ArtigosGuia do marketplaceCases e mídiaMateriais ricosVideos
Artigo

Custo da oportunidade: Quanto custa não fazer nada na sua empresa

23 de janeiro de 2020
3 minutos de leitura
custo da oportunidade

Semana passada, em um café com um amigo, estávamos alinhando alguns pontos em comum sobre os objetivos macros que temos sobre o próximo ano das áreas em que trabalhamos e em meio a tantas possibilidades de mudar gestão, processos, tecnologias surgiu uma questão que certamente em algum momento todos nós nos deparamos no início ou no decorrer do ano, que é o de manter algumas coisas como estão, seja por limitação de tempo, recursos ou orçamento ou decidir sobre qual a velocidade da mudança que vamos ter. Em nosso café, decidimos sobre o que precisaríamos fazer no primeiro quarter e só tínhamos uma certeza: a de que o time nos ajudará a encontrar o melhor caminho.  

Trabalhamos em uma empresa de tecnologia e a única coisa que não muda é a necessidade de mudança contínua. Este ano mudamos todo o nosso processo de trabalho nas áreas da unidade para uma metodologia parecida com a adotada no Spotify, com SQUADS bem definidos e que são auto organizados, com alta autonomia e responsabilidade. Deu trabalho pra caramba, no início foi um caos, mas após 4 meses rodando, temos uma velocidade e qualidade de entrega muito maior do que tínhamos antes.  

E você pode se perguntar: Por que arriscar se está tudo funcionando bem na minha empresa? A resposta é simples. O custo de não mudar não chega em curto prazo, chegará quando você olhar para os lados e ver que ficou para trás e não houver mais tempo (nem pessoas na sua organização) para trazer a transformação, pois é cultural ter equipes e processos respirando mudanças.  

Neste momento, estamos em um processo de internacionalização e nosso grande desafio não é o comercial, as vendas acontecem. O grande desafio é ter todos os times prontos para receber estes clientes, as novas culturas, estar com o produto adaptado a todos os países com que vamos trabalhar. Para que isso ocorra, novamente estamos mudando tudo! 

A ferramenta de atendimento do suporte que implantamos este ano parecia atender às necessidades, mas não nos atende mais, nosso produto foi adaptado para trabalhar com grandes volumes e nosso time de onboarding e CS dobrou nos últimos meses. Lembra da história da KODAK? Para os mais novos, a KODAK foi a maior empresa de fotografia do último século e ao contrário do que todos imaginam, não ignorou a chegada da digitalização, inclusive seu engenheiro fez a primeira máquina digital do mundo. Qual foi o problema? A decisão de não fazer nada com isso! Simplesmente optaram por não mudar pois já controlavam todo o mercado de fotografia mundial. Resultado: Concordata em 2012, após amargar anos com números negativos. 

Tudo mudando e estamos trocando as rodas durante o percurso. Este é o ritmo que as empresas irão adotar. E na sua empresa? Em qual mudança estão trabalhando neste momento? 

Sobre a autora

Elaine é formada em Administração na Universidade Estadual de Maringá, com pós em gestão executiva e é uma profissional de atendimento, com mais de 18 anos de experiência em empresas com grandes equipes em call centers como Brasil telecom e GVT. Há 4 anos é gerente de atendimento no ANYMARKET.

Compartilhe esse artigo:

Veja também:

Receba nossas novidades direto no seu e-mail.

Dicas exclusivas, atualizações e estratégias para sellers em marketplaces.
Campo de cadastro:
Mailist
Política de Cookies

Política de Cookies ANYMARKET

O que são Cookies

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados para o seu computador, para melhorar a sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode evitar que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode diminuir ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos Cookies

Usamos cookies por vários motivos detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não há opções padrão da indústria para desabilitar cookies sem desabilitar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa deles ou não, caso sejam usados para fornecer um serviço que você usa.