Trabalhar com e-commerce e principalmente com marketplaces requer um aprofundamento das regras de preço, pois cada canal possui sua regra específica. O primeiro passo é se adequar às regras, e também conseguir tirar proveito do que cada uma oferece de acordo com sua estratégia de comercialização.
Sabemos o quanto é difícil gerir o controle de regras diferentes para cada canal, porém, se deseja vender mais e estar entre os maiores vendedores, é fundamental ser especializado em cada canal.
Calcular manualmente o preço para cada marketplace: será que dá certo?
Calcular os preços com as regras individuais para cada marketplace, no papel, pode ser a maneira mais tradicional, mas vamos concordar: é um processo lento, complicado e sujeito a erros.
Um controle manual de anúncios já não é possível quando se precisa fazer a gestão de múltiplos canais com diferenciações, por exemplo.
O primeiro passo é procurar no mercado por um HUB de integração que tenha estabilidade e permita escalar com funcionalidades que distribuam seus anúncios já com diferenciações de preço exclusivas para estes canais. É importante também que o HUB faça a gestão de múltiplos cenários em multilojas, controlando seu estoque em um só lugar.
Como calcular descontos nos marketplaces?
Um fator decisivo de compras é trabalhar com preços promocionais nos canais, já que o consumidor é ávido por ter benefícios reais. Proporcionar descontos é muito importante para fisgar os consumidores que estão “indecisos” pela compra.
Muitos lojistas sobem apenas o preço de venda, porém alguns marketplaces aceitam a disponibilização do “preço de” e “preço por”. Abaixo segue a lista de marketplaces que aceitam este formato com os respectivos limites de desconto por anúncio:
- B2W:40%
- Amazon = 50.00%
- B2W = 40.00%
- Buscapé = 50.00%
- Magazine Luiza = 50.00%
- Via Varejo = 50.00%
- Walmart = 70.00%
Temos também diversas datas importantes durante o ano, como:
- Dia das mães,
- Black Friday,
- Dia das crianças,
- Aniversário dos marketplaces,
- Black Night,
- Entre outros.
Caso tenha um HUB que proporcione funcionalidades de gestão, você pode agendar os valores promocionais para cada evento em cada marketplaces e aproveitar as ondas de maior fluxo de visitação de cada um deles.
Precisa de ajuda para calcular o preço dos seus produtos?
Como calcular preço? Cada produto tem seus custos específicos, então não é uma tarefa simples. Nos marketplaces, a complexidade aumenta por envolver os cálculos de comissão de cada marketplace.
O ANYMARKET possui a funcionalidade Regra de Preço! Nela, você consegue inserir regras por marketplace. Quer saber como essa funcionalidade pode fazer a diferença no seu negócio?
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- eBook “Passo a Passo de Como Acertar seus Preços nos Marketplaces – Um guia definitivo para precificar e ter lucro em sua operação nos marketplaces”;
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- Série de vídeos.
Esse artigo foi escrito por Elaine Borochok
Elaine Ciolari Borochok é especialista em atendimento a clientes, com mais de 18 anos de experiência atuando como gestora em empresas de telefonia e tecnologia. Atualmente é gerente de relacionamento com os clientes do ANYMARKET, plataforma de integração e operação com Marketplaces. Elaine é formada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá com MBA em Gestão Executiva.