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5 dicas de ouro para criar uma landing page altamente eficiente

22 de julho de 2015 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Criar uma Landing Page com alta conversão é uma tarefa complicada.

O ANYMARKET está sempre de olho no que há de melhor em informações voltadas para e-commerce e encontrou ótimas dicas no VIVERDEBLOG que quer dividir com você. Vamos lá? (crédito do conteúdo: VIVERDEBLOG)

O seu objetivo é que o usuário tome uma decisão, como ceder seu email, compartilhar seu conteúdo ou até clicar no botão de comprar.

Entretanto, a realidade mostra que poucos usuários irão efetivamente converter, ou seja, tomar a decisão desejada.

Depois de testar centenas de landing pages, eu identifiquei 5 fatores que podem literalmente dobrar ou triplicar a conversão de uma landing page.

Eu irei compartilhar nesse artigo as 5 dicas que me permitiram:

  1. Aumentar a conversão de uma landing page com objetivo de capturar emails de menos de 10% para mais de 60%. Salto de mais de 6x (ou 500%).
  2. Aumentar a conversão de uma landing page com objetivo de verificar emails de menos de 50% para mais de 90%. Salto de quase 2x (ou 100%).
  3. Aumentar a conversão de uma landing page com objetivo de compartilhar conteúdo de menos de 25% para mais de 75%. Salto de 3x (ou 200%).

Continue lendo para descobrir mais sobre essas 5 dicas altamente eficientes.

DICA #1: USE UMA CAIXA PARA ENVOLVER O CONTEÚDO MAIS IMPORTANTE

design to increase conversions encapsulation

(crédito da imagem: unbounce)

Landing Pages são ótimas para incentivar a captura de emails ao oferecer um benefício imediato.

Ao colocar uma caixa destacada em volta do formulário para o usuário colocar seu email e clicar no botão para receber, você pode aumentar (e muito) sua conversão.

Perceba como o destaque para a página da direita é enorme. Torna-se impossível não olhar para essa região por causa da caixa que a envolve.

Designers sabem como esse elemento é importante e o utilizam para chamar atenção para o elemento mais importante de uma página ou interface. A usabilidade agradece.

Essa simples mudança por si só já é suficiente para turbinar suas conversões.

Dica #1 para sua Landing Page

Uma pequena mudança, mas de grandes resultados.

O esforço para conseguir implementar esse elemento de design é muito fácil e você deve testar utilizar uma caixa que envolva o formulário de email hoje mesmo.

DICA #2: FAÇA USO DO CONTRASTE ENTRE CORES PARA DESTACAR UMA ÁREA

design to increase conversions color contrast

(crédito da imagem: unbounce)

Sabe aqueles sites que exageram nas cores e misturam verde, azul, vermelho e amarelo no seu design?

Eles são péssimos para converter porque as diferentes cores chamam a atenção para todos os lados.

Esse é o erro #1 em design que pode colocar seu site em risco, mas a solução é muito simples.

Não apenas no seu site, mas principalmente em landing pages, use cores fortes apenas para o que você deseja chamar atenção.

Cores como laranja, azul e verde são ótimas para incentivar uma ação, por exemplo.

Se você puder contrastá-las com cores amenas como o cinza ou preto, essas áreas mais coloridas irão se destacar facilmente.

Dica #2 para sua Landing Page

Verifique quantas cores você está utilizando para sua Landing Page.

Se possível, reduza a quantidade de cores para apenas 3. Uma cor amena (cinza e/ou preto) e duas cores fortes (azul e laranja, por exemplo).

DICA #3: UTILIZE SETAS PARA GUIAR O LEITOR PARA UMA AÇÃO

design to increase conversions directional cues

(crédito da imagem: unbounce)

A mente humana foi treinada desde cedo a seguir a direção de setas.

O exemplo mais comum são as estradas. Você sabe que direção seguir porque existe uma seta o guiando para esse caminho.

Nas landing pages, elas são utilizadas para guiar o usuário para a direção desejada. No caso, para o formulário de email.

DICA #4: DEIXE A SUA PÁGINA RESPIRAR COM MAIS ESPAÇO LIVRE

design to increase conversions whitespace

(crédito da imagem: unbounce)

Existe um princípio em design chamado de proximidade.

Itens próximos tendem a ser entendidos por nós como similares.

Logo, se você coloca a sua call to action (CTA) próxima do texto, ela pode não ficar tão destacada.

O simples fato de colocar mais espaço livre ao seu redor faz com que ela se torne mais atrativa, se destacando dos demais elementos.

Dica #4 para sua Landing Page

Cada pixel na sua landing page deve estar no seu devido lugar.

Crie espaço para itens não similares e evite muito espaço para itens similares.

DICA #5: REFORCE SUA CALL TO ACTION COM UM SUPORTE

design to increase conversions cta design

(crédito da imagem: unbounce)

Toda ação que o usuário toma, ele está avaliando em seu próprio pensamento o que irá acontecer após o clique e o porquê ele deve (ou não) tomar essa decisão.

Ao longo de sua landing page, você deve reforçar esses benefícios para o usuário ceder seu email.

Elementos como o título, texto detalhando o que ele irá receber e, sobretudo, ajudam a manter o fluxo de informações.

Porém, no momento da decisão final (colocar o email e clicar no botão), você precisará de uma ajuda externa.

É nesse ponto, que entra o termo “social proof” ou “credibilidade social” (em uma tradução livre).

Nossa mente não gosta de algo desconhecido. Portanto, ao utilizar o depoimento perto da sua CTA (Call to Action), ou seja, a chamada para a ação, ajuda a livrar o usuário de barreiras psicológicas que podem impedí-lo de tomar uma ação.

Dica #5 para sua Landing Page

Utilize um depoimento de uma personalidade importante do seu nicho para reforçar que o que você tem a oferecer é de grande valor.

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