A plataforma Magento marketplace é uma das mais completas do mercado para gerenciar as vendas online. Um dos seus diferenciais é a grande possibilidade de personalização do e-commerce.
Esse diferencial, entretanto, também pode representar desafios na operação, como a integração com outras ferramentas.
O ANYMARKET é um integrador de marketplaces parceiro Magento que está sempre inovando para atender as particularidades da plataforma de e-commerce.
Recentemente, o hub lançou a funcionalidade de mapeamento de campos personalizados. O aperfeiçoamento, garante ainda mais flexibilidade e agilidade para sellers que utilizam Magento.
Neste artigo, vamos explicar como esse recurso pode impactar na sua conversão de vendas. Confira!
O que são as plataformas Magento marketplace e ANYMARKET
Quando o assunto é vendas online, a marca Magento é referência mundial. O sistema open source, em português código aberto, é um dos principais responsáveis pelo seu desempenho diferenciado.
O modelo da plataforma permite desenvolver uma loja virtual de alta performance conforme a necessidade do lojista. Com o código aberto, é possível criar soluções próprias e deixar o e-commerce exatamente como você deseja.
Já o ANYMARKET é um hub de integração que conecta marketplaces e outras plataformas para proporcionar uma gestão centralizada das vendas.
A ferramenta também automatiza os processos e oferece recursos avançados para melhorar os resultados do negócio. Com o hub integrador é possível vender em diversos canais com segurança e agilidade.
Como funciona a integração dessas ferramentas
A parceria ANYMARKET-Magento não é recente e vem se fortalecendo com o tempo. Em 2018, o hub foi o primeiro integrador do país a oferecer suporte à versão 2.0 do Magento.
Naquele momento, os clientes do integrador tiveram acesso exclusivo aos recursos mais sofisticados da plataforma.
Assim como o Magento, o ANY tem como característica o foco em inovação e flexibilidade. O hub possui uma infraestrutura robusta para atender grandes volumes de venda.
O hub atende os clientes da plataforma em dois formatos: backoffice e marketplace. Vamos entender como cada um deles funciona:
Integração ANY – Magento backoffice
No modelo de integração backoffice, toda a gestão do catálogo de produtos do seller está no Magento e os produtos são importados para o ANY. Sendo assim, as atualizações realizadas na loja são refletidas no integrador.
Os produtos importados da plataforma Magento são publicados nos marketplaces através do ANYMARKET. Seguindo o mesmo fluxo, o hub recebe os pedidos feitos nos marketplaces e exporta as vendas para o Magento.
As atualizações de faturamento e envio desses pedidos acontecem na plataforma Magento, são notificados no ANY e repassados aos canais de venda.
Integração ANY – Magento marketplace
Na integração Magento marketplace, a gestão do catálogo de produtos do seller está no ANYMARKET e os produtos são publicados em seu site Magento que atua como um marketplace.
Neste caso, as atualizações dos produtos partem do ANYMARKET e são refletidas nos anúncios dos produtos publicados no Magento.
Desta forma, as vendas são realizadas na loja Magento e importadas para o hub. No ANY os pedidos são atualizados, e os dados como faturamento e envio são replicados no Magento.
Leia também: Como melhorar as vendas em marketplace com uma integração rápida e segura
Funcionalidade de mapeamento de campos personalizados
Para atender completamente as necessidades dos sellers que integram nesses dois modelos, o ANYMARKET está constantemente lançando funcionalidades.
Esses recursos são desenvolvidos conforme a demanda dos clientes e as atualizações da própria plataforma de e-commerce.
Um dos lançamentos mais recentes do ANYMARKET para atender os clientes Magento marketplace foi a funcionalidade de mapeamento de campos personalizados.
A inovação chega para facilitar a gestão dos anúncios e dar ainda mais flexibilidade aos sellers que vendem de forma integrada no modelo que usa Magento como um canal de vendas.
Inovação para atender os sellers Magento
Normalmente, as demandas por novas funcionalidades aparecem diretamente do contato humanizado com os lojistas. É com base neste contato que são desenvolvidas as melhorias do hub.
Foi assim que a equipe de desenvolvimento do integrador detectou a necessidade de mapear informações variáveis para melhorar ainda mais a experiência de integração Magento marketplace.
Com o lançamento do recurso, todos os sellers que usam o ANY como centralizar do canal de vendas podem ter informações variáveis.
Essas informações são obtidas através de campos personalizados que o próprio vendedor pode criar dentro do hub, conforme a sua necessidade.
A funcionalidade na operação Magento marketplace
Como mencionamos, a plataforma Magento é totalmente personalizável. Para acompanhar essa personalização e sincronizar corretamente as informações dos produtos, o hub centralizador precisa mapear os campos personalizados pelo vendedor.
Antes isso não era possível e muitos campos registrados no Magento não podiam ser repassados pelo integrador para outras plataformas, como o ERP, por exemplo.
Com a nova funcionalidade, os campos personalizados podem ser mapeados e repassados de forma atualizada exatamente como está no Magento.
Agora, além dos campos padrão, o seller também pode levar para a tela de vendas do hub todos os campos criados de maneira autônoma na plataforma de e-commerce.
Isso permite mensurar informações únicas e ter uma melhor visibilidade do status de venda. Além de acompanhar falhas com maior eficiência e gerar relatórios com dados mais precisos.
Em resumo, o ANYMARKET conseguiu simplificar para o seller uma particularidade complexa do Magento e levar essa estrutura para uma tela de vendas mais clara e eficiente.