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Como diferenciar seus produtos nos marketplaces

5 de dezembro de 2017 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Você sente que seus produtos nos marketplaces não têm destaque algum em relação aos concorrentes? Parecem todos iguais?

E o cliente, qual será a percepção dele sobre seus produtos quando está pesquisando nos marketplaces?

Preço, é claro, é um grande fator de peso, mas não é a única resposta para diferenciar seu produto e chamar a atenção dos consumidores!

Talvez você já conheça as estratégias de Oceano Vermelho e Oceano Azul. Explicando rapidamente, é considerado um Oceano Vermelho o mercado altamente competitivo, como um “oceano lotado” onde todos lutam pelo destaque.

Oceanos Azuis são espaços de mercado bem menos explorados, nos quais você tem a oportunidade de criar e capturar nova demanda. Um Oceano Azul pode ser mantido por um tempo, dependendo da sua estratégia e segmento de atuação, mas é comum que se tornem Oceanos Vermelhos rapidamente.

Abaixo, você encontra dicas para diferenciar seus produtos em oceanos vermelhos e aproveitar marketplaces considerados oceanos azuis!

Detalhe tudo! Essa é a principal chave para diferenciar seus produtos

Informações detalhadas fazem uma enorme diferença para o consumidor! O preço mais baixo pode até chamar a atenção logo de primeira, mas se o anúncio não possui uma boa descrição do produto, a desistência e abandono de carrinho são consequências da insegurança causada no consumidor.

As informações que não podem faltar

Quais poderão ser as dúvidas do consumidor em relação ao seu produto? Essa pergunta guiará detalhes importantes para a descrição, assim você não perde o momento da intenção de compra.

A descrição de cada anúncio deve ser a mais completa possível! As informações fundamentais são:

  • Título correto e completo;
  • Imagens superiores a 600×600 pixels
  • Garantia do produto;

Informe para que serve o produto, quais as dimensões e variações como cor, tamanho e voltagem.

Exemplo: No caso de uma geladeira, você deve informar o modelo, referência, selo de economia, espaço total interno, se é frost free, qual o consumo, capacidade total e líquida, se possui dispenser de água, se o vidro é temperado ou não, se possui recipiente de gelo, desodorizador, porta ovos, iluminação interna…

Tenha no mínimo duas fotos, de preferência, que todas permitam o super zoom (1000×1000 pixels).

Sim, tudo isso! Procure se colocar no lugar do consumidor: você gostaria de saber tudo sobre o produto que vai comprar. Não iria querer descobrir só quando a encomenda chegasse, não é?

Isso evita que o consumidor fique com dúvidas e acabe desistindo da compra, que muitas vezes é por impulso.

A logística reversa também pode ser diminuída conforme você detalha bem seu produto nos anúncios. Afinal, as chances de o cliente acertar na compra são maiores, e os pedidos de troca serão menos frequentes.

Amazon, o Oceano Azul do momento

A Amazon, que por muitos anos vendeu apenas livros, abriu o leque de produtos no Brasil em 2017 e é o mais novo Oceano Azul dentre os marketplaces.

Os primeiros sellers saem na frente! Aproveite o momento para vender na Amazon seguindo os conselhos do item anterior. Assim, seus produtos terão destaque e será mais fácil manter a liderança conforme o marketplace se transforma em Oceano Vermelho.

Como ter destaque no Mercado Livre

A reputação é a solução para se diferenciar nesse marketplace. Se você não sabe como funciona, veja nosso artigo sobre os novos critérios de reputação do Mercado Livre.

Para ser bem avaliado, existem 3 principais itens para observar: o volume de reclamações, o índice de atraso e o número de vendas.

Fotos que tenham fundo branco e boa resolução passam mais profissionalismo e transmitem segurança para o cliente. É um detalhe que faz a diferença no número de vendas e no volume de reclamações, pois menos clientes ficarão insatisfeitos com diferenças de aparência entre o produto recebido e o anunciado.

O template html não é mais aceito no Mercado Livre, por isso, retire o quanto antes para não perder relevância automaticamente! O ANYMARKET já tem uma funcionalidade que transforma o template em um texto simples.

Sobre o índice de atraso, é importante que poste o produto em até 48 horas. Do contrário, sua reputação no Mercado Livre começará a decair, e as vendas também.

Meu EAN é igual ao de vários outros, e agora?

Para outros marketplaces que já possuem os mesmos produtos que você, ou seja, os mesmos EANs (código de barras) já publicados, o anúncio será com a mesma imagem e descrição do primeiro seller a anunciar este produto.

Nesse caso em que você não pode vencer pelo detalhe de informações, existem 4 caminhos:

1 – Se diferenciar pelo preço;

2 – Se diferenciar pelo frete;

3 – Estar no Buy Box (assim você ganha relevância, monitora a concorrência e seus anúncios têm muito mais visibilidade);

4 – Abrir um chamado diretamente no painel do marketplace, solicitando a correção ou alteração da descrição e/ou imagens que estão divulgadas diretamente na loja do marketplace.

Não é certeza que o marketplace fará as alterações, mas é bem possível caso as informações do anúncio estejam incompletas ou a imagem esteja ruim. A B2W, o Walmart e a CNOVA fazem muitas alterações do tipo.

Ter o EAN igual mas não dar match é possível.

É difícil ter certeza de quando o anúncio dará ou não match com produtos similares. Isso se deve à uma série de variáveis de automatizações dos marketplaces.

Por isso, garanta que seus anúncios estejam sempre completos!

Nunca deixe de lado o atendimento, o estoque e a logística

O atendimento também é observado. Muitos consumidores pesquisam reclamações no Reclame Aqui, se atentam à relevância da loja, à reputação no Mercado Livre, ao histórico de vendas, à qualificação do vendedor no marketplace…

Já imaginou ter o melhor preço, as melhores informações e perder a venda por um atendimento ruim?

Respostas rápidas ajudam muito. Para isso, já existem funcionalidades que automatizam boa parte das respostas, como o IBM Watson, já conhece?

O estoque, se bem cuidado, pode ser uma carta na manga! Afinal, o primeiro seller pode ficar sem o produto, e aí você ganha espaço.

Sobre logística, se você trabalha com produtos grandes que não são transportados pelos Correios, é importante que procure convênio com boas transportadoras que cumpram os prazos de entrega.

O mercado está cada vez mais competitivo em relação a entrega do produto, aproveite para negociar! Assim, você cumpre os prazos estabelecidos e ainda economiza.

Tenha empatia com o cliente e jamais será “só mais um”

Em resumo, o segredo para se sobressair nos marketplaces é se colocar no lugar do cliente. Revise todos os seus anúncios, considerando se você compraria seu produto se estivesse no lugar do consumidor que está pesquisando e comparando.

Tenha todas as nossas dicas em mente enquanto cria novos anúncios. Esperamos que suas vendas sejam um sucesso perceptível, mesmo diante dos oceanos mais disputados!

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