Melhorar a emissão das etiquetas de envio é um desafio para quem vende em diversos marketplaces. Afinal, ter que acessar cada plataforma e realizar o processo manualmente pode ser um trabalho lento e dispendioso.
Por isso, automatizar o processo é o melhor caminho para otimizar o fluxo logístico e ainda aumentar a produtividade da equipe responsável pela área.
Quer saber como fazer essa automatização? Vamos mostrar como o hub integrador de vendas em marketplaces ANYMARKET trabalha esse processo e como você pode usar a ferramenta para aprimorar a sua entrega.
O que são as etiquetas de envio dos marketplaces
As etiquetas de envio são documentos que devem ser colados na embalagem dos produtos vendidos pela internet para que a entrega seja feita, pelos Correios ou por transportadora.
Rotineiramente, as etiquetas de envio podem incluir as seguintes informações:
- Endereço de envio com código postal
- Dados do remente
- Natureza e peso do produto
- Número de tracking
- Data do envio
- Tipo de entrega
- Código de barras para registro pelo prestador logístico
A emissão da etiqueta de envio é o primeiro passo para ter uma entrega correta ao vender em marketplaces. Esse processo simples, que acontece logo no início do fluxo logístico, é decisivo para que tudo saia bem e o consumidor receba o produto de forma eficiente.
Quando você realiza uma venda, após o pagamento ser confirmado, o pedido é faturado e a etiqueta deve ser gerada. Logo é preciso imprimir o documento e anexá-lo à embalagem para orientar a entrega.
É a partir da etiqueta, que consta a informação de origem e destino do envio, que os prestadores de serviço logístico cumprem o ciclo de despacho e entrega do produto.
Rastreamento da entrega e satisfação do cliente
O uso desse recurso oferecido pelos canais de venda também facilita o rastreamento do pedido e a atualização do status para o cliente.
O acompanhamento da entrega e o cumprimento do prazo estabelecido impactam diretamente na experiência do usuário e na sua satisfação com a compra.
Erros podem gerar prejuízos financeiros e de reputação
Considerando tudo isso, é possível imaginar que o menor erro em uma etiqueta de envio pode resultar em prejuízo financeiro e de reputação para o vendedor.
Apesar disso, esses erros podem ser frequentes na rotina, principalmente para empresas que vendem em diversos canais e possuem alto volume de vendas.
Nesses casos, a automatização e centralização do acesso às etiquetas de envio é indispensável para o negócio seguir crescendo. Otimizar o processo melhora o resultado do fluxo logístico e diminui a carga de trabalho manual da equipe, aumentando a sua produtividade.
Automatizar etiquetas de envio dos marketplaces
Para quem busca agilidade e assertividade na emissão das etiquetas de envio dos marketplaces, a automatização é o melhor caminho.
O hub de integração de vendas ANYMARKET é um bom exemplo de ferramenta para essa função porque tem a experiência de atender mais de 2500 clientes em 7 países da América Latina.
Através da integração com os canais de venda, a plataforma centraliza a operação de vendas em um painel único e inteligente que possui inúmeras funcionalidades.
Entre essas soluções há um recurso que permite acessar as etiquetas de envio de todos os canais em que o seller atua em um só lugar. Assim, é possível agilizar a emissão e melhorar o controle do processo.
Vantagens de centralizar a emissão de etiquetas dos marketplaces
Sem utilizar uma plataforma de centralização das vendas, o seller precisa entrar no painel de cada marketplace para realizar a impressão do documento manualmente.
Com o hub integrador, esse processo é feito em um único painel e de forma mais ágil, simplificando o despacho e envio dos produtos.
Imagine que quanto mais rápido você recebe a etiqueta de envio, imprime e despacha o produto, mais rápido o cliente recebe o pedido. Com um fluxo logístico ágil, você aumenta a satisfação do usuário e melhora a sua reputação nos canais de venda.
Confira os marketplaces que integram a funcionalidade de etiquetas com o hub:
- Mercado Livre
- Americanas marketplace
- Magalu
- Shopee
- Olist
- Amazon – para pedidos DBA
- Netshoes – via Magalu Entregas
- Carrefour Envios
Emissão de etiquetas em lote e tipos de integração
Além da centralização do acesso ao documento, o hub também automatiza o processo com filtros para a seleção de pedidos e emissão em lote das etiquetas por canal de venda.
O acesso às etiquetas de envio dos marketplaces pelo painel do integrador pode acontecer de duas formas, em tela ou via desenvolvimento com a API.
Quer saber mais sobre os tipos de integração e entender o que é a API ANYMARKET? Temos um conteúdo completo sobre o tema aqui!
Em tela, é possível selecionar os pedidos aplicando filtros e exportar as etiquetas em massa. Pela API, o marketplace disponibiliza as etiquetas para o hub que automaticamente encaminha para o ERP ou a plataforma de gestão integrada, permitindo a automatização completa do processo.
Você ainda perde tempo emitindo manualmente as etiquetas de envio nos marketplaces? Entre em contato com o nosso time de especialistas, vamos ajudar a encontrar a melhor solução para você vender mais com menos esforço.