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Case ANYMARKET e Lojas RPM

13 de abril de 2021 - Atualizado em: 28 de outubro de 2022
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O segmento de decoração cresceu muito com a pandemia: conforme as pessoas passam mais tempo em casa, trazer conforto para o ambiente se tornou um desejo de muitos brasileiros. 

Quem sentiu o impacto disso foi a Lojas RPM, cliente ANYMARKET que vende móveis e decoração online há mais de 10 anos.  

A RPM é uma empresa familiar. O nome já transparece isso, sendo a sigla para os nomes de 3 irmãos e sócios: Renato, Paulo e Márcio. Os irmãos começaram as vendas estocando pequenas peças na varanda de casa, e toda a distribuição era feita com o próprio carro da família. 

Hoje, a RPM vive um cenário bem diferente. Atuam em cerca de 14 marketplaces, e todos são integrados com o ANYMARKET, exceto pela B2W. Começaram no Mercado Livre, e então foram se aprofundando no universo de e-commerce e marketplaces 

Os desafios das Lojas RPM: crescer rápido sem quebrar  

Os principais problemas enfrentados pela RPM eram: 

  • Preço 
  • Estoque 
  • Atualização de pedidos 
  • Lidar com o crescimento súbito de vendas 

Durante a pandemia, as vendas da RPM cresceram em 100% – um volume maior do que na Black Friday. Diante desse aumento brusco de vendas, a empresa estava enfrentando problemas sérios de estoque. Em entrevista ao ANY, a RPM trouxe o exemplo: “haviam 100 produtos no estoque físico, porém 200 vendas nos marketplaces”.  

Furos de estoque geram um enorme descontentamento aos clientes, e isso foi levando a RPM a perceber que precisava urgentemente trocar de hub para uma opção mais robusta, que trouxesse mais segurança. Era necessário um hub que atendesse as expectativas diante do crescimento de vendas. 

No Mercado Livre em específico, canal por onde já vendem há mais de 10 anos, todo o processo de cadastro e vinculações era feito na plataforma do MeLi, porém atualmente isso não pode ser feito. Buscavam um hub em que perdessem a menor quantidade de anúncios possível, pois é um canal de venda forte para a RPM, e que tem dificuldade de associação. 

Com o ANYMARKET, as vendas acontecem sem perigos 

A decisão estava feita, era hora de trocar de hub. O maior receio era repetir a experiência ruim: ter problemas com atualização de preços, estoque furando, perda de anúncios… Tudo isso gerava um transtorno muito grande, e a RPM não queria passar novamente por isso. 

Hoje, a RPM pode confiar no estoque, tem dados que apoiam decisões na hora de precificar, e contam com diversas funcionalidades exclusivas para vender bem no Mercado Livre. 

Quer passar pela mudança da RPM? Fale com a gente! 

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