pessoa editar fotos para loja virtual pelo hub de integração
Blog

Editar fotos para loja virtual em marketplaces de forma automática: isso é possível!

20 de outubro de 2021 | Nenhum comentário

Para quem vende em marketplaces, editar fotos para loja virtual de cada um dos canais pode ser um trabalho cansativo.  

Ao mesmo tempo, a imagem é um dos itens mais importantes de qualquer anúncio. 

Tanto que grandes marketplaces usam as configurações da foto como um dos critérios para aprovar o carregamento dos produtos na plataforma. 

Neste artigo vamos falar sobre como a adaptação da imagem pode ser feita de forma mais simples e rápida. A ferramenta usada para isso é o hub de integração com marketplaces. 

Você ainda configura os seus anúncios de forma manual em cada um dos canais de venda?  

Conheça os recursos do ANYMARKET para vender de forma automatiza e segura. O hub integrador cuida da operação enquanto você pensa na estratégia do seu negócio. 

Clique no banner abaixo e converse com um dos nossos especialistas, estamos prontos para apoiar o seu crescimento!  falar com o hub de integracao

Você precisa fazer um cadastro de fotos impecável para se destacar 

Na internet há uma infinidade de estímulos que disputam a atenção do usuário o tempo inteiro. Por isso, dentro do marketplace a foto do produto ganha uma relevância indiscutível. 

Normalmente a foto é a primeira coisa que aparece e chama a atenção do consumidor. Prova disso são as exigências das plataformas quanto ao carregamento de imagens. 

Cada detalhe importa, desde a resolução, o tamanho e até o tipo de fundo da foto.  

Além das especificidades técnicas, você também precisa usar esse recurso para conquistar o cliente. Mostrar o produto com a maior clareza possível pode ser determinante na venda. 

Saiba mais sobre como melhorar os seus anúncios nesse outro artigo: Como enriquecer o seu catálogo nos marketplaces para vender mais 

É indispensável seguir as especificidades de cada marketplace 

Um dos desafios do vendedor é editar fotos para loja virtual de cada marketplace da maneira mais ágil possível.  

Cada canal de venda possui especificações diferentes e essas exigências precisam ser cumpridas.  

Em alguns casos o anúncio, inclusive, não é aceito se a imagem não estiver dentro do padrão. Em outros, mesmo que o registro aconteça, a visibilidade do produto será prejudicada pela imagem inadequada.   

Sendo assim, não há outra saída. Você precisa adaptar as fotos de forma específica ao canal de venda e enviar imagens com a maior qualidade possível. 

O Mercado Livre é um bom exemplo de marketplace que implica muito valor às fotos. O elemento tem um grande peso no resultado das buscas dentro da plataforma. 

cadastro de imagens fora dos padrões exigidos pelo canal também é um dos principais motivos de moderação de anúncios. 

Quer entenda mais sobre os anúncios moderados no Mercado Livre e como alcançar as primeiras posições na plataforma? Temos um webinar inteiro sobre o tema, confira! 

Editar fotos para loja virtual de cada marketplace: redimensionamento automático

Para quem vende em diversos marketplaces a adaptação das fotos de todos os produtos pode ser um trabalho cansativo e demorado. 

Existem ferramentas de edição gratuitas para computador e para celulares Android e iOS. Porém, editar manualmente cada foto para o padrão de cada um dos canais de vendas não é um processo simples. 

Quando pensamos nesse trabalho dentro do dia a dia da operação de vendas é fácil entender que ninguém quer perder tempo dimensionando fotos. Mesmo que seja um ponto tão importante da operação, certo? 

Veja aqui neste link qual é o padrão de fotos dos principais marketplaces do Brasil! 

Para quem vende de forma centralizada pelo ANYMARKET, essa adaptação não é uma preocupação. O hub integrador possui uma funcionalidade exclusiva de redimensionamento automático das fotos. 

Com essa ferramenta, você economiza tempo na operação e ainda evita falhas nos anúncios.  

Não parece incrível? Então vamos entender como funciona esse recurso. 

Como funciona o redimensionamento automático de fotos? 

pessoa editar fotos para loja virtual pelo hub de integração

Configurar anúncios em marketplaces de forma automatizada otimiza a operação

A funcionalidade de redimensionamento automático de fotos do ANYMARKET funciona de forma simples. 

Você deve subir a imagem no painel do hub normalmente. O único requisito é que a foto seja quadrada. Depois, todo o trabalho de verificação e adaptação é feito pela ferramenta. 

Muitos marketplaces possuem um tamanho mínimo de imagem de 1000 X 1000 pixels. Por isso, o recurso trabalha com esse padrão.  

Ao aplicar o redimensionamento, a imagem original é mantida e o hub envia ao canal de venda uma cópia. Essa função garante que novas adaptações possam ser feitas a partir da imagem original quando necessário. 

Veja o passo a passo de como acontece o redimensionamento através do hub integrador

  • Você configura o anúncio com a imagem do produto e as outras informações; 
  • O hub verifica se as dimensões da foto original estão dentro do padrão requerido pelo marketplace; 
  • Se a imagem está dentro do padrão, é feito o envio da foto original; 
  • Se a imagem não está adequada o hub envia automaticamente uma cópia da foto redimensionada. 

Tudo isso é feito de maneira rápida, enquanto você segue cadastrando outros produtos ou realizando outras operações.  

Muitas vezes o seller nem percebe que houve um trabalho da plataforma por trás do registro do anúncio, ele simplesmente detecta que tudo deu certo.  

Também existem casos em que o marketplace não aceita nem a foto original, nem a foto redimensionada.  Quando isso acontece, você recebe um aviso de falha no painel do hub indicando a necessidade de ajustes na imagem. 

Se o marketplace em que você está registrando o produto é o Mercado Livre, ainda é possível fazer uma validação da qualidade da foto. 

Você pode acessar essa funcionalidade pelo painel do hub. O recurso permite identificar as publicações que estão sofrendo perda de exposição nas buscas devido à baixa qualidade das fotos. 

Quer vender de forma automatizada, segura e mais eficiente em marketplaces? O ANYMARKET pode ser a solução ideal para o seu negócio!  

Converse com um dos nossos especialistas, estamos prontos para apoiar as suas vendas essa e muitas outras funcionalidades.

melhorar a gestao dos meus anuncios

Compartilhe esse artigo:

<<