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A importância das características em anúncios do Mercado Livre

21 de março de 2019 | 1 comentário

Afinal o que são atributos? Quais os benefícios para meu anúncio? Antes de tudo é importante explicar os diversos nomes que podemos usar para falar sobre o assunto. Alguns marketplaces dão nomes de “características”, outros de atributos, ficha técnica, detalhes técnicos, etc.

É sabido que o anúncio é a vitrine de um produto na internet. O comprador não tem acesso ao produto real para poder visualizar e poder tirar suas próprias conclusões, ou seja, em uma compra online quanto mais informações disponíveis, maior a segurança do comprador em efetuar a compra de um produto que seja exatamente o que ele busca.

Mas afinal, o que são atributos? Qual a diferença da descrição?

As especificações técnicas são informações que agregam muito no anúncio, pois trazem detalhes de extrema importância sobre o produto. Os atributos ficam alocados em uma parte diferente no anuncio do marketplace, geralmente uma tabela com maior destaque na página, o que sinaliza que ali contém informações relevantes sobre o produto.

A descrição geralmente é o campo usado para envolver o consumidor e mostrar os benefícios do seu produto, atrair e reter de uma forma romântica o consumidor. Já no campo de atributos, que são as especificações técnicas do produto, cabem informações do produto como: marca, código de barras, modelo. Além de informações específicas de cada tipo de produto, por exemplo: material, indicação de uso, etc.

Os atributos aceitos dependem da categoria que o produto será vendido no marketplaces, onde existem características pré-determinadas.

Um exemplo real

Produto: Câmera Canon Rebel T6 Dslr

Categoria: Câmeras Digitais/Canon/DSLR

Câmera Canon Rebel T6 DSLR

Atributos e descrição na B2W

Exemplo de ficha técnica na B2W

Detalhes técnicos na amazon

Exemplo de detalhes técnicos na Amazon

Ficha técnica no Mercado Livre

Exemplo de ficha técnica no Mercado Livre

Ficha Técnica no Mercado Livre

Até outubro de 2017 os vendedores possuíam como estratégia de vendas o uso do template, onde era possível ter uma descrição personalizada e chamativa para o consumidor, através de formatação em HTML. Como estratégia de negócio o Mercado Livre optou por não permitir mais esse tipo de descrição.

Após esse período o Mercado Livre passou por uma série de adequações e alterações na forma de qualificar seus vendedores e sua reputação, bem como a relevância dos anúncios.

Atualmente a Ficha Técnica do produto no anúncio do Mercado Livre é uma estratégia para aumentar a conversão das vendas, pois nela é possível preencher informações técnicas do produto. Essas informações ficam alocadas antes da descrição do produto no Mercado Livre, o que chama mais atenção do consumidor.

Para cada categoria do Mercado Livre existem características de preenchimento obrigatório, características que são recomendadas e existem aquelas que são aceitas na categoria.

Anúncios que não possuam as informações mínimas podem ser enviados para revisão interna do marketplace ou perder relevância do anúncio enquanto não preencher os campos indicados.

Conclusão

Um cadastro completo do produto agrega valor no seu anúncio, podendo ser o ponto crucial para converter uma busca em uma venda efetiva. Seus anúncios hoje estão enriquecidos com essas informações? Não esqueça que pequenos detalhes fazem grandes diferenças.

Sobre a autora

Carolina Masiero é graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Atua como Analista de Implantação na equipe do ANYMARKET.


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