No maior evento anual do Google, o Google Marketing Live, Sundar Pichai, CEO do Google, trouxe várias novidades que vêm de encontro com a nova missão da empresa que não é mais a de apenas ajudar o usuário a encontrar respostas.
Hoje, os produtos do Google ajudam pessoas do mundo todo a resolver coisas no seu dia a dia. Essas tarefas vão desde achar as palavras certas com o Smart Compose do Gmail, até encontrar o caminho mais rápido para casa direto do Maps.
“Queremos que os nossos produtos trabalhem mais para você – no contexto do seu trabalho, da sua casa e da sua vida. Todos eles compartilham o mesmo objetivo: ser útil para todo mundo”, relatou Sundar.
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As novidades do Google lançadas no Google Marketing Live
Neste evento foram lançados novos recursos de compras que incluem uma página inicial personalizada e um carrinho de compras universal. Esses recursos permitirão aos clientes novas oportunidades de comprar diretamente de várias partes da plataforma do Google.
Para os consumidores e lojistas a notícia não poderia ser melhor, pois agora há opções para fazer compras on-line, em uma loja ou diretamente no Google.
O que são os anúncios do Google Shopping
Os anúncios do Google Shopping permitirão aos consumidores a opção de comprar on-line e pegar na loja, direcionando o tráfego para locais físicos. Esta opção é excelente para aumentar as vendas locais e usa a estratégia que alguns marketplaces já utilizam.
Essa estratégia tem proporcionado bons resultados aos lojistas, pois atendem ao público que quer a praticidade da compra online e ter a oportunidade de retirar o produto no mesmo dia.
Benefícios para os clientes
A credibilidade e garantia do Google oferece ajuda se um item estiver atrasado ou não for exatamente o que foi pedido, ou ainda se houver algum problema ao obter o reembolso. Esta garantia é muito bem vista e faz toda a diferença para o consumidor que não quer mais “correr riscos” em comprar algum produto, não receber no prazo ou ainda receber algo diferente do anunciado.
Benefícios para os lojistas
Para os vendedores, ainda haverá a oportunidade de ter seus produtos expostos no Google Shopping, no Google.com.br e no Assistente do Google se estiverem no Shopping Actions, um recurso que será estendido ao YouTube e a outras partes da oferta do Google.
O que mais o Google Marketing Live apresentou
Outros destaques do Google Marketing Live estão ligados ao Google Shopping. Um deles é o Showcase Shopping, que terá foco em ações publicitárias de estilo de vida (decoração, por exemplo) na busca do Google, Google Imagens e YouTube.
“Em média, vemos que cerca de 80% do tráfego de anúncios do Showcase Shopping para sites de varejistas são de novos visitantes que acabaram de descobrir as marcas”, disse o Google em seu blog.
O lançamento do Google Shopping acontece apenas algumas semanas após o último anúncio de compras do Instagram. A outra novidade anunciada para o Google Shopping é que esta sessão ganhou filtros para achar produtos por categoria e tipo (exemplo: carregador portátil, smartphone, Samsung) e terá um botão de compra direto no card do produto.
Com as mudanças apresentadas, o Google Express – solução de compra expressa do Google – foi incorporado ao Google Shopping. O check-out permite que os clientes comprem itens sem sair do aplicativo.
Para o Google e Instagram, a ideia é dar aos usuários a chance de comprar instantaneamente o que vêem online.
Com o lançamento do deep linking via Google Ads (uma experiência que une a busca do Google com a navegação dentro de um app) o usuário é levado direto da busca do Google para uma página do aplicativo do anunciante, sem a necessidade de baixar o app. Esta solução deve ser liberada globalmente nas próximas semanas.
A companhia deu como exemplo o recente caso da Magalu, que aumentou em 40% as vendas via mobile após adicionar o deep linking com Google Ads.
“Essas novas experiências de compra permitem que as pessoas comprem sem atrito exatamente onde buscam pesquisa e inspiração: pesquisa, imagens do Google, YouTube e um novo destino do Google Shopping”, escreveu Surojit Chatterjee, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google Shopping.
Conclusão
O anúncio do Google é o mais recente de empresas de tecnologia e varejistas, que estão lutando pela fatia de GMV trazendo compras de consumidores que agora estão se espalhando ainda mais por canais digitais, lojas e outros locais de compras. As empresas estão competindo não apenas em mercadorias, mas também em conveniência.
Sobre a autora
Elaine Ciolari é formada em Administração na Universidade Estadual de Maringá, com pós em gestão executiva e é profissional de atendimento, com mais de 14 anos de experiência em gestão em empresas de telefonia e há 3 anos é gestora de atendimento do ANYMARKET, HUB de integrações com Marketplaces.