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Como medir e analisar dados para planejar as vendas em marketplaces

29 de setembro de 2021 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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O e-commerce vem crescendo e não é mais possível pensar em acompanhar essa tendência sem focar em dados. Saber medir e analisar indicadores é indispensável para planejar as vendas em marketplaces e escalar os resultados. 

Sabemos que o tema está cada vez mais popular no comércio eletrônico. Entretanto, ainda há muitas dúvidas sobre como tomar decisões e traçar metas com um planejamento adequado e baseado em dados.  

Pensando nisso, preparamos este artigo em que vamos falar sobre algumas métricas e KPIs chaves para a liderança no ecommerce. 

Prefere ver o conteúdo em vídeo? Abaixo você confere um webinar completo sobre o tema.

Nessa conversa, André Gonçalves, Business Manager do ANYMARKET e Maurici Junior, Mentor ComSchool, falam sobre os principais indicadores do ecommerce e compartilham as suas experiências no mercado. Confira!

 

Métricas, KPIs e a tomada de decisão assertiva 

Tanto no varejo físico como no virtual, muitos gestores tomam decisões e traçam metas sem um planejamento adequado. Em grande parte dos casos isso ocorre por falta de conhecimento.  

É comum não ter claro quais informações do comércio eletrônico analisar. Assim como não ter uma maneira eficaz de extrair esses dados no dia a dia do negócio 

Entretanto, para gerir é preciso medir, como bem disse Peter Drucker. Reconhecer isso é o primeiro passo para começar uma gestão baseada em indicadores que levam a decisões mais assertivas. 

Então, se você chegou até aqui, possivelmente está buscando esse conhecimento. O que indica o início de um bom caminho para implementar uma gestão baseada na inteligência de dados. 

melhorar vendas em marketplaces

Analisando a realidade do negócio 

O primeiro passo para realizar um planejamento que irá nortear a tomada de decisões é considerar a realidade da operação.  

Listamos 3 passos que vão ajudar nesse processo: 

  • analise como as ações passadas repercutiram ou ainda estão repercutindo nos resultados; 
  • averigue o que pode e precisa ser otimizado em cada etapa da venda; 
  • identifique oportunidades de melhoria e expansão para vender em marketplace. 

A melhor maneira de realizar essa análise do negócio e planejar a operação de vendas é utilizar indicadores de desempenho. Esses indicadores são justamente as métricas e os KPIs, dos quais vamos falar no seguinte tópico.  

Leia também: Boas práticas para anunciar no Mercado Livre e alcançar as primeiras posições 

Melhorar as vendas em marketplaces: a diferença entre métricas e KPIs 

Ainda que os indicadores de desempenho sejam amplamente utilizados no ecommerce, é normal que empresas não saibam diferenciá-los. As métricas e os KPIs fazem parte do mesmo contexto, mas são coisas diferentes e queremos que você entenda isso.  

Métricas são dados e números coletados em um determinado período. Esses dados podem ser de diferentes setores da empresa. Quando vistos separadamente, os números de cada setor são úteis somente para tirar apenas algumas poucas conclusões.  

Sem relacionar as métricas pode ser difícil encontrar indicadores de problemas ou estatísticas reais que mostrem a necessidade de melhorias.  

É por isso que as métricas precisam estar relacionadas com os KPIs. O termo vem do inglês, Key Performance Indicator, e em português é usado como Indicadores de Desempenho. 

Os KPIs são a convergência das métricas que resulta em uma visão geral da operação. Essa visão é baseada em estatísticas construídas a partir dos dados extraídos, as métricas do negócio. 

Sendo assim, podemos dizer que os KPIs servem para analisar as métricas e realizar um diagnóstico. Com essa ação é possível identificar problemas, possíveis soluções e traçar metas e ações de crescimento.  

Saiba todas as diferenças entre os marketplaces online

Métricas e KPIs ideais para medir a operação de vendas em marketplaces 

O que queremos com esse artigo, além de esclarecer conceitos, é que você comece a usar indicadores no seu negócio.  

Quais são os dados que revelam de fato como está a sua operação hoje? 

Quais são os indicadores de desempenho que podem nortear as suas decisões para que elas sejam mais assertivas? 

Separamos alguns exemplos de métricas e KPIs que são importantes para planejar e melhorar as vendas em marketplaces. Use essas dicas e adapte para a realidade da sua empresa. Vamos lá? 

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Os indicadores de desempenho ajudam a planejar e tomar decisões assertivas no ecommerce

Referência de métricas de operações em canais de venda online 

  • Quantidade de produtos vendidos por marketplace  
  • Pedidos por UF 
  • Índice de avarias 
  • Pedidos recusados 
  • Ruptura de estoque 
  • Itens disponíveis em cada canal 
  • Tempo médio de envio de pedidos 
  • Reclamações no SAC 
  • Quantidade de tickets respondidos por atendente 
  • Tempo médio de resposta por atendente 
  • Quantidade de Tickets resolvidos por atendente 

Exemplo de KPIs para analisar o desempenho do seu negócio online 

  • Liquidez (ou Taxa de Conversão) 
  • GMV (Gross Merchandise Volume) ou Volume Bruto de Mercadorias 
  • CAC (Customer Acquisition Cost)  
  • CLV ou LTV (Life time value)  
  • Retorno sob investimento 
  • Ticket médio das vendas 
  • Faturamento mensal por markeplace 
  • Breakeven 
  • RMA retorno de mercadoria autorizada 

Analisando os dados de vendas em marketplaces na prática 

Agora que você já tem bastante conteúdo e referências, é preciso colocar a análise em prática. Para isso, é necessário entender também quais são os objetivos do seu negócio e quais indicadores são os mais adequados para cada meta.  

Por exemplo, se você quer incrementar as vendas online será importante ter como KPI a taxa de conversão. Para ampliar o ticket entre clientes, é importante acompanhar o indicador de ticket médio e assim por diante. 

Como acompanhar essas métricas? 

Então, surge mais uma questão: onde buscar as métricas e como acompanhar os números do negócio 

Para ajudar com essa resposta citamos algumas ferramentas que podem ajudar a sua equipe nessa missão:  

Planilha Excel 

A tecnologia evolui, surgem novas ferramentas no mercado, mas uma boa e velha planilha do Excel ainda é muito útil. O programa pode ser a melhor opção para concentrar e organizar os dados do seu negócio. Principalmente, se esse for o recurso mais eficaz para a sua equipe. 

Hub de Integração com marketplaces 

Contar com um integrador de marketplaces é uma das melhores maneiras de utilizar a inteligência de dados como estratégia no negócio online. Esse tipo de plataforma centraliza e otimiza a operação e auxilia em todo o processo de venda. 

Um bom exemplo é o ANYMARKET, o hub integrador mais seguro e estável do mercado que possui funcionalidades com analytics. Ou seja, oferece ferramentas que ajudam a levantar os números da operação de vendas, em todos os canais integrados. 

Outra funcionalidade interessante do hub de integração é o mapa de calor. O recurso ajuda a entender em quais estados do Brasil as suas vendas estão aquecidas e onde há mais oportunidades. 

Quais são as métricas certas para a minha operação?  

Já falamos sobre métricas e KPIs e sobre a importância de considerar os indicadores de desempenho. Assim como mostramos exemplos e explicamos como obter os dados da operação para vender em markeplaces com mais estratégia. 

Porém, você possivelmente segue com uma dúvida: como escolher as métricas certas para a minha operação?   

Essa é uma resposta que apenas você pode ter. Afinal, ninguém entende melhor do seu negócio, certo? 

O que podemos fazer para auxiliar nesse caminho é seguir colaborando com informações. Para escolher as suas métricas, foque no seu objetivo e conte com ferramentas que ajudem a otimizar a sua operação. Centralizar e automatizar os processos é essencial para ter uma gestão mais inteligente e estratégica. 

Fale com um dos especialistas do ANYMARKET e descubra como podemos ajudar na sua estratégia de vendas em marketplaces baseada em dados! 

Confira também: Marketplace Shein

conversar com especialista hub de integração

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