Atualmente, é essencial realizar a fidelidade de clientes para manter as vendas sempre na alta.  Nesse sentido, é primordial traçar as estratégias mais eficientes para melhor atender clientes, afinal, fidelizar clientes no e-commerce é um desafio diário para qualquer empresa.

Muitos empresários não sabem, mas fidelizar clientes pode ser de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar novos, segundo Philip Kotler, um dos grandes nomes do marketing no mundo.

Apesar de ser menos trabalhoso fidelizar ou manter um cliente fidelizado, também é necessário dispor de algumas estratégias, com ações que buscam estreitar o relacionamento e deixar o consumidor sempre com a ideia de que comprar na sua loja significa fazer um bom negócio.

Pensando nisso, separei este post para mostrar com uma loja virtual pode ter ajudar  a fidelizar seus clientes. Confira!

Várias formas de pagamento

Em uma loja virtual é possível oferecer várias formas de pagamentos para que os clientes escolham como desejam pagar!

O fato de o seu e-commerce contar com várias formas de pagamento fará com que o consumidor enxergue esse ponto como um benefício e diferencial.

Além disso, ofertar o pagamento com “apenas 1 clique” fará com que o consumidor ganhe mais agilidade no momento da finalização de suas compras.

Oferecer brindes

Surpresas positivas sempre serão bem-vindas, por isso, busque maneiras de superar as expectativas dos consumidores e o melhor jeito é oferecendo brindes.

Compreender o comportamento dos consumidores é a base para o desenvolvimento dessas estratégias. Por isso, sempre pesquise e converse com essas pessoas para entender quais são as suas necessidades e busque solucioná-las.

A ação de fidelizar clientes no e-commerce é realizada por meio do bom relacionamento com os clientes em qualquer etapa do processo de contato com sua marca.

Com a loja virtual, você pode colocar o produto de brinde automaticamente no carrinho do cliente com o valor grátis. Isso servirá de impulso para realizar a compra e, além disso, irá melhorar a satisfação do mesmo.

Tenha um one page checkout

O one page checkout é um modelo de pagamento e de finalização de compra, que auxilia, principalmente, na taxa de conversão, mas também pode aumentar suas vendas e fidelizar clientes.

 

Nesse formato, o checkout é feito em uma página única e isso ajuda a evitar o abandono de carrinhos e, consequentemente, melhora a experiência de compra. Ou seja, em vez de cinco páginas, o cliente finaliza sua compra em uma única etapa!

 

Hoje em dia, as pessoas estão mais apressadas e, por conta disso, buscam facilidades e agilidade, sobretudo, quando se trata de dados obtidos via internet. E é isso que o one page checkout busca: rapidez, praticidade e sucesso! Por isso, o one page checkout é tão importante para a fidelização!

 

Se você quer saber mais sobre o one page checkout, leia esse artigo sobre o assunto!

Possua uma plataforma fácil e intuitiva

Possuir uma loja virtual de fácil acesso e que seja intuitiva a seus usuários, é de fundamental importância para que os usuários não abandonem a sua loja virtual, bem como otimizar ao máximo o processo de checkout, o qual falamos anteriormente. Ao acessar uma página com clareza de informações e a qual as ferramentas funcionam normalmente, certamente se tem uma segurança e rapidez de navegabilidade muito maior.

 

Para isso é preciso ter uma plataforma de e-commerce de qualidade. A iSET é uma Plataforma de E-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados. Na iSET você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa!

Crie um programa de fidelidade

Os famosos programas de fidelidade podem ser uma ótima alternativa para fidelizar seus clientes com a sua loja virtual e dar um tratamento diferenciado aos consumidores que já compram com frequência na sua loja.

Geralmente, um programa de fidelidade premia clientes por meio de um processo de pontuação, ou seja, quanto maior o número de produtos ou valor de compras realizados pelo consumidor, mais pontos ele ganhará. Depois de acumular determinada pontuação, ele poderá trocar por prêmios, itens da loja, descontos, etc.

O mais interessante desse programa, são as inúmeras possibilidades de vantagens que podem ser oferecidas aos clientes. Outro item que deve ser definido é quanto vale cada ponto: quanto menos valer um ponto, mais o cliente terá que comprar para obter vantagens consideráveis, e vice-versa.

Qualquer que seja a estratégia adotada em seu programa de pontos, o cliente terá mais um motivo para se manter fiel à sua empresa. Todo consumidor busca facilidades, vantagens e até mesmo comodidade, características que o programa engloba e entrega com excelência. E, como já se sabe, um cliente fiel, além de gerar lucro, faz uma boa propaganda, veste a camisa e até defende a empresa quando necessário.

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