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Etiquetas de envio: como agilizar a emissão nos marketplaces com o ANYMARKET

22 de dezembro de 2022 - Atualizado em: 12 de setembro de 2024
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Melhorar a emissão das etiquetas de envio é um desafio para quem vende em diversos marketplaces. Afinal, ter que acessar cada plataforma e realizar o processo manualmente pode ser um trabalho lento e dispendioso. 

Por isso, automatizar o processo é o melhor caminho para otimizar o fluxo logístico e ainda aumentar a produtividade da equipe responsável pela área. 

Quer saber como fazer essa automatização? Vamos mostrar como o hub integrador de vendas em marketplaces ANYMARKET trabalha esse processo e como você pode usar a ferramenta para aprimorar a sua entrega. 

O que são as etiquetas de envio dos marketplaces 

pessoa colando etiquetas de envio em um pacote

As etiquetas de envio contêm informações importantes para a entrega dos produtos

As etiquetas de envio são documentos que devem ser colados na embalagem dos produtos vendidos pela internet para que a entrega seja feita, pelos Correios ou por transportadora.  

Rotineiramente, as etiquetas de envio podem incluir as seguintes informações: 

  • Endereço de envio com código postal 
  • Dados do remente 
  • Natureza e peso do produto 
  • Número de tracking 
  • Data do envio 
  • Tipo de entrega 
  • Código de barras para registro pelo prestador logístico 

A emissão da etiqueta de envio é o primeiro passo para ter uma entrega correta ao vender em marketplaces. Esse processo simples, que acontece logo no início do fluxo logístico, é decisivo para que tudo saia bem e o consumidor receba o produto de forma eficiente.  

Quando você realiza uma venda, após o pagamento ser confirmado, o pedido é faturado e a etiqueta deve ser gerada. Logo é preciso imprimir o documento e anexá-lo à embalagem para orientar a entrega. 

É a partir da etiqueta, que consta a informação de origem e destino do envio, que os prestadores de serviço logístico cumprem o ciclo de despacho e entrega do produto.  

Rastreamento da entrega e satisfação do cliente 

O uso desse recurso oferecido pelos canais de venda também facilita o rastreamento do pedido e a atualização do status para o cliente.   

O acompanhamento da entrega e o cumprimento do prazo estabelecido impactam diretamente na experiência do usuário e na sua satisfação com a compra. 

Erros podem gerar prejuízos financeiros e de reputação 

Considerando tudo isso, é possível imaginar que o menor erro em uma etiqueta de envio pode resultar em prejuízo financeiro e de reputação para o vendedor. 

Apesar disso, esses erros podem ser frequentes na rotina, principalmente para empresas que vendem em diversos canais e possuem alto volume de vendas.  

Nesses casos, a automatização e centralização do acesso às etiquetas de envio é indispensável para o negócio seguir crescendo. Otimizar o processo melhora o resultado do fluxo logístico e diminui a carga de trabalho manual da equipe, aumentando a sua produtividade. 

Automatizar etiquetas de envio dos marketplaces

Para quem busca agilidade e assertividade na emissão das etiquetas de envio dos marketplaces, a automatização é o melhor caminho. 

O hub de integração de vendas ANYMARKET é um bom exemplo de ferramenta para essa função porque tem a experiência de atender mais de 2500 clientes em 7 países da América Latina. 

Através da integração com os canais de venda, a plataforma centraliza a operação de vendas em um painel único e inteligente que possui inúmeras funcionalidades.  

Entre essas soluções há um recurso que permite acessar as etiquetas de envio de todos os canais em que o seller atua em um só lugar. Assim, é possível agilizar a emissão e melhorar o controle do processo. 

Vantagens de centralizar a emissão de etiquetas dos marketplaces

mulher embalando um pacote para envio dos marketplaces

Automatizar e centralizar o processo otimiza o tempo e aumenta a produtividade da sua equipe

 

Sem utilizar uma plataforma de centralização das vendas, o seller precisa entrar no painel de cada marketplace para realizar a impressão do documento manualmente. 

Com o hub integrador, esse processo é feito em um único painel e de forma mais ágil, simplificando o despacho e envio dos produtos.  

Imagine que quanto mais rápido você recebe a etiqueta de envio, imprime e despacha o produto, mais rápido o cliente recebe o pedido. Com um fluxo logístico ágil, você aumenta a satisfação do usuário e melhora a sua reputação nos canais de venda. 

Confira os marketplaces que integram a funcionalidade de etiquetas com o hub: 

  • Mercado Livre 
  • Americanas marketplace  
  • Magalu 
  • Shopee  
  • Olist  
  • Amazon – para pedidos DBA  
  • Netshoes – via Magalu Entregas  
  • Carrefour Envios 

Emissão de etiquetas em lote e tipos de integração 

Além da centralização do acesso ao documento, o hub também automatiza o processo com filtros para a seleção de pedidos e emissão em lote das etiquetas por canal de venda. 

O acesso às etiquetas de envio dos marketplaces pelo painel do integrador pode acontecer de duas formas, em tela ou via desenvolvimento com a API. 

Quer saber mais sobre os tipos de integração e entender o que é a API ANYMARKET? Temos um conteúdo completo sobre o tema aqui! 

Em tela, é possível selecionar os pedidos aplicando filtros e exportar as etiquetas em massa. Pela API, o marketplace disponibiliza as etiquetas para o hub que automaticamente encaminha para o ERP ou a plataforma de gestão integrada, permitindo a automatização completa do processo. 

Você ainda perde tempo emitindo manualmente as etiquetas de envio nos marketplaces? Entre em contato com o nosso time de especialistas, vamos ajudar a encontrar a melhor solução para você vender mais com menos esforço.

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