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SEO para e-commerce e para marketplace: estratégia e posicionamento

5 de outubro de 2022 | 2 comentários

Você sabe o que é SEO para e-commerce e para marketplace e como ele atua no posicionamento dos seus anúncios e loja online?

Com o objetivo de preparar um conteúdo completo sobre o assunto, entrevistamos Lucas Maranho, que é especialista na área e fundador da Agência liveSEO.

Nesse bate-papo, foram abordadas técnicas de SEO On Page, Off Page e estratégias de ranqueamento para que seu e-commerce tenha uma boa performance nos mecanismos de buscas.

Confira o conteúdo completo e aprenda como introduzir o SEO na sua performance digital e melhorar o seu posicionamento em marketplaces como o Mercado Livre.

Introdução ao SEO para e-commerce

imagem iluistra seo para e-commerce

São raras as pessoas que vão para a segunda página do Google para encontrar o resultado esperado. E esse é o principal argumento para começar a fazer SEO.

Atuar em estratégias direcionadas aos motores de busca é a maneira mais assertiva de posicionar o seu e-commerce no topo do buscador.

Mas… o que é “éss-i-ou”, afinal? Search Engine Optimization – resumido pela sigla SEO – é o conjunto de estratégias de otimização cujo objetivo é posicionar um site organicamente.

Por conta da eficiência e perenidade de seus resultados, trata-se de uma excelente estratégia para lojas virtuais, fazendo com que o domínio se sobressaia perante os concorrentes na eterna corrida pelos primeiros resultados no Google.

Mas… como fazer SEO apra e-commerce no meu site? Para entender como aplicar as otimizações em seu site, vale conhecer 3 aspectos: o que o Google diz, como ele funciona e o que devemos fazer a partir disso.

Saiba mais a seguir!

O que o Google diz: a fórmula para ter sucesso 

O Google oferece três pontos como fórmula para quem deseja se posicionar com resultados orgânicos sem depender de anúncios pagos para receber tráfego. São eles:

  • Otimizações técnicas;
  • Otimizações de conteúdo;
  • Popularidade (autoridade).

É como se o buscador afirmasse: para que seu domínio tenha uma boa performance comigo, ele precisa ser bom tecnicamente, ter um conteúdo de qualidade e ter popularidade – e é justamente nesses três pontos que o SEO atua.

Como o Google funciona?

Compreender como o Google funciona é importante para entender a essência do SEO – afinal, é conhecendo o Google que podemos trabalhar de modo assertivo.

Seu funcionamento consiste nas seguintes etapas:

Rastreio

Nessa etapa, o crawler – robozinho do Google – abre o site e desbrava toda a parte técnica: CSS, Java Script, HTML, velocidade, estrutura do servidor etc.

Ao mesmo tempo que analisa a parte técnica, o algoritmo escaneia também a parte de conteúdo: textos, vídeos, imagens, autenticidade do conteúdo, palavras-chave, campo semântico.

Isso significa que a autenticidade de um site é verificada por um programa, que entra no site, rastreia e audita toda a parte técnica e de conteúdo.

Indexação

Após o site ser rastreado, é momento do crawler armazenar as informações identificadas.

Esse processo, conhecido como indexação, é o responsável por organizar todos os conteúdos existentes na internet em diferentes nichos, separando-os e etiquetando-os de acordo com suas keywords para que sejam facilmente encontrados em diferentes intenções de busca do usuário.

Classificação / ranqueamento

Após rastrear e indexar o site, ele precisa classificar o resultado de 1 a 10. Para isso, ele considera dois parâmetros:

  • Relevância: estrutura, acessibilidade, autenticidade de conteúdo, tamanho da imagem, velocidade do servidor são fatores considerados parte de um site relevante. Considerando isso, o Google atribui uma nota de 0 a 10 para a relevância.
  • Autoridade: esse item se trata da popularidade do site dentro da rede. Se um site é tão bom a ponto de ser bem avaliado, bem falado nas redes sociais, tiver várias menções, compartilhamentos e, especialmente, backlinks, o Google irá considerá-lo com boa popularidade – inferindo que novos usuários irão gostar de acessá-lo e posicionando-o na SERP.

Como trabalhar SEO para e-commerce no meu site: atuando nos Três Pilares

O SEO é sustentado por três pilares: on page, off page e UX. Conheça cada um deles:

  • SEO On Page: todas as estratégias de otimização a serem aplicadas dentro de um site são consideradas de nível On Page. São elas: imagens, vídeos, textos, enfim, tudo que é útil ao usuário.
  • SEO Off Page: a reputação do site online entra como otimização de nível Off Page. São estratégias a serem reforçadas fora das páginas do site, como é o caso da construção de links – conhecida como link building.
  • UX (User Experience): a Experiência do Usuário compreende aspectos variados, que vão desde o universo On Page e Off Page a tudo o que envolve a satisfação do usuário.

Palavras-chave para e-commerce

Considerando todo o processo de funcionalidade do Google, percebemos que há muito que gira em torno das palavras-chave. São elas as responsáveis por entregar ao usuário o resultado de acordo com o termo que ele utiliza em cada busca.

Com uma pesquisa de palavras-chave avançada, é possível determinar quais são os termos mais relevantes ao nicho, com assertividade para superar os concorrentes. Para escolher, entretanto, é essencial considerar os seguintes pontos:

  • Tipo da keyword: existem, basicamente, três tipos de keywords: navegacional, informacional e transacional. Cada uma corresponde a uma intenção de busca.
  • Volume de buscas: essa métrica representa quantas buscas são feitas por mês utilizando tal palavra-chave. Isso afere a popularidade da keywords.
  • Dificuldade da keyword: a métrica demonstra o quão difícil é posicional para tal keyword. É relativo ao volume de buscas e concorrência.
  • Planejamento: usar um planejamento é essencial para escolher quais termos reforçar e quais evitar.

Concorrentes: a disputa pelo topo

Trabalhar um bom SEO no seu site depende também de uma análise completa dos concorrentes. Para isso, o passo a passo é:

Identificar os tipos de concorrentes: quem são seus concorrentes diretos e indiretos? Esses dados precisam ser levantados para trabalhar estratégias mais assertivas, afinal, são eles que impedem que você posicione as keywords mais relevantes para seu e-commerce.

Mapear concorrentes: mapear tráfego, quantidade de palavras-chave e o volume de crescimento. Somente a partir disso é possível traçar metas coerentes.

Diagnosticar GAP de keywords: após mapear os concorrentes, o próximo passo é encontrar o intervalo de conteúdo entre seu site e o deles. Em quais keywords eles estão à sua frente?

Planejamento: a partir das etapas anteriores, escolha quais keywords deseja posicionar, quais quer competir e entenda em quais seu site já está posicionado.

Categorização em marketplaces e marcas em e-commerce

Quando falamos em atingir as primeiras posições nas buscas dos marketplaces, a categorização ganha protagonismo. Afinal, como o cliente encontrará o seu produto se ele estiver classificado de forma incorreta?

Mas não é apenas o comportamento do consumidor que sofre influência da categorização, os mecanismos de busca dos canais de venda também utilizam a categoria como critério para mostrar os melhores resultados ao usuário.

No Mercado Livre, por exemplo, que é um referência no segmento de marketplaces, a categorização correta dos produtos é um dos requisitos para o desempenho do anúncio.

Categorizar corretamente faz parte dos itens que compõe a lista de boas práticas do Meli e impacta diretamente no seu posicionamento nas buscas.

O SEO também pode apresentar otimizações nas seções de produtos e marcas do seu site de e-commerce. Há possibilidades como:

  • Conteúdo das categorias: as categorias do site devem apresentar conteúdo relevante ao usuário, que reforcem a keyword principal e seu campo semântico (LSI).
  • Imagens: na internet, as imagens são artifícios poderosos para finalizar uma venda.
  • Links internos: links internos para outras páginas do site ajudam no aumento de páginas por sessão, no rastreio do crawler e na experiência do usuário.
  • Titles e descriptions: esses fatores contribuem para o valor de CTR, ou seja, Click Through Rate.

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Conteúdo dos produtos no SEO para e-commerce e marketplaces

Dentro das categorias e marcas, há o elemento principal de uma loja virtual: o produto. De pouco adianta querer fazer um SEO para e-commerce avançado deixando de lado a essência do e-commerce.

Pensando na jornada do consumidor, quanto mais conteúdo útil relevante ao seu usuário seu produto tiver, maiores são as chances de se posicionar e, claro, converter.

Visto isso, o cadastro do produto deve conter:

  • Imagens: o principal recurso para vender um produto na internet é, sem dúvida, a imagem – afinal, o consumidor precisa ver a aparência e os detalhes do produto. A nível de SEO, essas imagens precisam estar otimizadas, isto é, ser leves. As imagens pesadas demoram para carregar e consomem kb do Crawl Budget.
  • Descrição original: fazer uma descrição autêntica aumenta as chances de posicionar seu produto. Por isso, não use o mesmo conteúdo que o seu concorrente ou distribuidor. Caso utilize o conteúdo do fornecedor, aprimore-o, acrescente informações. O Google ama conteúdo original e relevante!
  • Categoria correta: nas marketplaces, categorizar o produto de forma correta é um dos pontos mais importantes para o posicionamento nas buscas.
  • Vídeos: os vídeos são ótimos para apresentar mais detalhes sobre o produto e evitar pontos de fuga.
  • Links internos: além de facilitar o rastreio do crawl budget, os links internos para produtos relacionados podem otimizar a experiência de compra.

Saiba mais sobre SEO para produtos no vídeo abaixo:

 

Backlinks

O termo “backlink” enche de brilho os olhos de quem busca por autoridade no Google. Mas o que poucos sabem é que existem algumas orientações para que uma boa prática de SEO não tenha efeito reverso:

Não faça black hat:  um comportamento mal intencionado apresenta grande chance de ser penalizado pelo Google.

 Conheça mais fatores SEO: backlinks não são os principais fatores para se posicionar. Existem mais de duzentos fatores para aumentar a relevância e autoridade do seu site.

Não compre backlinks: o Google conhece quem são os sites que vendem backlinks. Se seu domínio aparecer em um link por lá, será mal visto pelo buscador.

Trabalhe o link juice: o Link Juice distribui em seu site a autoridade de maneira apropriada.

Como o SEO na rotina interna do E-Commerce

Deixamos algumas dicas que podem ajudar a incorporar o SEO para e-commerce no dia a dia da sua empresa:

Não deixe páginas 4xx: os códigos 4xx representam falhas no seu site, impactando negativamente em dois pilares do SEO: UX e On Page. Para evitar essa situação, faça redirecionamentos de produtos, categorias e marcas fora de estoque, evitando links desatualizados.

 Aproveite o canal social: utilize as redes sociais a seu favor: Facebook, Instagram etc. Opiniões se dividem, porém as redes sociais influenciam, SIM, no SEO.

Foque nos produtos: depois de realizar um bom cadastro de produto, é momento de cuidar continuamente das informações. Imagens, conteúdo textual, vídeos, links etc.

Tenha resiliência: o SEO é um trabalho de longo prazo. Saiba investir tempo de qualidade para o trabalho.

Uma longa caminhada começa com o primeiro passo

Não há como ansiar o crescimento e bom posicionamento do E-Commerce no Google e nos marketplaces sem colocar em prática as dicas mencionadas neste conteúdo e nos conteúdos complementares sugeridos aqui.

Vale ressaltar que o SEO é um trabalho de longo prazo, que apresenta resultados perenes. Mas como diria o pensador Lao-Tsé, “uma longa caminhada começa com o primeiro passo”.

Comece hoje com as otimizações e, pouco a pouco, verá seu tráfego subir progressivamente!

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