ArtigosGuia do marketplaceCases e mídiaMateriais ricosVideos
Artigo

O Carnaval para e-commerces chegou, como devo me preparar?

14 de fevereiro de 2020
4 minutos de leitura
carnaval-ecommerce

O Carnaval para e-commerces irá acontecer dia 05 de março nesse ano e, por se tratar de uma data comemorativa, pode ocorrer o erro de alguns donos de lojas virtuais acharem que se trata de uma oportunidade garantida para dar um aumento nas vendas, mas não é bem o caso.

Em 2018, especificamente no Carnaval, tivemos uma queda de 34% em volume transacional, resultando em uma queda de 78% no resultado da receita no mês de fevereiro. Isso acontece justamente pela baixa frequência dos acessos em si, já que muitos consumidores aproveitam o feriado para viajar, festejar ou apenas evitar qualquer tipo de interação online durante o período.

Mas e então? Devo me planejar para não vender nada durante a data?

Muito pelo contrário, o truque para garantir as vendas está totalmente ligado a como e quando abordar o cliente. No caso, focar os esforços para antes e durante a data é o caminho correto, mostrando as suas promoções e itens ao consumidor antes da hora. Portanto, sempre releve datas comemorativas para o seu negócio.

Dicas para “sambar” no ritmo correto

Artigos Personalizados

Adaptar seus anúncios de acordo com a situação já se trata de um movimento comum e necessário para tornar seu negócio ainda mais versátil. O Carnaval para e-commerces não se trata de vender apenas produtos relacionados a sua temática (fantasias, roupas, etc) mas sim em também entrar no clima de festa.

Utilizar dos itens que você comercializa a seu dispor com o formato ideal é o caminho, personalizando-os com frases que remetem ao Carnaval, designs diferenciados, entre outras ações que demonstram a festividade.

Ofertas exclusivas

Pode soar óbvio, mas incluir descontos exclusivos para a data é fundamental. Os consumidores sempre estão atentos às promoções que surgem durante períodos comemorativos, então, dê a eles ofertas que de fato queiram. Para isso, utilize de e-mail marketing, redes sociais, entre outros meios, para que o interesse do cliente seja despertado sobre as vantagens de consumir especificamente no Carnaval.

Entregas e frete

Para quem trabalha com e-commerces, sabe que o cliente sempre deseja tudo “para ontem”. Em épocas comemorativas, a necessidade de utilizar fretes é maior e processos como devolução também aparecem. Portanto, esteja preparado para conseguir promoções especiais de frete e garantir que tudo saia como planejado, garantindo que o cliente sempre saia satisfeito e nenhum ruído ocorra.

Presença constante

Para conseguir fazer um negócio antecipado e fazer render o feriado é importante mostrar-se presente com antecedência. Invista na presença dentro das redes, prepare campanhas voltadas para o Carnaval e faça com que o cliente te conheça antes da data.  

Fique por dentro do que o seu consumidor mais gosta de comprar nessa época e use a comunicação ao seu favor.

Conclusão: Planejamento é chave  

O Carnaval, por mais que tenha se tornado uma data “fraca”, se comparado com outros períodos comemorativos no ano, pode gerar bons negócios para o seu e-commerce.

A chave para tudo isso? O planejamento adequado. 

Planejando e lidando com cada data e suas características únicas gera adaptabilidade para o seu negócio e garante um melhor processo de vendas, provando estar sempre preparado para qualquer tipo de cliente e ocasião.

Agenda ANY: Calendário para e-commerce 2020

Com o intuito ajudar você com o planejamento do Carnaval para e-commerces e muitas outras datas importantes para seu negócio, o ANYMARKET criou um calendário especialmente feito para donos de lojas virtuais, a Agenda ANY.

Nele você pode conferir eventos, datas e dicas para diversos segmentos de vendas online. O calendário ANYMARKET é feito todos os anos desde 2017 e já se tornou uma tradição tê-lo em mãos para aqueles que desejam um ano cheio de sucesso.

Compartilhe esse artigo:

Veja também:

Receba nossas novidades direto no seu e-mail.

Dicas exclusivas, atualizações e estratégias para sellers em marketplaces.
Campo de cadastro:
Mailist
Política de Cookies

Política de Cookies ANYMARKET

O que são Cookies

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados para o seu computador, para melhorar a sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode evitar que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode diminuir ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos Cookies

Usamos cookies por vários motivos detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não há opções padrão da indústria para desabilitar cookies sem desabilitar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa deles ou não, caso sejam usados para fornecer um serviço que você usa.