Mulher trabalhando com logística reversa
Blog

O que é logística reversa e como funciona?

11 de julho de 2024 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
Nenhum comentário

Mulher trabalhando com logística reversa

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, 6 em cada 10 empresas estão se preocupando com sustentabilidade. Na prática, este cuidado pode acontecer de diferentes maneiras, desde a utilização de energia limpa até a aplicação de processos de logística reversa, dependendo do foco e do segmento da empresa.

A pesquisa ainda evidencia que 69% dos negócios pretendem investir mais em medidas e ações sustentáveis. As principais razões envolvem economias e melhoria da reputação da empresa frente aos concorrentes de mercado.

Além disso, os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), construídos pela ONU, também convidam as empresas a participarem ativamente do cuidado ao meio ambiente. Como exemplo, podemos citar metas como consumo e produção sustentável e energia limpa e acessível.

Como as possibilidades de aplicação da sustentabilidade nas empresas são vastos, este artigo foca em uma ação: a logística reversa. Confira mais sobre o que é, como funciona e quais suas vantagens. Boa leitura!

O que é logística reversa?

Logística reversa é o nome dado a todo o processo de recolhimento de algum produto por parte da empresa. Por isso, pode ser dividida em várias etapas, como recolhimento, transporte, armazenagem, seleção, tratamento e descarte final correto dos resíduos.

pessoas trabalhando em um galpão de logística A logística reversa deve ser devidamente organizada, para evitar problemas legais.

Por isso, envolve planejamento, organização, implementação e acompanhamento de todo o processo, para que seja feito devidamente. Assim, é possível reciclar, recuperar e, se for o caso, descartar corretamente determinados produtos.

Um exemplo claro de o que é logística reversa é o verificado com bebidas de garrafas retornáveis. Ao entregá-las vazias ao supermercado e retirar um refrigerante cheio, a marca irá coletar os cascos, tratá-los e reinseri-los no processo de comercialização.

Caso alguma garrafa esteja danificada, a marca também se responsabiliza por reciclá-la, como possível, ou descartá-la corretamente, dependendo do material.

Além disso, a logística reversa também pode acontecer quando determinado produto apresenta algum problema. Se um lote de certo alimento não está devidamente adequado para consumo, é preciso retirá-lo das lojas utilizando este processo.

Logo, é uma maneira de praticar a sustentabilidade dentro das empresas, ao mesmo tempo que também permite realizar gestões de crise. Por isso, entender mais sobre o processo é fundamental, pois pode vir a acontecer junto ao seu e-commerce.

Como funciona a logística reversa?

Agora que você já sabe o que é logística reversa, é interessante compreender quais as etapas deste processo. Afinal, ele é longo e bastante detalhado, o que é fundamental para garantir que está sendo feito corretamente.

dois homens elaborando um planejamento de logística reversa Estruturar o processo de logística reversa no detalhe é parte fundamental para que ela funcione.

A logística reversa, inclusive, possui uma fase específica de fiscalização, devido às questões legais por trás do processo. Portanto, é importante conhecer cada etapa!

Conscientização

Sem os consumidores conscientes da importância da logística reversa, será impossível aplicá-la. Afinal, parte do processo consiste na devolução, por parte dos clientes, dos produtos adquiridos.

Esta etapa também poderia ser chamada de educação. Afinal, consiste em explicar para o consumidor como sua empresa organiza a logística reversa, quais os benefícios e porque ele deve aderir ao movimento.

Para isso, campanhas de marketing são grandes estratégias. Comerciais, anúncios, posts nas redes sociais e no blog, assim como uma página dedicada ao tema, ajudam os usuários a se informarem sobre como funciona a logística reversa na sua empresa.

Além disso, vale inserir informações nos produtos, seja nas caixas ou nas embalagens. Assim, o cliente consegue visualizar rapidamente o que deve fazer para que a reutilização e o descarte dos resíduos sejam feitos corretamente.

Devolução do produto no ponto comercial

Neste momento, o consumidor se encaminha a um ponto de descarte para entregar a embalagem ao comerciante ou ao distribuidor. Depois, ela será armazenada corretamente, para ser enviada ao fabricante.

Esta é uma etapa importante porque irá medir o quanto as pessoas realmente estão realizando a logística reversa, ao mesmo tempo que precisa de organização e planejamento por parte do comerciante. Em alguns casos, o armazenamento incorreto pode tornar o produto não adequado à reciclagem.

Devolução do produto para a empresa

Em seguida, o comerciante irá encaminhar os produtos devolvidos pelos clientes para a empresa que faz a logística reversa. É importante frisar que o fabricante é o responsável pela tratativa adequada dos resíduos.

homem caminhando próximo a caminhões A devolução do item ao fabricante irá garantir que ele será devidamente tratado e encaminhado para a próxima fase da logística reversa.

Dessa forma, seja preparando o item para consumo futuro ou descartando-o corretamente, sua empresa quem irá tratar o produto, para que ele realmente tenha um destino sustentável.

O prazo para a coleta do item pelo comerciante e para a devolução para a empresa costuma variar bastante. Tudo irá depender do tipo de produto, da política de logística reversa, e do trânsito até ao fabricante.

Tratamento do produto

A penúltima etapa para compreender como funciona a política reversa é o tratamento do produto. Basicamente, ele pode ser reciclado, reutilizado ou descartado.

Na reciclagem, o item irá ser transformado em um novo produto, com uma utilidade diferente. Como exemplo, podemos citar pneus, que podem se tornar solados de sapato e até matéria-prima para construções, como calçadas e estradas.

Na reutilização, haverá o preparo do produto para que ele possa voltar às prateleiras. No caso de garrafas PET, elas precisam ser higienizadas e inseridas na cadeia de produção, para abastecimento e, depois, encaminhamento aos supermercados.

Por fim, o descarte é a opção quando o item não pode ser reciclado ou reutilizado. Ainda assim, é extremamente importante, já que, na logística reversa, isso precisa ser feito de maneira sustentável. Quando falamos sobre um alimento com lote inadequado para consumo, este é o destino correto para os produtos.

Fiscalização

Por fim, acontece a fiscalização de todo o processo. Como a logística reversa é regulamentada por lei, órgãos públicos realizam o acompanhamento das etapas, para garantir que estão de acordo com o que é definido no artigo.

Esta fiscalização pode ser feita pelo Ministério do Meio Ambiente, pelo Ministério Público e até por órgãos estaduais. Portanto, fique atento às políticas descritas na lei, para garantir que seu processo está adequado e cumprindo as obrigações existentes.

Tipos de logística reversa

Existem dois tipos de logística reversa que podem ser escolhidos pelas empresas na hora de estabelecer o processo. Conhecê-los ajudará a entender qual melhor se encaixa no seu negócio.

Pós venda

A logística reversa pós venda é aquela na qual o item é devolvido à empresa com nenhum ou pouco uso. Geralmente, este tipo de processo acontece quando o produto apresenta defeito, está impróprio para uso ou até por cancelamento da compra (por insatisfação ou arrependimento).

mulher abrindo produtos que comprou on-line É um direito do consumidor se arrepender da compra e, dessa forma, solicitar a logística reversa.

Tendo em mente que este é um direito dos clientes citado no Código de Defesa do Consumidor, é importante ter preparo para lidar com essas situações.

Se feito corretamente, a logística reversa pós venda pode restituir o valor do produto para a empresa, além de garantir que o item não será descartado de maneira indevida.

Pós consumo

Já a logística reversa pós consumo se refere a produtos devolvidos depois de utilizados pelo consumidor (como as garrafas). Neste caso, é preciso todo o processo de tratamento dos materiais, para que eles sejam aptos para reutilização ou sigam para o descarte adequado.

Logo, nesse caso, é preciso ter preparação da empresa, para que os itens devolvidos sejam devidamente tratados. Dessa forma, é possível diminuir o descarte de materiais.

A maneira mais assertiva de realizar a logística reversa pós consumo é inserir, em estabelecimentos de vendas, pontos de devolução. Dessa forma, o consumidor consegue entregar o item e já adquirir outro.

Principais vantagens da logística reversa

A logística reversa possui uma série de vantagens para empresas e para a sociedade, como:

  • Reduzir custos na produção do item
  • Desenvolvimento de processos mais sustentáveis
  • Fortalecimento da marca como sustentável para os consumidores
  • Incentivo à reciclagem, reutilização e descarte consciente
  • Utilização de menos recursos naturais pelas indústrias

Agora que você já conhece mais sobre logística reversa, pode se aprofundar em logística em marketplaces. Afinal, esses canais de vendas podem aumentar consideravelmente suas conversões e possuem políticas próprias. Confira o artigo e saiba mais!

Leia também: política de devolução Mercado Livre

Compartilhe esse artigo: