue o mesmo padrão visto na implantação. Além do suporte humanizado, os clientes da plataforma contam com o apoio de um Costumer Success (CS) que acompanha o uso da ferramenta e auxilia nas estratégias.

“No dia a dia abrimos o suporte e sempre tem uma pessoa online que resolve na hora o que precisamos. Se não é possível resolver na hora, a demanda é passada ao time, que costuma resolver no mesmo dia”, conta Sergio.

Ele complementa que algumas vezes, principalmente por atualização dos próprios marketplaces, a demanda enviada ao suporte requer o desenvolvimento de uma melhoria ou de algo novo.

E ressalta que quando isso ocorre o hub oferece apoio total, buscando acompanhar as atualizações dos canais de venda e resolver as necessidades específicas do seller.

“A verdade é que desde a implantação o time do ANY nos apoiou muito. Foi a força dos dois lados que fez dar certo”, finaliza Sergio.

O futuro da e-Shop Casa

Após a implantação do integrador, a e-Shop Casa conseguiu otimizar a gestão e melhorar a estratégia de vendas em marketplaces.

Com maior controle dos processos, o diretor da empresa explica que foi possível avaliar quais eram canais de venda com melhore resultado e atuar de forma mais assertiva em cada um deles.

“Escolhemos reduzir canais para deixar a casa em ordem e melhorar os anúncios das plataformas que foram mantidas. Com isso, aumentamos em 100% o nosso faturamento e agora estamos mais estáveis para pensar nos próximos passos”, explica Sergio.

Novo foco: expansão da operação de vendas

Seguro de que a operação de vendas está preparada para crescer, Sergio conta que a sua equipe está começando a focar novamente em expansão.

“Sabemos que o sistema do ANY aguenta independente do faturamento. Aguenta o crescimento”. Com isso, a empresa está planejando aumentar novamente o número de marketplaces integrados.

O primeiro, possivelmente, será o Mercado Livre. “Tentamos vender no Meli várias vezes e não conseguimos. Tivemos muita dor de cabeça com reputação, perdíamos pedidos, perdíamos o tempo de perguntas e respostas… Agora, começamos a estudar as funcionalidades do ANY específicas para o Meli e estamos planejando ativar o canal novamente”.

Conforme o gestor, com o hub integrador é mais simples fazer o anúncio e replicar no Mercado Livre. Além disso, há uma área de perguntas e respostas direto no painel do ANY e outras funcionalidades que apoiam a operação no marketplace.

“Pegamos todas as dificuldades que tivemos no Meli e começamos a buscar soluções dentro do integrador. Pelo resultado desse estudo, ficamos com muita vontade de entrar no marketplace de novo, inclusive já estamos com uma pessoa focada nisso e vamos buscar o suporte do hub para implantar. Hoje, para nós, a única forma possível de vender no Meli é com o ANY”.

Ainda não vende online de forma centralizada e com suporte especializado que atende as suas necessidades? Você pode estar perdendo a oportunidade de expandir o seu negócio com segurança e estabilidade.

Entre em contato com o ANYMARKET, um dos nossos especialistas vai encontrar a solução ideal para automatizar a sua operação e melhorar os seus resultados.

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