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Integrador de marketplace: saiba como escolher com segurança

7 de fevereiro de 2025
10 minutos de leitura

Gerenciar vendas em diversos marketplaces pode ser um desafio, especialmente quando se trata de organizar estoques, atualizar preços e acompanhar pedidos em diferentes plataformas. É aí que entra o integrador de marketplace, uma solução essencial para sellers que buscam otimizar operações e expandir seu alcance no e-commerce.

Com a automação certa, tarefas complexas e repetitivas podem se tornar muito mais simples, liberando seu tempo para focar em estratégias de crescimento. Além disso, essas ferramentas oferecem insights valiosos para decisões mais assertivas, ajudando a melhorar a performance das suas vendas e reduzir erros que poderiam prejudicar a reputação da sua loja.

Se você busca eficiência e quer escalar seu negócio sem complicações, vale a pena conhecer como um integrador de marketplace pode transformar sua operação. Continue a leitura e descubra tudo sobre essas ferramentas e como escolher a ideal para o seu negócio!

O que é um integrador de marketplace?

Também conhecido como hub para marketplace, o integrador é um software que ajuda sellers a escalarem a operação junto aos canais de vendas como Amazon, Mercado Livre, Magalu, Americanas e vários outros. Na prática, a ferramenta permite que você faça a gestão de todos os sites que atua, em apenas um lugar.

Além de se integrar com os marketplaces, permitindo a escalabilidade da operação, os integradores se conectam com outras plataformas utilizadas na gestão de um e-commerce, como ERP e ferramentas de e-commerce, de atendimento, de entregas, de repasses e de full-commerce.

O integrador de marketplace centraliza toda a sua operação em um único painel.

Ao centralizar toda a operação em apenas uma tela, o hub de integração permite que sellers atuem em diversos canais de vendas, com mais agilidade e produtividade, menos esforço e reduzindo possíveis problemas durante a operação.

Para exemplificar, é possível criar uma situação na qual um lojista que vende itens de decoração atua em diversos canais de vendas. Ele pode ter sua operação em sites mais abrangentes, como Amazon, Magalu e Mercado Livre, ao mesmo tempo que atua nos mais específicos, como MadeiraMadeira e Leroy Merlin.

Sem um integrador de marketplace, no dia a dia, ele precisa:

  • Gerenciar estoque de cada marketplace, na central do vendedor específica;
  • Realizar a gestão de pedidos de forma descentralizada;
  • Criar e editar anúncios de pedidos em cada marketplace;
  • Precificar de maneira individual em cada canal de vendas.

Tudo isso geraria um alto volume de tarefas para o time, além de demandar verificação constante, para evitar possíveis erros. Além disso, problemas de gestão podem acontecer, como vender sem estoque composto.

Quando o vendedor contrata um integrador de marketplaces, ele consegue, em apenas uma tela:

  • Gerenciar o estoque para diversos marketplaces, inclusive customizando a distribuição de produtos por canal de vendas;
  • Realizar a gestão de pedidos de maneira integrada e centralizada;
  • Criar e editar anúncios em massa, para vários marketplaces;
  • Realizar a precificação em massa, para diferentes canais de vendas.

Além disso, o hub permite que notas fiscais e etiquetas sejam emitidas de forma ágil e prática. Por fim, é possível verificar dashboards e relatórios de dados sobre a operação nos diferentes canais de vendas, contando com informações estratégicas sobre o e-commerce. 

Lojistas que possuem ferramentas de frete, de atendimento e de repasses, por exemplo, também podem conectá-las ao integrador. Assim, essas demandas também são realizadas dentro do hub, otimizando ainda mais a rotina da operação.

Logo, além de agilizar a rotina e garantir mais segurança, o integrador de marketplace auxilia na tomada de decisões, entregando dados mais relevantes para os sellers. Essas informações podem ser usadas para criação de campanhas, definição de investimentos e, evidentemente, aumento de vendas.

Dessa forma, no ANYMARKET, entende-se que o hub para marketplace ajuda a vender mais, com menos esforço e diminuindo a dependência junto aos canais de vendas!

Quais as funções de um integrador de marketplace?

Centralizar a operação é o macro do que o integrador faz. Compreender como, de forma prática, ele permite esta unificação é a grande questão. Afinal, é ao te apoiar em diferentes necessidades que o hub se torna um aliado estratégico dentro do e-commerce.

Por isso, entenda mais sobre as funções por trás de um integrador:

Gestão de pedidos

O integrador de marketplace reúne, em apenas um lugar, os pedidos de todos os canais de vendas que você atua. Conforme os consumidores convertem, o item é descontado automaticamente do estoque geral, para evitar problemas.

Além disso, o hub permite emitir notas fiscais e etiquetas, além de contar com funcionalidades para atualizações de status do pedido. Logo, centraliza o processo de durante e pós-venda em uma única plataforma.

Muito mais do que garantir agilidade e diminuir erros, um bom integrador permite visão estratégica da operação. Afinal, será possível identificar quais marketplaces mais convertem, ticket médio por canal e outras informações relevantes.

Controle de estoque

A gestão de estoque torna-se mais otimizada com um bom integrador de marketplace na sua operação.

Uma das grandes dificuldades de lojistas que atuam em multicanais é controlar o estoque, evitando furos e vendas sem produtos disponíveis no centro de distribuição. O integrador de marketplaces automatiza remoções dos pedidos após a compra ser realizada, garantindo mais organização.

Além disso, hubs robustos permitem que você customize a distribuição de itens. É possível definir exatamente o estoque disponível de acordo com o canal de vendas, investindo mais em marketplaces que trazem mais resultado para sua operação.

Criação de anúncios

O integrador de marketplace auxilia na criação de anúncios em massa, permitindo que você crie variações dos produtos. Dessa forma, a publicação de itens se torna mais ágil e menos morosa. Hubs completos permitem, ainda, que você utilize inteligência artificial para otimizar o processo.

Análise de dados

Conforme sua operação funciona dentro dos marketplaces e, automaticamente, do integrador, dados sobre sobre as vendas e demais processos de gestão de e-commerce começarão a compor relatórios exclusivos do hub.

Além de permitirem mais visibilidade sobre sua operação, os relatórios apoiam na tomada de decisões estratégicas e na expansão da sua loja junto aos canais de vendas. Ao perceber que determinado marketplace possui um ticket médio maior que outros, por exemplo, é possível concentrar mais esforços, para aumentar as conversões.

Operação segura e estável

Bons integradores possuem tecnologia para lidar com altos volumes de vendas, inclusive em situações nos quais a demanda é alta, como Black Friday. Também são estáveis e seguros, tratando os dados da sua operação com a cautela necessária.

Por que contar com um integrador de marketplace?

Um integrador de marketplace oferece inúmeros benefícios para quem vende nesses canais de vendas. A primeira vantagem é a otimização de tempo e de demandas. Ao facilitar publicação de anúncios, controle de estoque, precificação, gestão de frete e diversas outras tarefas, o hub melhora a rotina de diferentes times dentro do seu e-commerce.

Assim, é possível voltar o foco das pessoas para atividades mais estratégicas, otimizando e automatizando processos manuais e operacionais. 

Outra grande vantagem é a oportunidade de escalar as vendas. Afinal, o integrador conecta seu e-commerce com vários marketplaces, facilitando diferentes tarefas para que você foque em converter mais pessoas.

O integrador ainda fornece dados e informações sobre sua operação, que apoiam o planejamento do e-commerce, assim como a tomada de decisões. Ao ter visibilidade sobre como sua loja está funcionando nos marketplaces, você tem insumos relevantes para apoiar na gestão.

Como escolher um integrador de marketplace?

Escolher o melhor integrador de marketplaces é um passo fundamental para ter bons resultados. Afinal, o hub precisa atender às necessidades do seu e-commerce ao mesmo tempo que garante escalabilidade. Entenda mais sobre cuidados importantes para contratar uma boa plataforma:

Marketplaces integrados

Evidentemente, a primeira verificação a se fazer junto do integrador é quais marketplaces podem ser integrados pela plataforma. Afinal, você precisa garantir que os canais de vendas que pretende operar estarão disponíveis.

Além de mapear quais marketplaces estão integrados, é válido consultar com a plataforma quais outros canais de vendas estarão disponíveis no futuro, para compreender se existem chances de expandir sua operação.

Outras integrações

Além de mapear os marketplaces, vale elencar quais outras ferramentas e plataformas podem ser integradas pelo hub. Assim, você consegue conectar diferentes softwares relevantes para sua operação. 

Seu ERP, plataforma de marketing, de conciliação, de atendimento e de full-commerce, assim como outros softwares, podem ser conectados ao integrador, para que você otimize mais ainda os processos e demandas.

Selos e certificações

Integradores que atuam de maneira alinhada com as boas práticas dos marketplaces tendem a ser reconhecidos como marcas parceiras. Logo, recebem certificações dos próprios canais de vendas, que demonstram a qualidade do trabalho.

É comum que os integradores insiram estes certificados no site. Caso não esteja disponível, é válido questionar durante o processo de contratação.

Além das certificações dos marketplaces, é válido analisar se existem outros selos presentes no site. Afinal, as empresas podem conquistar outros reconhecimentos, que demonstram segurança e qualidade, como a ISO 27001.

Estes selos envolvem processos e auditorias para serem conquistados, de forma que são um exemplo de como a ferramenta atua com segurança, qualidade e estabilidade.

Estabilidade e segurança

Outro fator importante de analisar antes de contratar o integrador é o quão estável e seguro ele é. Afinal, existem momentos (como campanhas promocionais e datas comemorativas) que o volume de vendas pode ser bastante elevado. E, nesse momento, o hub precisa continuar operando, para que você continue vendendo.

A segurança do software também deve ser robusta. No integrador, haverá dados da sua operação, que são sensíveis. Logo, contar com uma plataforma de confiança é fundamental para evitar possíveis problemas.

Suporte de qualidade

Durante sua operação junto aos marketplaces e ao integrador, é comum que você precise de apoio para lidar com dúvidas, construir novas soluções e continuar evoluindo seu e-commerce. Dado esse contexto, a equipe de suporte do hub ganha destaque importante.

Investigue quais os canais de suporte e o tempo de atendimento, para contratar uma ferramenta que prestará apoio sempre que necessário. Além disso, pergunte sobre o período de implementação, para garantir que terá assistência na configuração e que a ferramenta funcionará como deve.

Funcionalidades

Por fim, é fundamental mapear quais seus objetivos com o integrador de marketplace, para contratar uma opção que tenha as funções que atenderão suas necessidades. Verifique, ainda, quais são as funcionalidades futuras do hub. Dessa forma, você analisa se terá inovações que apoiem sua operação.

O ANY é o integrador de marketplace líder na América Latina, e conta com mais de 250 integrações para alavancar sua operação. Como todo investimento, o integrador de marketplace precisa ser estudado e analisado. Aqui, no Guia do Marketplace do Blog do ANYMARKET, você confere conteúdos e informações de quem é especialista. Continue acessando e saiba mais!

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