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Marketplace de nicho: como aproveitar os benefícios dessa estratégia?

9 de janeiro de 2024 | Nenhum comentário

Empresas que buscam crescer vendendo online devem considerar a possibilidade de expandir a operação para um marketplace de nicho. Destacar-se no e-commerce requer acompanhar tendências e buscar ações diferenciadas como a segmentação das ofertas online.

Os canais de venda nichados oferecem uma abordagem especializada e direcionada para atrair clientes mais qualificados e, consequentemente, aumentar a conversão em vendas. Por isso, podem ser uma alternativa interessante para alavancar resultados.

Ficou interessado em conhecer a abordagem? Neste artigo explicamos como atuam os marketplaces segmentados, suas principais categorias, os benefícios de aderir a esse modelo e, por fim, deixamos algumas sugestões de como lucrar com a estratégia. Confira!

O que é um marketplace de nicho

Um marketplace de nicho é uma plataforma de comércio eletrônico especializada em reunir vendedores de um setor específico do varejo para atender as necessidades dos consumidores de forma mais acertada. 

Diferente dos canais de venda mais amplos, que abrangem uma grande variedade de produtos e categorias, esta modalidade de e-commerce se concentra na especialização das ofertas.

O objetivo dessas plataformas é criar um ambiente em que compradores e vendedores com interesses comuns possam se conectar e realizar transações de forma mais eficiente. O sucesso do modelo parte de criar uma experiência personalizada conforme a demanda específica do cliente.

Alguns exemplos mais comuns de marketplaces de nicho incluem os segmentos de moda, decoração, esporte, beleza, equipamentos para atividades ao ar livre, itens colecionáveis raros, entre outros. Vamos falar mais sobre essas categorias nos próximos parágrafos.

Canais de venda de nicho: principais categorias

Os segmentos com marketplace de nicho atualmente no Brasil são variados e estão em constante expansão devido à grande aceitação do mercado, tanto de sellers como de consumidores. O crescimento deste tipo de canal nos últimos anos reflete a demanda por experiências de compra mais personalizadas e segmentadas.

Abaixo listamos algumas categorias diferenciadas que têm ganhado força no mercado online:

  • Moda e moda sustentável
  • Alimentos orgânicos e naturais
  • Produtos artesanais e feitos à mão
  • Produtos fitness e de saúde 
  • Produtos veganos e sem crueldade
  • Artigos de casa construção
  • Tecnologia e gadgets 
  • Livros raros e colecionáveis
  • Produtos para animais de estimação
  • Móveis e decoração

Benefícios de vender em marketplace de nicho

Como mencionamos, canais de venda de nicho oferecem aos seller a oportunidade de se conectar diretamente com um público que está buscando exatamente o que sua empresa tem para oferecer.

Porém, esse não é o único benefício de ter uma estratégia de nicho, abaixo listamos algumas vantagens de apostar nesse modelo: 

Acesso direto ao público-alvo

Devido à alta segmentação desses canais, os produtos oferecidos na plataforma são direcionados diretamente a consumidores que já têm um interesse no que está sendo anunciado, aumentando o potencial de vendas.

Construção de relevância no mercado

Ao focar-se em um nicho, o seller pode construir a sua reputação e criar mensagens de marketing mais relevantes e personalizadas. Isso aumenta a probabilidade de os consumidores se identificarem com a marca e os produtos, resultando em maior engajamento e conversões.

Fidelidade do cliente

Usuários do e-commerce que procuram produtos em um nicho podem ser mais recorrentes se encontrarem um fornecedor confiável que atenda às suas necessidades específicas. Sendo assim, se você fizer um bom trabalho de relacionamento, a fidelização do cliente pode ser mais forte em um marketplace de nicho.

Sentido de comunidade

Aproveitando a coincidência de interesses, muitos canais de nicho criam um sentido de comunidade em suas plataformas. Isso não apenas promove a interação entre os usuários, mas também oferece aos vendedores a oportunidade de se envolverem ativamente com a base de clientes.

Menos dependência de grandes players

Embora o ideal seja combinar a operação em grandes marketplaces com a presença em canais de nicho, a escolha por plataformas segmentadas também gera maior autonomia ao vendedor, que não precisa depender apenas dos grandes players.

Como lucrar com a estratégia de nicho online

Como em qualquer outro mercado, lucrar vendendo em um marketplace de nicho requer planejamento e estratégias eficazes para otimizar a exposição dos produtos e maximizar as oportunidades de conversão. 

Confira a seguir algumas práticas que podem melhorar a sua operação e ampliar ainda mais o alcance das suas vendas segmentadas.

Conheça seu público

Para saber onde encontrá-lo, é indispensável conhecer o seu público e seus interesses. Se você ainda não tem essas informações, faça uma pesquisa detalhada para entender quem são seus potenciais clientes. Mesmo em marketplaces de nicho, não deixe de adaptar suas campanhas de marketing e vendas segundo os dados obtidos.

Conheça o canal de vendas e mantenha boas práticas

Esteja ciente de que cada marketplace tem suas próprias características e requisitos. Portanto, adapte suas estratégias de acordo com as especificidades e boas práticas recomendadas por cada canal escolhido para anunciar seus produtos

Além disso, durante todo o tempo de uso da plataforma, mantenha-se atualizado sobre as mudanças nas políticas de uso e sempre faça os ajustes recomendados.

Ofereça produtos especializados e de qualidade

Conhecendo o seu público e o perfil dos usuários do marketplace de nicho, certifique-se de que seus produtos atendem às suas expectativas em termos de funcionalidade, estilo, ou características específicas. Não esqueça que os consumidores de plataformas segmentadas costumam saber o que buscam e podem ser mais exigentes.

Otimize seus anúncios com palavras-chave relevantes

A regra de otimização dos anúncios, tão importante para canais de venda em geral, também é válida para os marketplaces de nicho. Ao configurar seus produtos, utilize palavras-chave relevantes para melhorar a sua visibilidade nos mecanismos de busca.

Essa prática tem alta relevância para que seus produtos sejam encontrados de maneira rápida e eficiente compradores em potencial. 

Participe ativamente do segmento

Se o marketplace de nicho possui uma comunidade, participe ativamente. Responda a perguntas, compartilhe insights e construa relacionamentos com os participantes para aumentar a confiança e a visibilidade da sua marca.

Obtenha avaliações positivas

O padrão do e-commerce que atribui alto valor às avaliações deixadas pelos usuários da plataforma sobre suas experiências de compra se repete em canais de nicho. Por isso, garanta que o seu atendimento seja excelente e incentive seus clientes a deixar avaliações positivas para construir confiança e atrair novos clientes.

Acompanhe as tendências do nicho

Esteja atento às tendências emergentes no seu nicho e ajuste seu estoque de produtos e estratégias de campanha conforme as demandas do mercado. Ser ágil e adaptável pode ajudar a manter o seu negócio relevante a longo prazo.

Invista em anúncios pagos

Quando a sua operação estiver rodando de forma sólida no marketplace de nicho, considere investir em anúncios pagos na plataforma, quando o serviço estiver disponível. Fazer campanhas de ADS costuma gerar resultados a curto prazo e melhorar a sua relevância no canal.

Tenha uma operação integrada e automatizada

Para ter uma operação de vendas multicanal eficiente, é indispensável contar com ferramentas de automatização como um hub de integração de vendas em marketplaces.

O software ideal deve oferecer integração com a maior variedade possível de canais de venda e recursos avançados que te permitam escalar o negócio com o mínimo de esforço operacional.

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