Vender seus produtos em uma loja virtual é como ter um relacionamento à distância com seus clientes. Você não irá vê-los, eles não irão ter contato com um vendedor, toda a transação acontece sem que uma palavra ou olhar seja trocado. Isso significa que precisam existir outras formas de tornar o relacionamento mais próximo e pessoal, e uma destas formas é a embalagem.
A embalagem é a primeira impressão física que seu cliente irá ter da empresa. Isso por si só já deveria ser suficiente para dar maior atenção a ela. Entretanto, aliado a isso ela deve ser pensada de forma a preservar a integridade do produto, ter um custo razoável, conquistar o cliente, aumentar a confiança em sua loja, destacar a sua marca, gerar menor impacto ao meio ambiente, entre outros.
Preservar o produto
São inúmeros os fornecedores de embalagens com boas opções para o fechamento externo e proteção interna do produto. Entre as embalagens e formas de proteção mais utilizadas estão as caixas de papelão comuns e flexíveis com divisórias, isopor em cubos, envelope de segurança de polietileno, envelopes acolchoados, plásticos bolha de várias gramaturas, almofadas de ar, espumas térmicas expansivas, entre outros. Tudo irá depender das especificidades do seu produto.
Melhor custo
Com a variedade de embalagens, os preços também sofrem alterações. Quanto mais firmes os materiais, mais customizadas e coloridas as embalagens, maior o custo de cada uma delas. Por isso é necessário um estudo das possibilidades existentes em seu e-commerce para o investimento. Analise questões de cor, proteção, quantidade mínima e personalização de acordo com seus produtos e necessidades. Com relação a custos de prazo e frete, as tabelas de todas as transportadoras precificam o frete conforme o peso físico e o peso cubado da encomenda, cobrando sempre pelo maior valor dentre os dois. Nem sempre o peso físico será maior do que o peso cubado, portanto, dimensionar o tamanho das embalagens é tão importante quanto verificar a gramatura de seus materiais.
Conquistar o cliente
Ninguém gosta de receber o produto pelo qual aguardou a chegada em uma embalagem feia, sem identificação ou que dificulte o manuseio. O impacto de uma boa embalagem é surpreendente. Aproveite a embalagem para destacar sua marca, agradar o cliente e causar uma boa impressão por meio da qualidade e criatividade. Utilize o logotipo e elementos visuais de sua loja no pacote, mesmo que em preto e branco para gerar custos mais baixos. Insira o endereço da empresa ou dados para contato junto à marca. Principalmente, ofereça algum mimo para o comprador, como um brinde, cartão, revista, cupons de desconto ou apenas um folder com produtos similares para as próximas compras. São esses detalhes que deixarão sua marca guardada com carinho na mente de cada consumidor.