Uma empresa falando do próprio produto nem sempre será visto com bons olhos, afinal de contas, você não vai depor contra seu próprio produto, a não ser que essa seja sua estratégia de propaganda, muito bem montada a fim, de derrubar um possível ataque de concorrentes, não é? Então como convencer pessoas a consumirem o que você tem de melhor e ainda falar bem de você?
E se eu falar que a solução para a sua empresa é: indicação. Claro que você já sabe que isso é um bom formato, afinal, você está aí no mercado há muito tempo e sabe que parcerias e indicações podem fazer seu negócio crescer, aliás, a gente aqui do ANYMARKET vive falando isso para você pelos nossos e-mails, não é mesmo?
Mas hoje, nós vamos falar de indicação de uma maneira diferente, mais focada, onde o objetivo será vender o seu produto.
Depoimento
Eu tenho certeza que você compra um produto, apenas depois de ler as recomendações dele, de pessoas que tiveram experiências, seja negativa ou positiva, com aquilo que você deseja, a não ser que você conheça muito bem a marca ou seja um fã “de carteirinha”, defensor mesmo da marca, com certeza, antes de comprar, você vai querer saber mais sobre aquele produto, principalmente do lado negativo.
Por isso, uma das maiores dicas para você conseguir “indicações para seus produtos é mostrar o motivo pelo qual ele realmente veio. Deixe seus parceiros testarem. Tenha um período de teste ou um treinamento bem montado para que eles saibam o porquê do seu produto e/ou serviço existirem, quais são os pontos positivos e negativos e colha feedbacks.
Os depoimentos são a melhor maneira de você conseguir mostrar ao mercado que seu produto é bom e incentivar a compra deles, entretanto, se você não puder mostrar a quem pode lhe indicar, para expandir seu mercado, o caminho será muito mais complicado e difícil!
Mostre-se para o mercado, torne-se parceiro de quem realmente possa fazer a diferença em seu produto e depois colha os frutos. Mas lembre-se que em toda parceria, o ganha a ganha é muito importante, por isso, lembre-se de montar depoimentos e passar feedbacks de melhorias aos seus parceiros também, isso pode fazer a diferença ao negócio dele, afinal, quem melhor que você para conhecer o seu cliente?
Indicação
Depois de um teste ou um conhecimento maior do que você está oferecendo ao mercado, você tem que conquistar o seu parceiro. Não é simplesmente porque você tem o melhor produto ou melhor serviço que você será automaticamente indicado!
Tenha um time exclusivo para parcerias, onde todos sejam conhecedores de suas atividades e principalmente, de como manter um bom relacionamento com as pessoas. Conhecimento do mercado, simpatia, persistência e criatividade são os pré-requisitos mais esperados de alguém dessa área, que apesar de ser totalmente comercial, tem que saber vender seu peixe, sem mostrar, de fato, que está vendendo.
As indicações não acontecerão do dia para a noite, por isso, converse com o parceiro, mostre mais sobre a empresa, transforme esse parceiro em um “lover” de sua marca mostrando como a sua marca poderá ajudar a dele, somente assim, a parceria irá começar e daí em diante, as indicações irá nascer.
Outra atitude importante é a de recompensá-lo pelas indicações com comissionamentos e reconhecimentos. Divulgar a marca do parceiro e indicá-lo a seus clientes, também é uma boa maneira de mostrar que a parceria segue firme e forte e de render frutos a sua empresa.
Lembre-se, quanto mais pessoas falando de você, mais pessoas serão atingidas e mais impactadas elas serão pela sua marca. Monte um ecossistema de parcerias forte, com indicações recorrentes para que você se torne conhecido em seu segmento cada vez mais.
Comece de maneira nichada e vá ampliando aos poucos, até atingir os mercados que pretende. Ter um planejamento e metas de onde se quer chegar é primordial para o seu crescimento e até mesmo de seus parceiros, junto a você.
Eventos
E como conhecer ainda mais pessoas de uma maneira rápida e apropriada? Eventos! Os eventos em conjunto com parceiros são uma verdadeira estratégia matadora para quem quer contatar clientes e conquistar mercados.
Quem não é visto não é lembrado, por isso, invista nos eventos do segmento e com parceiros. Troque lista de clientes e convide todos para uma demonstração de seu produto. Esse tipo de ação só dará certo depois que você conquistar seu lugar junto ao parceiro, por isso, mostre seu interesse e como você poderá ajudá-lo a crescer.
Por fim, mostre suas vantagens
Lembre-se que por maior que a empresa seja, ela sempre quer crescer e ser líder de mercado. Caso ela já seja, ela vai quer manter essa liderança funcionando, por isso, tenha em mente que a parceria é o melhor modo de você atingir novos mercados, conquistar novos parceiros e principalmente, oferecer o que você tem de melhor para esses parceiros.
Vamos ser parceiros e fazer nosso ecossistema crescer ainda mais?