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Tendências para e-commerce 2017: chatbots

29 de dezembro de 2016 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Mesmo em compras online, os consumidores gostam de sentir que estão fazendo negócio com pessoas. Por isso, atendimento de qualidade e prontidão na hora de resolver problemas e esclarecer dúvidas podem fazer a diferença na venda de um produto.

Nos últimos anos, os e-commerces têm aumentado o número de canais de comunicação para atender consumidores. Telefone, e-mail e Whatsapp já são formas comuns de atendimento, mas uma ferramenta que promete conquistar ainda mais espaço em 2017 é a de chatbots.

Embora os chatbots não sejam novidade no mundo do comércio eletrônico, o interesse neste tipo de ferramenta cresceu significativamente em 2016: segundo o Google Trends, o termo tornou-se mais relevante a partir de abril deste ano e tem se mantido como uma tendência geral.

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Se no passado os chatbots causavam hesitação, hoje, com o avanço tecnológico, seu uso é cada vez mais eficiente; um ótimo exemplo é a Siri, chatbot da Apple. Para 2017, a expectativa é que essas ferramentas cheguem a versões ainda mais otimizadas: segundo a CB Insights, o investimento de empresas de tecnologia no desenvolvimento de chatbots tem se expandido nos últimos meses.

Caracterizados especialmente por serem uma forma de interação automatizada que mimetiza uma conversa com humanos, os chatbots podem ajudar a poupar tempo e investimento em equipe – uma vantagem especialmente atraente para pequenos negócios.

No e-commerce, os chatbots são alternativas mais personalizadas e interativas do que os FAQs tradicionais. Além disso, essas ferramentas podem atender o consumidor a qualquer momento e em tempo real, seja dia ou noite, dia útil ou feriado.

Os chatbots podem ajudar a esclarecer dúvidas quanto ao processo de compra, formas de pagamento, produtos específicos, frete e entrega de forma rápida e simples, garantindo prontidão no atendimento e aumentando as chances de fechar uma venda.

Aplicando chatbots em seu e-commerce

Embora o avanço nas tecnologias de chatbots ainda sejam esperados, você já pode começar a estudar a aplicação desta tendência em seu e-commerce. Confira algumas dicas para usar chatbots em 2017:

1. Pesquise e teste ferramentas. Há várias formas de implementar chatbots ao seu e-commerce desde já. Pesquise ferramentas e faça testes para descobrir o que funciona melhor com seu modelo de negócio.

2. Guarde as conversas. A melhor maneira de fazer melhorias e deixar esse serviço cada vez melhor para o consumidor é avaliando o funcionamento. Salve todas as conversas para analisar possíveis erros e identificar soluções.

3. Na pós-venda, prefira atendentes reais. Embora os chatbots sejam alternativas eficientes para esclarecer dúvidas sobre um produto ou o processo de compra no pré-venda, apostar em atendentes reais para questões de pós-venda é mais indicado.

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