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7 critérios essenciais para escolher entre os melhores integradores de marketplace

24 de janeiro de 2022 | Nenhum comentário

Contratar um hub de integração é o caminho ideal para escalar as vendas online com segurança e eficiência. Porém, escolher entre os melhores integradores de marketplace pode não ser uma tarefa tão simples. 

Para ajudar nesse processo é aconselhável adotar algum modelo de tomada de decisão. No mercado há diversas ferramentas utilizadas por grandes empresas e empreendedores.  

Um bom método, por exemplo, é a matriz de decisão. A ferramenta auxilia na avaliação de fatores importantes e na análise estratégica de definição da melhor plataforma.  

Independentemente do método que você escolha, os critérios de análise devem ser muito bem definidos. Eles precisam estar alinhados com o planejamento do seu e-commerce. 

Queremos ajudar na sua tomada de decisão. Para isso, listamos os fatores mais importantes na contração de um integrador que acompanhe o seu crescimento. Você está preparado para escalar as vendas em marketplaces?

 

Escolher o melhor integrador de marketplace irá impactar no crescimento do seu negócio 

Ter um hub de integração com marketplaces permite automatizar as vendas para focar no que realmente importa: a sua estratégia de crescimento.  

Se você lida com grandes volumes de pedidos, possivelmente, já percebeu a necessidade de otimizar a operação para conseguir acompanhar a demanda do mercado. 

A gestão centralizada dos anúncios, estoque, emissão de notas fiscais e acesso a ferramentas de inteligência de dados são alguns dos atributos básicos de um hub.  

Porém, neste artigo estamos falando de dar um passo além e buscar a escolha ideal entre os melhores integradores de marketplace. 

A nossa intenção é que você consiga entender quais funcionalidades avançadas vão realmente impactar nos resultados do seu negócio.  

O foco aqui é mostrar quais são os critérios essenciais para escolher uma ferramenta de centralização que permita escalar as vendas. 

Leia também: Como trocar de hub de integração 

Um hub integrador de marketplace para grandes players 

Para falar sobre todos esses critérios, vamos usar como exemplo o caso do ANYMARKET. O hub integrador de marketplaces atende mais de 2 mil sellers e processa em média 1,4 milhões de pedidos mensais. 

Com uma infraestrutura robusta e, ao mesmo tempo flexível, o ANY é considerado o hub dos grandes players.  

O seu ecossistema é formado por mais de 100 plataformas e ERPs que conferem um amplo leque de funcionalidades ao vendedor. 

7 critérios para encontrar o hub de integração ideal para o seu negócio

pessoas fazendo matriz de decisao para escolher melhores integradores de marketplace

Como comentamos no início, para analisar os melhores integradores de marketplace do mercado você precisa definir fatores de avaliação.  

Escolher um método de tomada de decisão irá garantir uma escolha mais assertiva e evitar dores de cabeça na implantação do hub e no uso da ferramenta no dia a dia do negócio.  

Não esqueça que a plataforma terá influência direta na agilidade da operação e, consequentemente, na sua conversão de vendas.  

Realizar esse processo de forma criteriosa valerá a pena e nós te ajudamos a definir as prioridades na escolha. Confira!

1. Facilidades para a rotina operacional

Começamos pelo básico e indispensável que você deve esperar de qualquer integrador de marketplace. Ainda que pareça óbvio, é importante colocar as funções básicas da ferramenta na sua matriz de decisão. 

A centralização das vendas, assim como o controle de pedidos, estoque e configuração de preços diferentes por marketplace são operações básicas. O hub deve, minimamente, ter a capacidade de otimizar e agilizar todas essas etapas.

2. Número de plataformas integradas

Não há com pensar em escalar vendas online sem pensar na expansão de canais. Por isso, você deve observar a quantidade de integrações oferecidas pelos hubs analisados. 

Fique atento ao ecossistema da ferramenta e se ela possui integração com outras plataformas e ERPs úteis para o seu negócio.  

Vendedores que buscam maior flexibilidade no desenvolvimento da operação ainda precisam observar se o hub tem integração por API 

Este tipo de desenvolvimento garante um maior espaço para inovação e adaptação das funcionalidades à demanda do seller. 

Se você vende em um nicho de mercado, pode ser interessante investir em canais especializados no seu segmento.  

Através do ANYMARKET, por exemplo, é possível integrar com marketplaces que são focados em móveis, moda, autopartes, entre outros.  

3. Infraestrutura dos melhores integradores de marketplace

Grandes operações em marketplaces exigem uma infraestrutura robusta e segura. Para quem pensa em crescer, esse é um dos critérios mais importantes.  

Você precisa contar com um hub capaz de acompanhar com estabilidade grandes volumes de venda em diferentes canais. 

Uma boa maneira de avaliar este ponto é observar o desempenho das plataformas durante a Black Friday 

Para lidar com a demanda de pedidos do maior evento promocional do e-commerce o integrador precisa ter uma excelente estrutura tecnológica. 

Números do ANYMARKET 

O ANYMARKET atende mais de 2 mil sellers, incluindo grandes players do mercado. Através da plataforma são operados cerca de 92 milhões de anúncios e 30 milhões de SKUs. 

Na Black Friday de 2021 a plataforma teve 100% de eficiência no processamento de pedidos e atendimento dos sellers. 

Para garantir essa eficiência, entre outras ações, o hub migrou a infraestrutura de servidores para um datacenter nos Estados Unidos.  

Desde então, o processamento das vendas é feito por servidores da Amazon Web Service. A migração garantiu mais segurança e agilidade para a operação. 

Devido a sua robustez e eficiência, entre outros atributos, o hub foi o primeiro a conquistar os selos Platinum no Mercado Livre e Diamante no Magazine Luiza.  

Essas certificações dos próprios marketplaces também são bons parâmetros para avaliar as ferramentas disponíveis no mercado. 

4. Atendimento e serviço

O serviço e suporte oferecido pelo integrador é tão importante quanto a parte técnica e a tecnologia. Avalie como é feita a implantação do hub e a integração com outras plataformas.  

No ANYMARKET, por exemplo, o processo de onboarding acontece de maneira assistida. A implantação é acompanhada de perto por um especialista da área.  

Esse suporte de implantação do hub acontece até a primeira carga de produtos nos marketplaces, momento chamado “go live”.  

Depois disso, o cliente é acompanhado por um analista de sucesso (CS costumer sucess) que fica à disposição para as etapas seguintes.  

Ao avaliar o atendimento das opções disponíveis entre os melhores integradores de marketplace, também considere como é o serviço durante a operação. 

Como é o apoio do atendimento durante o uso da ferramenta? A resolução rápida de problemas do dia a dia é indispensável para quem tem uma grande operação. 

No ANY, o serviço de suporte varia conforme o plano contratado. Todos os pacotes contam com atendimento por chat. 

No plano mais completo, o hub oferece atendimento humanizado através de diversos canais como WhatsApp. O cliente ainda conta com um CS e repasses mensais.  

Quando estiver analisando o atendimento dos hubs, não deixe de considerar os serviços conforme o plano escolhido. Colocar os dados corretos na matriz de decisão é determinante no resultado do modelo. 

Quer conhecer mais sobre a integração de projetos para grandes e-commerces? Confira no vídeo abaixo:

5. Plataformas com o CORE nas vendas em marketplace

Escolher um integrador que como CORE as vendas em marketplaces é uma forma de acompanhar as atualizações constantes do mercado.  

Normalmente, a plataforma desenvolve novas funcionalidades conforme as tendências 

Quando o hub tem uma boa parceria com os marketplaces, costuma participar de testes exclusivos de funcionalidades e está sempre atualizado com as mudanças desses canais de venda. 

Consequentemente, os vendedores que operam através da plataforma são os primeiros a ter acesso a essas tendências e mudanças.  

6. Neutralidade comercial 

A neutralidade comercial é um ponto relevante para incluir nos seus critérios de decisão. Esse atributo se refere ao fato de que o integrador não é parte de nenhum grupo de marketplace. 

Priorizar plataformas que não estão vinculadas a nenhum canal de venda garante que as suas necessidades serão atendidas com qualidade independente do canal em que você deseja vender. 

Normalmente, se o hub está vinculado a algum marketplace, ele tende a priorizar as funcionalidades desse canal.  

Além disso, a ferramenta fica atrelada às mudanças de estratégia do grupo. Isso pode deixar a operação sujeita a mudanças inesperadas de posicionamento comercial e de mercado. 

7. Preço X Custo-benefício

Um erro comum de muitos empreendedores é escolher as ferramentas operacionais pelo preço. Não é recomendado contratar a mais barata para testar nem a mais cara pressupondo ser a melhor. 

No processo de decisão é necessário trocar o atributo “preço” por “custo-benefício”. Não esqueça que você está buscando o hub ideal entre os melhores integradores de markeplace. 

Na matriz de decisão, olhar apenas o preço é simplificar demais um método que requer ponderação e análise. 

Ao pensar em custo-benefício, você deve levar em consideração o planejamento de média e longo prazo. Onde você quer chegar com as vendas em markeplaces?  

Outra pergunta interessante para esse critério é: qual nível de escalabilidade você quer ter no seu negócio?  

Segundo essas respostas, você entenderá o valor de escolher um hub que acompanha esse crescimento com flexibilidade e segurança. 

Para determinar o custo benefício de cada plataforma, você deverá considerar todos os critérios estabelecidos. São os atributos do hub, em relação ao preço, que ajudarão a concluir o valor da ferramenta para o seu negócio. 

Colocando a mão na massa para tomar a decisão certa

Agora que você já tem boas sugestões de critérios essenciais para escolher entre os melhores integradores de marketplaces, é hora de colocar a mão na massa. 

Avalie o que é importante para o seu negócio e monte a sua própria matriz de decisão. 

Faça uma boa pesquisa de mercado e não esqueça que é fundamental pensar a médio e longo prazo. Priorize escolher uma plataforma que possa acompanhar o futuro do seu negócio online. 

Quer saber mais sobre como o ANYMARKET pode ajudar você nesse processo? Entre em contato para encontrar a solução ideal e escalar as suas vendas em markeplaces.

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