A Black Friday no Mercado Livre é um sucesso crescente! Comparando o evento de 2015 e 2016, houve aumento de 154% no crescimento de vendas e 133% nos itens vendidos! Sem falar do incremento de ticket médio, que somou 10%!
Para se ter uma ideia da reação do público em 2016, as buscas por Mercado Livre no Google, na sexta-feira de Black Friday, tiveram um aumento de 43%. No mobile, os picos de busca foram já na quinta-feira pré Black Friday, entre as 22h00 e 1h00. Já no desktop, os picos foram na sexta-feira de Black Friday, das 10h00 às 15h00.
Para esse ano, o Mercado Livre tem como expectativa 50% de crescimento em investimento, 2.5x mais visitas do que em 2016, e o principal: vender 3x mais!
Como será a Black Friday no Mercado Livre
O esquenta começará bem forte (dependendo da sua disponibilidade de oferta), de 20/11 à 23/11 até as 17h. Então, começa a Black Friday logo às 17h da sexta (23), se estendendo pelo sábado (24). Por fim, um replay do dia 25/11 à 27/11, ao invés de Cyber Monday, já que englobará todas as categorias de produto e não só eletrônicos.
Atenção: os preços serão congelados! Se quiser começar sua participação no esquenta (20/11), o preço congelará desde então, e segue assim até o fim do replay (27/11).
Regras para a Black Friday no Mercado Livre
Existem alguns pontos que são cruciais para sua participação na Black Friday, são eles:
- Empacotar e embarcar os produtos em até 24 horas
- Disponibilizar todas as informações que o cliente precisa, desde o cadastro até a conversão. Importantíssimo incluir detalhes sobre a variação do produto, como opções de cor, voltagem, dimensões, etc.
- Adequar-se à extinção do uso de templates: a permanência de templates em seus anúncios acarretará na queda crítica de relevância.
- Priorizar um atendimento em tempo real.
- Manter uma boa reputação como vendedor.
O atendimento em tempo real é o ponto essencial para ser um destaque de vendas da Black Friday no Mercado Livre. Tenha cuidado especial com perguntas e respostas, sem se esquecer do pós venda. Durante a Black Friday, o consumidor não pergunta tanto antes de efetuar a compra por medo de perder a oportunidade. Por isso o pós-venda (mensageria) é ainda mais importante, afinal o consumidor se aflige para saber do produto comprado.
É interessante ter uma resposta automática, como “Obrigado por comprar, enviaremos seu pedido em 24h!”. Isso passa um alívio para o cliente, que se certifica de que o pedido foi recebido no sistema. Você pode cadastrar respostas para as perguntas mais frequentes pela ferramenta de Respostas Automáticas do ANYMARKET, é bem simples e disponível para clientes Mercado Livre e Via Varejo.
Os melhores produtos para ter sucesso
Assim como as campanhas estão evoluindo com cada vez mais categorias relevantes, os produtos premium ganham força como oportunidade. Veja abaixo os mais esperados para cada categoria!
Eletrônicos
- Smartphones: tenha variedade de marcas e linhas! Samsung Js/Ss, iPhones, LG, Moto, Lenovo, Asus…
- Eletrônicos, Áudio e Vídeo: importante oferecer televisores de 32” ou maiores. O Chromecast também é um campeão de vendas, e Drones estão despontando recentemente.
- Eletrodomésticos: tenha eletroportáteis campeões de venda como fritadeiras e cafeteiras. Foque também em pesados, como geladeiras, micro-ondas 30L (não só 20L), ar condicionado, etc.
- Informática: o grande campeão de vendas é o notebook/macbook. Tablets e impressoras também vendem muito bem!
- Games: a categoria como um todo tem grande potencial de venda, consoles e jogos vem ganhando muita força no Mercado Livre.
- Câmeras: Reflex e Go Pro seguem muito fortes esse ano.
Casa, decoração e brinquedos
- Móveis: trabalhar com produtos disponíveis para pronta entrega é o grande diferencial.
- Bebê e Brinquedos: a Black Fralda é uma realidade, fraldas são os produtos com maior giro da categoria. Sobre brinquedos, o consumidor aproveita a data para adiantar as compras de Natal.
- Ferramentas: trabalhar com kits, por exemplo: furadeira parafusadeira + conjunto de brocas.
- Utensílios Domésticos: aproveite a demanda de produtos com preço médio alto, como conjuntos de panelas.
Moda e Fitness
- Kits atacados: utilize kits como uma estratégia para elevar o ticket médio. Kit de roupa, produtos de beleza, maletas de beleza, kits completos (sapato + cinto + carteira), etc.
- Salão de Beleza: aproveite a demanda de produtos para salão de beleza, como eletro portáteis (secador, escova mágica, curly hair, máquina de barbear), móveis para salão, etc.
- Produtos campeões: roupas, calçadas, bolsas, relógios, acessórios, cosméticos, óculos, skate, bike e acessórios, mochilas.
Auto Partes
- Acessórios: rack e bagageiros, alarmes.
- Som automotivo: DVD, central multimídia, alto falantes, módulos.
- Peças: kit de revisão, amortecedores, freios.
- Iluminação: xênon, kit de lâmpadas.
- Acessórios de moto: capacetes, vestuário, baús.
Recomendações para uma boa Black Friday no Mercado Livre
O principal para uma Black Friday de sucesso é combinar ofertas agressivas e uma operação redonda! Portanto, tenha um bom portfólio (mix e produtos campeões), preço, estoque e busque se diferenciar pelo frete grátis! Seller, tenha em mente que a Black Friday é uma ótima oportunidade de queimar estoques de produtos de baixo giro. Oferte bons produtos das categorias recomendadas, evite miudezas como cabos USB e capinhas de celular, porém enfatize sempre aqueles produtos que estão parados. O Natal se aproxima e você não quer ficar sem estoque dos últimos lançamentos de smartphones, não é?
Em relação a sua operação, busque manter uma boa reputação no Mercado Livre, além de uma boa integração que descreva bem seus produtos. E claro, empacotar e embarcar sem demora! Lembre-se que essa etapa deve cumprir o prazo máximo de 24 horas.
Procure sempre ter o código EAN, para que seus produtos possam ser encontrados na busca do Google Shopping e Buscapé.
Atentar-se a todos esses aspectos e ter um preço bom certamente alavancará suas vendas!
E não se preocupe, o ANYMARKET está aqui para te ajudar!
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Entrevista exclusiva: André Santos, autor de SuperVendedores do Mercado Livre e Outros Marketplaces