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Primeiros passos para o planejamento 2017 nos marketplaces

5 de dezembro de 2016 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Com um novo ano inteiro pela frente, é hora de se despedir de 2016 e abrir caminho para dias ainda melhores. E, para o lojista virtual, este é o momento de começar a pensar no planejamento 2017 nos marketplaces.

Os marketplaces são canais de venda com grande potencial de vendas e alto nível de competitividade. Por isso, estar sempre armado com as melhores estratégias para se destacar, atrair consumidores e fidelizar clientes é fundamental.

Para estar com tudo preparado para o ano novo, é preciso organizar-se com antecedência: planejamento leva tempo e exige atenção e pesquisa. Encarar a agenda vazia é desafiador, mas algumas medidas práticas podem ajudar na estruturação de estratégias de sucesso para cada um dos meses futuros.

Confira os primeiros passos para o planejamento 2017 nos marketplaces e comece a se organizar!

1. Faça uma avaliação de 2016

Antes de começar a pensar em 2017, pare para avaliar como foi o seu 2016. Verifique como foram suas vendas em cada marketplace: número de pedidos, produtos mais vendidos, datas com maior demanda.

Os resultados da avaliação são fundamentais para começar a traçar o novo planejamento. Essa análise vai te ajudar a identificar que estratégias funcionaram melhor, quais são os principais pontos a serem melhorados e problemas a serem resolvidos.

2. Defina metas e objetivos

Para pensar em ações, é preciso, primeiro, saber que objetivos você deseja alcançar. Coloque no papel quais são suas metas para o ano – tanto em âmbito geral quanto de forma específica para cada canal de venda.

Lembre-se que é importante estabelecer metas possíveis, reais e mensuráveis. Portanto, defina metas quantificáveis e já pense em como você poderá medir os resultados de cada objetivo.

3. Revise seus anúncios e estratégias de precificação

Seus anúncios são atrativos? Como está seu posicionamento dentro dos marketplaces? O que é possível fazer para entrar ou permanecer na buy box? Pensando em tudo isso, revise seus anúncios em cada plataforma: títulos, descrições, imagens, preços. Respeite as características específicas de cada marketplace e trabalhe em melhorias.

Nesta etapa, você já conhece seu desempenho em 2016 e sabe também que metas pretende alcançar. Portanto, atente-se para revisar anúncios e preços para cada marketplace também levando em conta essas informações.

4. Fique de olho nas datas importantes

Em um planejamento anual, saber quais datas são importantes para criar campanhas e ações promocionais é imprescindível – especialmente em um ambiente competitivo como o marketplace.

Anote grandes datas comemorativas, como Dia das Mães e Black Friday, e outras datas que podem ser importantes para o seu nicho. Não se esqueça também de ficar atento para eventos especiais para cada marketplace, como os meses de aniversário ou de aumento de vendas.

5. Conte com uma ferramenta de integração

Se você ainda não conta com uma ferramenta de integração de marketplaces, é hora de investir! Dessa forma, você tem o que precisa para gerenciar pedidos, estoque e atendimento em uma única plataforma.

A integração é uma aliada valiosa para deixar o gerenciamento de vendas mais ágil e prático. Economizando tempo em tarefas como o cadastramento de anúncios e atualização de estoque, você pode se concentrar em desenvolver campanhas e estratégias de venda, deixando o planejamento 2017 nos marketplaces muito mais dinâmico.

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