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Como expandir um negócio físico para a internet e vender em todo o país? Conheça o case da Gut Gut

22 de junho de 2023 - Atualizado em: 29 de novembro de 2023
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A internet está cheia de oportunidades para quem deseja começar uma empresa e vender online. Porém, para empreendedores que já têm um varejo físico, expandir o negócio para a internet pode ser desafiador.

Se por um lado esses vendedores contam com toda a estrutura de base do negócio, por outro é necessário adaptar processos e romper as barreiras de visibilidade para chegar ao consumidor online. 

Foi justamente buscando vencer esses desafios que os gestores da varejista Gut Gut decidiram apostar na venda em marketplaces. A virada de chave foi decisiva para expandir o seu e-commerce.

A empresa atua há quase 30 anos no segmento de artigos infantis e conseguiu ampliar suas vendas, que estavam limitadas a três cidades do Rio de Janeiro, para chegar a clientes de todo o país.

Qual foi o caminho para alcançar esse objetivo? A modernização do negócio com a implantação de tecnologia para vender online de forma automatizada e integrada. 

Siga a leitura para conhecer essa história de sucesso. Quem sabe você encontra as respostas para também começar a expansão do seu negócio com segurança e rentabilidade.

A Gut Gut e o seu objetivo de expandir o negócio físico para a internet

A Gut Gut é uma empresa familiar que atende clientes de três cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro. Focada no nicho de artigos infantis, a empresa trabalha com mais de 10 mil produtos que estão disponíveis em sete lojas físicas.

Apesar de ter mais de três décadas de experiência no varejo, a expansão para o e-commerce sempre foi um desafio. Segundo Rodrigo Trindade, gerente de e-commerce da empresa, as tentativas de fazer decolar a loja online começaram há alguns anos, sem sucesso.

Entretanto, em 2020 a demanda de consumo online gerada pela pandemia de COVID-19 deixou clara a urgência de investir na expansão para a internet. 

Naquele momento, a empresa aproveitou o impulso do mercado, buscou uma plataforma de loja virtual e encontrou a solução ideal na Shopify. Rodrigo explica que havia pressa em colocar a loja no ar e que esta ferramenta tinha a implantação mais rápida.

O objetivo inicial estava cumprido e a loja online, com marca própria da Gut Gut, estava rodando. Entretanto, depois do pico de vendas da pandemia, a empresa não estava conseguindo manter a loja virtual lucrativa.

Além de ter um custo operacional alto, o e-commerce não atingia a visibilidade esperada. “As lojas virtuais são limitadas, dependem de um trabalho de divulgação forte. Estávamos trabalhando com marketing digital, mas tínhamos dificuldade de alcançar um público qualificado e o custo de conversão era alto”, conta o gestor.

Uma nova solução: vender em marketplaces para vender mais

Há cerca de 3 anos, com a implantação da Shopify e a flexibilidade da ferramenta, a Gut Gut conseguiu concretizar a sua loja virtual. Ainda assim, o resultado de vendas online não era o que a empresa esperava.

“Apesar de ter o e-commerce, seguíamos vendendo para quem conhecia a loja, consumidores que já eram clientes da loja física. Então, vimos que o ANY anunciou integração com a Shopify e era o que precisávamos”, conta Rodrigo.

A implantação de um hub integrador, em novembro de 2022, foi a segunda etapa de modernização das vendas. Esse passo adiante permitiu ampliar a visibilidade dos produtos e potencializar o alcance da marca.

“Com o ANY furamos a bolha e começamos a vender para clientes que não conhecem a marca e nem iriam conhecer se não fosse desta maneira. Hoje em dia vendemos para um consumidor do Ceará, por exemplo, que é um cliente que jamais compraria da Gut Gut”.

O potencial dos marketplaces ao expandir um negócio físico para a internet

O gerente de e-commerce da Gut Gut conta que, pelas suas primeiras experiências com as vendas online, inicialmente a empresa pensou que o seu público, aquele das lojas físicas, talvez não consumisse pela internet.

As lojas físicas possuem um enfoque popular e trabalham com um ticket médio baixo, atingindo metas com o alto volume de vendas. Ao levar os produtos para a internet, essa lógica precisava ser reproduzida no e-commerce.

Foi com a estratégia de vendas em marketplaces que os gestores descobriram que havia demanda de mercado para seus produtos. As oportunidades estavam, principalmente, em grandes marcas do varejo como Magazine Luiza e Americanas.

“Outra vantagem do marketplace em relação à loja virtual própria é que ali o cliente busca pelo produto, ele já sabe o que quer, gerando um potencial favorável à conversão”, explica Rodrigo.

Para dar conta da demanda de pedidos nos novos canais de venda, além de investir em estrutura tecnológica, a Gut Gut soube usar a seu favor o que tinha de vantagem por ser uma empresa com experiência no varejo físico, a estrutura.

Aproveitando o seu depósito central e um sistema de logística próprio, que atende as lojas físicas, a empresa conseguiu reduzir os custos da operação online. Ter essa base sólida, também ajudou na expansão do negócio. 

Integração e automatização das vendas pelo ANYMARKET

Depois de ter uma boa experiência com a ferramenta Shopify, a Gut Gut tinha expectativas para a implantação do hub ANYMARKET. Afinal, as duas plataformas são parceiras e já possuem integração, o que facilitou o processo.

Segundo Rodrigo, ao começar a rodar a operação nos canais de venda pelo integrador o tempo de resposta em vendas foi surpreendente. “Quando fizemos a loja virtual demorou a entrar vendas, por um tempo nada acontecia. Com o ANY, esse tempo foi curto”.

O que mudou com a operação integrada?

O ANYMARKET é um integrador robusto e também flexível, que se adapta à demanda do cliente. Para Rodrigo, o principal benefício do hub para a sua operação é a gestão única de diferentes canais de venda.

Considerando que a Gut Gut espera atingir um grande volume de vendas para ter rentabilidade, a oferta de muitos produtos em diferentes canais é essencial. Porém, esses dois fatores aumentam muito a complexidade da operação.

Atualmente, a empresa possui quase 4 mil itens anunciados nos principais marketplaces do país e a gestão das vendas acontece de forma automatizada. “O ANY foi fundamental para enriquecer os anúncios e enviar os produtos para diversos marketplaces de uma só vez. Ele permite fazer um movimento único”.

Apenas alguns meses da integração com o hub, o gestor reconhece que ainda há muito o que ajustar e crescer, mas afirma estar satisfeito com o resultado. “Para nós, ter conseguido vender na Americanas, no Magalu, na Shopee e ter um ritmo de pedidos constante já é impressionante”.

Encontrar a forma certa de expandir as vendas do varejo físico para a internet é essencial para ter sucesso na estratégia de e-commerce. Também é indispensável contar com ferramentas especializadas que conhecem o mercado e apoiam a operação.

Ainda não está obtendo resultados com o e-commerce? Já vende em marketplaces, mas ainda não está tendo resultados? Você pode estar perdendo grandes oportunidades! Entre em contato com os especialistas em vendas em marketplaces do ANYMARKET, basta clicar no banner abaixo e preencher o formulário.

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