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Como ter lucro em marketplaces configurando regras de preços com assertividade

27 de março de 2023 - Atualizado em: 3 de junho de 2024
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Atualmente, muitos vendedores online desejam saber como ter lucro em marketplaces. A estratégia de anunciar nesses canais de venda ganhou força nos últimos anos e vem atraindo cada vez mais empresas. 

Essas plataformas atraem milhares de consumidores diariamente e oferecem grandes oportunidades de negócios. Com tanta popularidade, a concorrência na página também é alta. 

O sucesso da estratégia depende de diversos fatores como um planejamento adequado e uma operação estruturada para atender a demanda de diferentes canais. Entretanto, quando falamos em lucro, é preciso falar sobre a precificação de produtos para marketplace.  

Usar regras de preço diferenciadas para cada canal de vendas, e por período determinado, é uma das melhores maneiras de fazer a gestão e o controle dos preços. 

Se você ainda não configura os seus produtos nos marketplaces com regras específicas e automatizadas, precisa ler este conteúdo. Mostraremos como funciona a precificação, quais são as principais regras de preço com o hub de integração e como funciona a regra de preço por peso. Confira! 

Como ter lucro em marketplaces? Vamos falar de precificação 

ilustra como ter lucro nos marketplaces foto banco

A gestão de preços não é um processo simples para quem vende em diversas plataformas. Se você quer ter lucro em marketplaces, precisa começar pensando na estratégia de precificação.  

Reproduzir o modelo aplicado na sua loja virtual não é o mais adequado para os canais de vendas.  

Também não basta replicar o valor de um produto em todos os marketplaces e esperar que eles gerem o mesmo resultado.  

Para determinar o preço dos itens em cada canal, você deve considerar os custos do anúncio analisando as condições de frete e comissão de cada uma das páginas.  

A prática de preços adequados ao cenário do marketplace impacta diretamente na sua margem de lucro.  

Estabelecendo o preço do produto anunciado conforme o custo da sua venda na plataforma, você consegue ter mais autonomia na gestão e maior controle dos resultados.  

Quer saber mais sobre a precificação de produtos no e-commerce? Confira neste outro artigo aqui! 

Precificação para marketplace e regras de preço no e-commerce 

Todo esse processo requer, primeiro, um aprofundamento nas regras de cada canal. As plataformas possuem especificidades que devem ser seguidas. 

Porém, essas regras não devem ser encaradas apenas como exigências. Elas podem ser usadas de forma estratégica na sua precificação para marketplace, além de representar oportunidades para aumentar o seu lucro nas plataformas. 

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Configuração de regras de preço para marketplaces 

Após estabelecer a estratégia de precificação por marketplace para melhorar a sua margem de lucro, é preciso fazer a configuração dos preços. 

É possível calcular e configurar as regras individuais de forma manual, porém será um processo lento e complexo. 

Além disso, com a gestão manual de múltiplos canais você não consegue trabalhar com a diferenciação de preços. 

Considerando isso, a automatização é o melhor caminho para estabelecer uma estratégia mais lucrativa nos marketplaces.  

A ferramenta ideal para automatizar essa configuração é o hub de integração de vendas em marketplace. O software possui funcionalidades específicas para melhorar o desempenho nesses canais. 

Automatizar para melhorar a estratégia de preços e promoções 

As promoções costumam ser um fator de compra decisivo na internet. A facilidade de busca por oportunidades online, faz com que os consumidores estejam atentos a benefícios reais e às melhores ofertas. 

Por isso, oferecer descontos em períodos e estabelecer campanhas promocionais é fundamental para atrair o interesse do usuário e aumentar a conversão em vendas. 

Utilizando uma ferramenta que automatiza a sua configuração de regra de preços, você cria ações para o ano inteiro, definindo critérios de aplicação de descontos ou acréscimo com flexibilidade e agilidade.

Ferramenta para automatização

Vamos usar como o exemplo o hub integrador ANYMARKET, que possui uma funcionalidade de regra de preços completa.  

O recurso permite precificar produtos com maior autonomia, determinando descontos e promoções personalizados para cada marketplace e para períodos específicos do ano. 

No painel inteligente da plataforma você pode estabelecer regras por marketplace, por marca ou por categoria.  

Ainda é possível configurar diversas aplicações ao mesmo tempo e atribuir descontos de forma massiva.  

Ou seja, você adapta a estratégia ao cenário do seu negócio e sem limitação para estabelecer condições conforme a sua necessidade. 

Imagine o seguinte exemplo: você tem um produto no valor de R$100,00 que terá desconto em uma ação promocional de Dia das Mães. A campanha será realizada em 5 dos 10 marketplaces em que você possui anúncios. 

Com o hub você pode configurar a aplicação do desconto somente nesses 5 canais de venda e ainda determinar valores promocionais diferentes para cada canal.  

Com o ANY também é possível estabelecer valores diferenciados por faixa de preço e aplicar a uma lista de produtos. 

Usando regras diferenciadas e automatizadas, você aumenta a assertividade da precificação, atende melhor a necessidade do seu cliente e ainda aumenta as chances de ter lucro nos marketplaces. 

Configuração de regra de preços com o hub integrador de marketplaces 

Contar com uma ferramenta que apoia a sua operação e torna o processo mais ágil e eficiente, permite que você melhore a sua estratégia de precificação.  

Usando o hub, você pode estabelecer as regras de preço considerando a taxa do canal na oferta de frete grátis e o cenário do custo do envio por categoria, por exemplo.  

Além disso, automatizando a aplicação de descontos em períodos promocionais, você aproveita as melhores oportunidades do mercado e de cada canal de venda, para acelerar os seus resultados. 

Usando a configuração de Regras de preço do ANYMARKET, você cria condições para aplicar descontos ou adicionais de forma ágil e automatizada. 

A ferramenta também gera muito mais autonomia para:  

  • planejar as alterações de preço em diversos marketplaces;  
  • escolher o período e canal de vendas que as condições serão aplicadas;  
  • determinar descontos e acréscimos por faixa de preço;
  • estabelecer um controle automático do início e do fim dessas ações.  

 

Campanhas específicas e por períodos 

A funcionalidade de regra de preço do ANY ainda permite que você crie campanhas específicas para os marketplaces, sem precisar alterar o preço original do produto no seu sistema de gestão.  

Essas campanhas de preço diferenciado podem ser configuradas com antecipação e por um tempo determinado.  

Você faz a estratégia, configura a campanha no hub e tudo fica automatizado para rodar no período escolhido. Não é necessário se preocupar em desativar a ação ou realizar qualquer nova configuração manual. 

Margem de segurança 

Um ponto interessante no sistema do ANYMARKET é a possibilidade de adicionar um parâmetro de Margem de Segurança nas suas campanhas. Esse recurso limita o valor do desconto a um valor máximo determinado por você.  

O recurso reduz o risco de aplicação de descontos errados nos canais de venda, garantindo maior segurança na operação.  Se você ainda cadastra manualmente os preços dos seus produtos ou não usa regras de preços de forma assertiva, você pode estar perdendo oportunidades valiosas de ter mais lucro em marketplaces. 

O ANYMARKET tem aprimorado o hub de integração com novidades relacionadas ao marketplace para facilitar a operação dos sellers, como as regras de preço por peso. Confira! 

Estratégias de Regra de Preço por peso 

O ANYMARKET desenvolveu uma nova funcionalidade que oferece flexibilidade no controle dos preços dos produtos, sendo possível diminuir os custos da operação do marketplace e ainda aumentar a margem de lucro 

 Alguns marketplaces têm custos que publicação que são variáveis de acordo com o peso do produto, como é o caso do Mercado Livre e da Americanas Marketplace. A grande proposta da funcionalidade é a cobertura desses custos de publicação, mantendo o preço competitivo e possibilitando um ganho. 

 Essa demanda da condição de peso foi solicitada por vários clientes, de segmentos diversificados e o ANYMARKET atendeu prontamente. Dessa forma, é possível adequar os requisitos dos sellers aos diversos modelos de negócio dos marketplaces. 

 A opção disponibiliza o controle das regras por faixas de peso, com aplicação de descontos ou acréscimo de acordo com o peso cadastrado nos produtos.  

Para quem é indicada?

A estratégia de regra de preço por peso é indicada para vendedores que queiram fazer a precificação dos produtos baseada na quantidade de carga transportada e no peso dos produtos. 

 Em seguida, explicaremos de maneira prática, como funciona essa funcionalidade. 

Funcionamento da estratégia de regra de preço por peso 

Na plataforma do ANYMARKET, é necessário criar uma nova regra e escolher a condição peso. Em seguida, informe a faixa de peso que você gostaria que a regra considerasse para aplicação de desconto ou acréscimo.

Há algumas condições em que o seller consegue aplicar a flexibilidade na regra do preço, simplificando todo o processo por meio da precificação em massa. Dessa forma, é possível fazer umas seguintes opções: 

  • aplicar uma regra genérica para uma categoria inteira de produtos, com o risco de perder margem em alguns produtos; 
  • precificar os produtos e aplicar descontos de forma manual, um por um. 

 A funcionalidade de regra de preço por peso oferece mais liberdade para definir em qual marketplace você quer personalizar as regras de acordo com seus requisitos e estratégias. 

Que tal conhecer a funcionalidade e aumentar a sua margem de lucro com flexibilidade e sem surpresas no valor do frete? Entre em contato com o ANYMARKET!

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