Criar uma Landing Page com alta conversão é uma tarefa complicada.
O ANYMARKET está sempre de olho no que há de melhor em informações voltadas para e-commerce e encontrou ótimas dicas no VIVERDEBLOG que quer dividir com você. Vamos lá? (crédito do conteúdo: VIVERDEBLOG)
O seu objetivo é que o usuário tome uma decisão, como ceder seu email, compartilhar seu conteúdo ou até clicar no botão de comprar.
Entretanto, a realidade mostra que poucos usuários irão efetivamente converter, ou seja, tomar a decisão desejada.
Depois de testar centenas de landing pages, eu identifiquei 5 fatores que podem literalmente dobrar ou triplicar a conversão de uma landing page.
Eu irei compartilhar nesse artigo as 5 dicas que me permitiram:
- Aumentar a conversão de uma landing page com objetivo de capturar emails de menos de 10% para mais de 60%. Salto de mais de 6x (ou 500%).
- Aumentar a conversão de uma landing page com objetivo de verificar emails de menos de 50% para mais de 90%. Salto de quase 2x (ou 100%).
- Aumentar a conversão de uma landing page com objetivo de compartilhar conteúdo de menos de 25% para mais de 75%. Salto de 3x (ou 200%).
Continue lendo para descobrir mais sobre essas 5 dicas altamente eficientes.
DICA #1: USE UMA CAIXA PARA ENVOLVER O CONTEÚDO MAIS IMPORTANTE
(crédito da imagem: unbounce)
Landing Pages são ótimas para incentivar a captura de emails ao oferecer um benefício imediato.
Ao colocar uma caixa destacada em volta do formulário para o usuário colocar seu email e clicar no botão para receber, você pode aumentar (e muito) sua conversão.
Perceba como o destaque para a página da direita é enorme. Torna-se impossível não olhar para essa região por causa da caixa que a envolve.
Designers sabem como esse elemento é importante e o utilizam para chamar atenção para o elemento mais importante de uma página ou interface. A usabilidade agradece.
Essa simples mudança por si só já é suficiente para turbinar suas conversões.
Dica #1 para sua Landing Page
Uma pequena mudança, mas de grandes resultados.
O esforço para conseguir implementar esse elemento de design é muito fácil e você deve testar utilizar uma caixa que envolva o formulário de email hoje mesmo.
DICA #2: FAÇA USO DO CONTRASTE ENTRE CORES PARA DESTACAR UMA ÁREA
(crédito da imagem: unbounce)
Sabe aqueles sites que exageram nas cores e misturam verde, azul, vermelho e amarelo no seu design?
Eles são péssimos para converter porque as diferentes cores chamam a atenção para todos os lados.
Esse é o erro #1 em design que pode colocar seu site em risco, mas a solução é muito simples.
Não apenas no seu site, mas principalmente em landing pages, use cores fortes apenas para o que você deseja chamar atenção.
Cores como laranja, azul e verde são ótimas para incentivar uma ação, por exemplo.
Se você puder contrastá-las com cores amenas como o cinza ou preto, essas áreas mais coloridas irão se destacar facilmente.
Dica #2 para sua Landing Page
Verifique quantas cores você está utilizando para sua Landing Page.
Se possível, reduza a quantidade de cores para apenas 3. Uma cor amena (cinza e/ou preto) e duas cores fortes (azul e laranja, por exemplo).
DICA #3: UTILIZE SETAS PARA GUIAR O LEITOR PARA UMA AÇÃO
(crédito da imagem: unbounce)
A mente humana foi treinada desde cedo a seguir a direção de setas.
O exemplo mais comum são as estradas. Você sabe que direção seguir porque existe uma seta o guiando para esse caminho.
Nas landing pages, elas são utilizadas para guiar o usuário para a direção desejada. No caso, para o formulário de email.
DICA #4: DEIXE A SUA PÁGINA RESPIRAR COM MAIS ESPAÇO LIVRE
(crédito da imagem: unbounce)
Existe um princípio em design chamado de proximidade.
Itens próximos tendem a ser entendidos por nós como similares.
Logo, se você coloca a sua call to action (CTA) próxima do texto, ela pode não ficar tão destacada.
O simples fato de colocar mais espaço livre ao seu redor faz com que ela se torne mais atrativa, se destacando dos demais elementos.
Dica #4 para sua Landing Page
Cada pixel na sua landing page deve estar no seu devido lugar.
Crie espaço para itens não similares e evite muito espaço para itens similares.
DICA #5: REFORCE SUA CALL TO ACTION COM UM SUPORTE
(crédito da imagem: unbounce)
Toda ação que o usuário toma, ele está avaliando em seu próprio pensamento o que irá acontecer após o clique e o porquê ele deve (ou não) tomar essa decisão.
Ao longo de sua landing page, você deve reforçar esses benefícios para o usuário ceder seu email.
Elementos como o título, texto detalhando o que ele irá receber e, sobretudo, ajudam a manter o fluxo de informações.
Porém, no momento da decisão final (colocar o email e clicar no botão), você precisará de uma ajuda externa.
É nesse ponto, que entra o termo “social proof” ou “credibilidade social” (em uma tradução livre).
Nossa mente não gosta de algo desconhecido. Portanto, ao utilizar o depoimento perto da sua CTA (Call to Action), ou seja, a chamada para a ação, ajuda a livrar o usuário de barreiras psicológicas que podem impedí-lo de tomar uma ação.
Dica #5 para sua Landing Page
Utilize um depoimento de uma personalidade importante do seu nicho para reforçar que o que você tem a oferecer é de grande valor.
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