foto de uso de um erp para gestão de vendas
Blog

ERP para gestão de vendas online: saiba por que você precisa desta plataforma

12 de abril de 2022 | Nenhum comentário

Gerenciar um negócio online não é uma tarefa fácil e o ERP para gestão de vendas online pode ser um grande aliado.

No dia a dia da empresa é preciso administrar colaboradores, processos, fabricantes e diversas outras informações.

A forma tradicional de gestão acontece com muitas planilhas ou diferentes sistemas para cada área.

Isso resulta em problemas como comunicação desalinhada, erros de cadastro, demora para o encontro de informações e processos manuais que custam tempo e dinheiro.

Uma das melhores soluções para todos esses casos é a implantação de um sistema de gestão centralizada e ágil.

Neste artigo vamos dar dicas valiosas para você avaliar se o seu negócio precisa de um ERP para gestão de vendas online. Confira!

Leia também: Saiba como anunciar em marketplaces sem erros que prejudicam a visibilidade

Otimização do negócio com o ERP para gestão de vendas online

imagem com um erp de gestão de vendas online

Se você chegou até aqui, possivelmente está com problemas na administração do seu negócio online e busca soluções.

Este conteúdo vai te ajudar a responder, principalmente, as seguintes dúvidas:

  • Como saber se eu preciso de um ERP?
  • Quando é o melhor momento para adotar um sistema de gestão?
  • O ERP é somente para as grandes empresas?

Centralização completa de informações

Quando o controle de informações não está sendo preciso, a organização das operações não está fluindo ou mesmo se a produtividade está baixa, é hora de pensar em implementar um sistema ERP.

A solução para a falta de gestão alinhada é a centralização completa de informações, dados, áreas e pessoas. Isso pode ser obtido com o suporte deste tipo de plataforma.

Segundo informações do Portal ERP, 77% dos negócios se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com seu sistema de gestão pelo ganho de resultados mais positivos nas corporações.

E os benefícios gerados através de softwares ERP valem para todo tipo de negócio — sejam pequenos, médios ou grandes.

Normalmente, quanto menor o porte da empresa, maiores são as buscas por desenvolvimento interno. Ou seja, há procura por automatização, com consequente desenvolvimento e crescimento.

O cenário muda nas grandes empresas que, por sua vez, apostam em ERPs de marcas consolidadas. Os motivos para essa escolha costuma ser a qualidade da manutenção, constante atualização e governança corporativa.

Leia mais: ERP como diferencial competitivo

Como identificar que o negócio precisa de um ERP para gestão de vendas online

Um software de gestão empresarial não possui limitações de aplicação.

Se você deseja maior controle dos processos, otimização de tempo, segurança nos dados e tomada de decisão mais assertiva, o ERP é o elemento necessário para te auxiliar nesta jornada.

Entretanto, ele também auxilia a solucionar demandas específicas do negócio. Abaixo listamos algumas delas para ajudar você a identificar a necessidade de implantação de um ERP.

1. Falta de organização

Se o seu negócio tem problemas recorrentes de atraso nas entregas, planejamentos desalinhados, ruptura de estoque e tomada de decisão fraca, é sinal que a organização geral não está adequada.

Com um sistema ERP, é possível realinhar todos os processos por meio de relatórios, monitoramentos e atualizações em tempo real.

Além de integrar e automatizar todos os departamentos e operações. Isso permite ter uma visão completa e aprofundada das atividades.

2. Lacunas na comunicação

Se você não possui um canal específico que integre as informações pertinentes de cada segmento, é muito provável que alguns dados sejam perdidos.

Essa perda compromete a qualidade e a entrega do seu produto/serviço para o cliente.

A comunicação entre as áreas internas é uma etapa fundamental para obter sucesso vendendo online. O alinhamento da comunicação reflete diretamente no relacionamento com o cliente.

O ERP integra todos os setores, colaboradores, fornecedores e informações em uma só plataforma, facilitando o acesso ao que está acontecendo por parte de todos em tempo real.

3. Erros e falhas nas operações

Se os processos do negócio ainda forem analógicos e o fluxo de trabalho não estiver padronizado, o comum é que ocorram erros frequentes na sua empresa, acarretando prejuízos a curto e a longo prazo.

O sistema ERP automatiza os processos, reduzindo — ou até mesmo substituindo — por completo as tarefas manuais. Isso evita que erros simples garantindo maior precisão e assertividade na hora de executar as tarefas diárias.

4. Baixo rendimento

A falta de planejamento dificulta a criação de um fluxo de trabalho ágil, que acompanhe as métricas importantes e evite gargalos.

As consequências impactam diretamente na produção da empresa, que se torna mais lenta e menos lucrativa.

O que também implica na tomada de decisão, impactando em todo o processo — desde a criação do portfólio até a comunicação com o cliente.

Para o desenvolvimento, crescimento e alavancagem da sua empresa, é necessário estratégias e ferramentas que auxiliem nesta jornada.

O sistema de gestão empresarial ERP é fundamental para que você consiga ter mais assertividade nos serviços, estruturando melhor o fluxo produtivo e tendo o poder de maior precisão ao projetar o amadurecimento da empresa.

Para melhorar esses e outros inúmeros problemas na gestão do seu negócio a integração de plataformas pode ser a melhor solução. O ERP pode ser conectado a outras ferramentas parceiras que automatizam e agilizam ainda mais as vendas online.

Esse é o caso, por exemplo, do hub de integração com marketplaces. A plataforma ajuda a melhorar a conversão de vendas nesses canais de venda e torna a operação muito mais simples.

Quer saber mais sobre a integração ERP e hub de integração? Clique no banner abaixo para conhecer a solução!

banner para integrar com anymarket e onclick

Compartilhe esse artigo:

<<
<<