A Black Friday é um dos eventos mais esperados do ano no varejo online. A sexta-feira de promoções intensifica o consumo e promete um elevado número de vendas, fazendo a alegria de consumidores e lojistas.
Que o evento tem um imenso potencial você já sabe. Mas, o que a Black Friday pode fazer pelo seu e-commerce? Que metas e objetivos a data pode te ajudar a conquistar? Aumentar o volume de pedidos não é o único objetivo possível para o lojista participante do evento: as vantagens podem ir além.
Saiba no que a Black Friday pode ajudar o seu e-commerce e prepare-se para o evento!
A Black Friday é uma ótima oportunidade para queimar estoque. Aproveite o clima de promoções e a alta procura dos consumidores para vender a preços mais baixos os produtos que você não quer mais estocar. Coleções antigas e produtos sazonais são ótimos exemplos de itens que podem ter sua venda impulsionada no evento.
Os produtos de baixo giro nem sempre são aqueles que você quer “limpar” do estoque - podem ser também itens de preço mais alto, lançamentos que ainda não caíram nas graças do público ou produtos de nicho. Aproveitar o tráfego intenso e as promoções para chamar a atenção do consumidor pode ser uma ótima estratégia para potencializar a venda desses produtos.
Durante a Black Friday, milhares de consumidores navegam por diversos e-commerces e marketplaces em busca das melhores promoções. Com todo esse público ativo, você tem uma ótima chance de criar novos contatos e conquistar novos clientes.
É possível encarar o evento como uma oportunidade de chegar a um novo cliente e fidelizá-lo no futuro, fazendo com que ele volte a comprar com você em outras datas. Se esse for o objetivo, estratégias como vender um produto com baixa margem de lucro, por exemplo, podem fazer todo o sentido para atrair compradores e depois nutrí-los, incentivando novos pedidos.
Quem já compra com você não deve ser esquecido durante a Black Friday. Além de aproveitar o evento para conquistar novos clientes, esse pode ser um ótimo momento para fortalecer o relacionamento com os clientes antigos.
Selecione suas melhores ofertas e envie diretamente para sua base de clientes fiéis ou pense em ações exclusivas para esse público. Assim, você mostra ao cliente que ele é valorizado e consegue cativar ainda mais aqueles que fazem compras na sua loja durante todo o ano.
Além de tudo isso, é válido ressaltar: na Black Friday, você pode vender muito mais. Se o seu objetivo é simplesmente alavancar o volume de vendas e aumentar o número de pedidos, você vai encontrar esta oportunidade durante o evento - afinal, a data concentra uma grande quantidade de consumidores focados em realizar compras. Oferecendo promoções reais e boas condições, o evento tem tudo para ser um sucesso para seu e-commerce.
Não deixe o planejamento para a última hora! Saiba como se preparar para a Black Friday atuando nos marketplaces com nosso e-book gratuito.