O processo de pagamento pode estar beneficiando ou acabando com a experiência de quem compra e vende no seu marketplace. Entenda.
O comércio eletrônico criou e tem criado, a cada dia, novas oportunidades para lojistas, empreendedores e grandes varejistas. Mas não são só eles que se aproveitam desse mercado. Os compradores também experimentam novas maneiras de comprar e encontram possibilidades inovadoras e diferentes. E isso tem levado as pessoas a escolherem seu e-commerce preferido por um fator que vai além preços e promoções: a experiência de compra.
Uma pesquisa realizada pela PwC, organização britânica que oferece consultorias e soluções para empresas, revelou que um a cada três clientes desiste de comprar de uma marca específica por conta de apenas uma experiência ruim.
Toda a diversidade, comodidade e facilidade oferecidas no mundo on-line dão aos consumidores algo muito importante, que deve ser considerado em qualquer estratégia de loja digital: o poder de escolha. É exatamente essa escolha que pode levá-los à fidelização a um site específico ou à decisão de nunca mais “colocar os pés lá”, deixando, inclusive, comentários negativos e reclamações que afastam outros possíveis compradores.
Por isso, considerar a experiência de compra que seu e-commerce oferece influencia diretamente suas vendas e seu faturamento.
A jornada de compra nos marketplaces
O poder de escolha dos compradores digitais se torna ainda mais real e impactante quando se trata dos marketplaces. Basicamente, eles são sites ou aplicativos que reúnem centenas de lojas no mesmo lugar, oferecendo diversos tipos de produtos e serviços diferentes. É como um e-commerce que vende tudo para todos.
Há três tipos de marketplaces: os verticais – que vendem produtos e oferecem serviços de diversos lojistas de um mesmo mercado. Um site com fornecedores só de jóias, por exemplo -, os horizontais – vendem produtos diversos, mas com uma característica compartilhada. É o caso de marketplaces que focam em produtos e serviços para um público específico, como as mulheres – e os globais – aqueles que, literalmente, vendem tudo para todos.
A preocupação com uma boa experiência é ainda mais importante em qualquer uma dessas modalidades, já que, além de atrair compradores, elas também precisam de cada vez mais vendedores, que encontrem facilidades para vender.
Por isso, quando se trata de marketplaces, é preciso uma estratégia conjunta para oferecer, além de um carregamento rápido de páginas, produtos e seções bem organizados e informações claras, soluções de pagamento satisfatórias tanto para quem compra quanto para quem vende.
Como as soluções de pagamento criam uma boa experiência no seu marketplace?
Pensando nas necessidades dos clientes e lojistas, um conjunto de ferramentas e soluções é essencial na jornada de compra e venda em um marketplace:
- Split de pagamento
Talvez a solução mais importante para um marketplace, o split de pagamento – ou divisão de pagamentos – possibilita receber e distribuir valores entre diversos grupos. Com ele, é possível já configurar o comissionamento das vendas que são do próprio site e repassar o dinheiro dos vendedores na mesma hora.
Dependendo do meio de pagamentos escolhido, essa ferramenta ainda permite personalizar as comissões e datas de recebimento dos pagamentos para cada vendedor ou prestador de serviço. Ou seja, quando uma compra é realizada, cada um recebe aquilo que foi acordado no prazo que foi acordado.
- Métodos de pagamentos diversos
Benefício tanto para quem compra, quanto para quem vende, oferecer métodos de pagamento diversos atrai consumidores, que podem pagar como desejam, e evita que os lojistas percam vendas. Aqui, vale considerar o meio de pagamento preferido dos compradores digitais: o cartão de crédito, mas também outros métodos muito utilizados, como as carteiras digitais e os pagamentos em casas lotéricas, por exemplo. Isso garante que todos os públicos encontrem o que precisam na hora de pagar por suas compras ou serviços.
- Parcelamentos diferenciados
Ainda se tratando dos métodos de pagamento, também é preciso garantir que o seu marketplace ofereça possibilidades de parcelamento que vão além do cartão de crédito, principalmente se conta com produtos ou serviços que têm um ticket médio mais alto. O boleto parcelado pode ser uma ótima escolha, já que atrai os compradores desbancarizados e cria mais uma possibilidade para finalizarem uma compra.
- Segurança nas transações
A segurança nas vendas on-line é um fator extremamente importante. Quando se fala em marketplaces, essa preocupação deve ser ainda maior, considerando que mais pessoas acabam sendo afetadas por uma tentativa de fraude ou pelo roubo de dados, por exemplo. Na hora de escolher uma solução é pagamentos, é muito importante contar com uma que possua um sistema antifraude robusto e cheio de tecnologia e ainda esteja com a certificação PCI Compliance atualizada.
Isso garante que todas as transações estão sendo realizadas com o máximo de proteção, contando com a checagem dos dados do comprador, bloqueando possíveis inseguranças e assegurando cada processo.
- Altas taxas de aprovação de pagamentos
As taxas de aprovação são um número importante para qualquer loja on-line. Elas se referem ao número de pagamentos aprovados em relação às tentativas realizadas. Quando estão muito baixas, quer dizer que diversas transações estão sendo impedidas de serem completadas por questões que podem ter a ver com erros de digitação do comprador, o próprio sistema antifraude ou tentativas de compra ilegítimas.
Por isso, é importante que sua solução de pagamentos conte com ferramentas para garantir que as taxas de aprovação estejam sempre altas. A diversidade de métodos pagamento são uma delas, já que permite que o cliente tente realizar a transação mais uma vez pagando de outra maneira. Mas também é possível contar com os links de pagamento – que podem ser enviados para um clientes que teve seu pagamento recusado – e com a revisão manual – que é uma equipe de especialistas que entra em contato telefônico para checar compras que foram definidas como inseguras pela tecnologia do sistema antifraude.
- Otimização para dispositivos móveis
Não importa quão maravilhosos sejam os preços e promoções dos serviços e produtos oferecidos no seu marketplace, se o consumidor não consegue navegar no seu site e realizar o pagamento com facilidade através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, de nada adianta. O m-commerce – vendas realizadas no mobile – tem crescido a cada dia e é preferência de boa parte dos compradores digitais. Adaptar-se a ele é quase mandatório para quem quer sucesso no mundo do e-commerce.
Aqui, também vale destacar a otimização do painel de controle do comprador, que poderá administrar suas vendas e recebimentos de um dispositivo móvel.
- Possibilidade de compras sem cadastro
Mais um fator importante: as compras sem cadastro. Uma pesquisa do Baymard Institute revelou que cerca de 34% dos compradores abandona seu carrinho e desiste de uma compra por causa da obrigatoriedade de criar uma conta no site. Possibilitar compras como convidado evita esse tipo de situação e pode, até mesmo, atrair esse público para futuras aquisições.
- Processos simples e intuitivos
Por último e, com certeza, não menos importante, compradores e vendedores procuram por processos simples e intuitivos. Por isso, garanta soluções de pagamento que facilitem ao máximo o pagamento e o recebimento de valores. Isso garante que todos os públicos do seu marketplace estejam satisfeitos com sua experiência em um ponto muito delicado: dinheiro.
Invista na experiência de pagamento do seu marketplace e venda mais
Boas soluções de pagamento podem ser exatamente o que o seu marketplace precisa para atrair mais vendedores e mais clientes, criando uma boa jornada de compra e venda para ambos, além de trazer ótimos resultados para o seu site continuar crescendo.
Garanta o sucesso do seu marketplace e de quem vende com ele com ferramentas que facilitam ainda mais o processo de pagamento e de recebimento de valores.
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