pequeno carrinho de compras sobre o teclado de um notebook
Blog

Magalu Marketplace: tudo que você precisa saber para vender

9 de outubro de 2023 | Nenhum comentário

O Magalu Marketplace se tornou uma das plataformas de comércio eletrônico mais relevantes do Brasil. O canal oferece inúmeras oportunidades para sellers que desejam expandir seus negócios on-line. 

Se você está interessado em começar nesse universo, ou mesmo se já é um vendedor experiente, este artigo é para você. Com este conteúdo, você descobrirá tudo o que precisa saber para anunciar no canal.

Vamos explicar como funciona o marketplace, esclarecer as principais dúvidas sobre o tema e deixar uma dica especial para você crescer vendendo com segurança e rentabilidade. Vamos mergulhar juntos nesse ecossistema do Magazine Luiza para você aproveitar ao máximo a plataforma!

O que é o Magalu Marketplace?

O Magalu Marketplace é uma plataforma de comércio eletrônico gerenciada pelo Magazine Luiza, atualmente, uma das maiores marcas do varejo brasileiro. 

O ambiente virtual oferece grandes oportunidades para sellers que desejam crescer vendendo on-line. Os produtos são anunciados no marketplace, que nada mais é do que o site de vendas do próprio Magazine Luiza. 

Sendo assim, além dos produtos vendidos diretamente pela empresa varejista, na página os consumidores têm acesso a uma ampla variedade de produtos de diferentes marcas e vendedores de todo o país.

O marketplace proporciona uma experiência de compra conveniente, em que os clientes podem encontrar desde eletrônicos e eletrodomésticos até roupas, acessórios, produtos de beleza, entre outros. 

Como parceiros, os sellers cadastrados no canal podem aproveitar a infraestrutura de vendas on-line, incluindo a logística, o sistema de pagamento e a exposição de produtos para alcançar um público amplo de consumidores.

O marketplace expande o catálogo de produtos disponíveis no Magazine Luiza, melhorando a experiência de compra do cliente. Ao mesmo tempo, permite que sellers de diferentes segmentos vendam seus produtos por meio de um canal grande e com alta reputação. 

Vantagens de vender no canal on-line do Magazine Luiza

Em maio de 2023, o Magazine Luiza somava quase 300 mil sellers cadastrados no seu marketplace. No primeiro trimestre do ano, as vendas no canal on-line ultrapassaram pela primeira vez o resultado das lojas físicas da empresa.

Desde o lançamento do e-commerce, a empresa vem aprimorando a plataforma e a relação com seus clientes e parceiros. Isso gera impacto direto nos resultados e também nas vantagens para quem escolhe anunciar na página.

Abaixo, listamos alguns dos benefícios de vender no canal:

Alta exposição

O Magalu é referência no varejo brasileiro, por isso vender no seu marketplace representa alcançar um grande número de potenciais clientes.

Infraestrutura logística

Sellers do canal podem usar a infraestrutura logística da empresa, incluindo serviços de entrega eficientes e confiáveis, como o fulfillment Magalu. Isso reduz a carga própria de trabalho do vendedor e melhora a experiência do cliente.

Ferramentas de marketing

Como vendedor do marketplace, é possível ter acesso a várias ferramentas de marketing e promoções, que ajudam a impulsionar as vendas e aumentar a visibilidade dos produtos.

Oportunidades de expansão

Vender no marketplace permite alcançar clientes em todo o Brasil, expandindo o alcance geográfico e, consequentemente, o negócio on-line.

Acesso a dados e insights

Na plataforma de vendas, ainda é possível acessar dados e insights sobre o desempenho dos anúncios para tomar decisões informadas sobre precificação e a estratégia comercial.

Quem pode vender no marketplace?

Para vender no Magalu Marketplace, basta ter um CNPJ, vender produtos que sejam permitidos e cumprir com as políticas do canal. A empresa segue critérios rigorosos e avalia todos os cadastros realizados para garantir a aderência dos vendedores.

Vale ressaltar que os critérios de elegibilidade e os termos de adesão podem sofrer atualizações. Por isso, é importante sempre verificar as diretrizes e requisitos vigentes no site oficial do Magazine Luiza.

Também é possível obter mais detalhes sobre os requisitos de venda através do suporte Magalu. Outra forma de ter acesso rápido e simples a essas informações é diretamente com o seu hub de integração de vendas, caso a plataforma tenha integração com o marketplace.

Parceiro Magalu Divulgador

Além do formato de vendas tradicional, para sellers, o Magazine Luiza também tem um programa de afiliados, o Parceiro Magalu. Nesta modalidade, é possível ganhar comissão ao divulgar e vender produtos anunciados no canal.

O programa é uma oportunidade de renda extra sem ter que se preocupar com toda a operação de vendas, já que não é necessário montar estoque e toda a infraestrutura de e-commerce. 

Como funcionam as taxas e comissões do canal

As taxas e comissões de venda em um marketplace são dados importantes para entender o custo de operação ao vender em um desses canais.

No Magalu Marketplace, não é necessário pagar nenhuma taxa de cadastro na plataforma. A empresa cobra apenas comissão por venda realizada, e o valor varia entre 10% e 20%, dependendo da categoria do produto. 

Como funcionam as entregas do Magalu Marketplace?

Os sellers do marketplace contam com diferentes opções de entrega, projetadas pela empresa para oferecer flexibilidade e conveniência tanto para os vendedores quanto para os consumidores.

Um dos modelos utilizados pela plataforma é o fulfillment Magalu, solução de logística completa que permite armazenar produtos nos centros de distribuição da empresa, que também se encarrega de todas as etapas da entrega. 

A modalidade ful possui algumas vantagens, como maior eficiência na logística e prazos de entrega mais curtos. Saiba mais sobre essa solução aqui neste outro artigo do nosso blog, que explica tudo sobre o tema.

Outra alternativa é manter a logística no modelo mais tradicional e utilizar transportadoras parceiras do Magazine Luiza. Essas transportadoras são escolhidas com base na qualidade e eficiência de seus serviços, garantindo uma entrega mais confiável e segura.

Pagamentos e comissões do Magalu Marketplace 

O pagamento de todas as compras realizadas no marketplace é processado pelo próprio Magazine Luiza. Após a confirmação da compra, a empresa retém o valor da venda e realiza os procedimentos de segurança da transação. Isso inclui a verificação de dados do comprador e a prevenção de fraudes.

Após a confirmação da entrega ao consumidor, a empresa realiza o repasse dos valores devidos ao vendedor. Esse repasse costuma ocorrer seguindo o cronograma de pagamento estabelecido nas políticas da plataforma.

Integração ANYMARKET e Magalu Marketplace

Sellers que desejam vender no marketplace do Magazine Luiza com ainda mais eficiência e segurança devem considerar o uso de uma ferramenta de apoio às vendas, como o hub de integração ANYMARKET, que possui a certificação diamante do Magalu.

A integração do hub com o canal de vendas facilita o processo de cadastro de produtos, atualização de estoques, controle de pedidos e outras operações essenciais. Além disso, melhora o desempenho por automatizar todos esses processos e oferecer funcionalidades com Inteligência Artificial (IA).

Através do integrador de marketplace, é possível gerenciar múltiplas plataformas em um único painel de controle. Assim, o seller é capaz de listar seus produtos, definir preços, gerenciar estoques e acompanhar o desempenho das vendas de maneira centralizada, economizando tempo e esforço. A centralização e automatização das vendas permite concentrar esforços em expandir os negócios de forma estratégica. 

Quer saber como isso é possível? Entre em contato com um consultor do ANYMARKET e descubra todas as soluções que a ferramenta oferece para você vender mais com menos esforço.

Confira também: Integração Magalu

Compartilhe esse artigo: