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Como destacar seus produtos dentro de um Marketplace?

23 de julho de 2015 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Quem trabalha com e-commerce sabe que anunciar em marketplaces pode ser bem trabalhoso. Esses “shoppings virtuais” são vitrines para uma imensa variedade de produtos de muitas lojas online.  Encontrar uma forma de destacar seu produto em meio a todos os demais é fundamental para atrair novos clientes.

O AnyMarket sabe que essa tarefa é complicada e trouxe algumas dicas para te ajudar a destacar seus anúncios nesses sites e vender mais e melhor.

Por isso, se você está investindo, ou pensando em investir em marketplaces, confira as dicas que encontramos no site profissional de e-commerce:

Destaque os seus produtos com belas fotos

Fato é que a vitrine virtual é composta por boas fotos dos produtos. Em um marketplace, então, as fotos dos produtos tornam-se um grande diferencial. Por isso, se você vai expor e vender seus produtos em um marketplace, saiba que estará competindo com várias outras lojas que, muitas vezes, venderão exatamente os mesmos produtos que o seu negócio. Por isso, destaque-se.

Aqui vão algumas dicas:

• Cuidado com o plano de fundo. Use fundo branco para destacar o produto e não o que há em volta dele;
• Não economize na qualidade das imagens, use sempre fotos HD;
• Aposte em uma posição diferenciada do seu produto, focando em detalhes e, principalmente, fazendo diferente dos seus concorrentes;

Seja claro ao descrever os seus produtos e a sua loja

Além das fotos dos seus produtos, tenha um cuidado especial com a descrição destes produtos. É essencial que o seu cliente entenda exatamente o que está lendo, comparando com as fotos e, dessa forma, se decidindo pela compra. Deixe claras informações como dimensões, materiais e funcionalidades, por exemplo.

Em um marketplace, onde vários lojistas competem pela atenção e pela venda, é essencial ter uma boa descrição da sua loja ou a famosa “descrição do vendedor”.

Para isso, deixe claras as suas especialidades, missão, visão e valores, a política da sua loja e outras informações relevantes. Avaliações positivas e depoimentos de clientes satisfeitos também contam, pois ajudam a construir uma boa reputação.

Ofereça algo a mais

O seu produto é bom? Excelente, mas saiba que isso será apenas um dos fatores analisados pelos compradores na hora de escolher a sua loja virtual dentro do marketplace. Por isso, para se destacar é preciso oferecer algo a mais.

Pode ser um frete menor ou uma entrega mais rápida do que as demais, uma embalagem para presente diferenciada ou um cupom de desconto para a próxima compra: pense fora da caixa e não apenas venda. Conquiste o seu cliente, fidelizando-o e gerando mais receita.

Mais do que produtos, venda experiências!

Sim, para ter sucesso em um marketplace você precisará contar a história dos seus produtos, da sua marca e, dessa forma, cativar seu o seu potencial cliente.

Quando você conta uma história, cria empatia com o público e pode conquistá-lo antes do seu concorrente e, convenhamos, em um shopping virtual isso fará toda a diferença na hora de fechar a venda!

Capriche no pós-venda

Você conseguiu atrair o olhar do consumidor e vender para ele, ganhando dos demais lojistas virtuais do marketplace, ótimo. Missão cumprida? Claro que não! O processo de venda no e-commerce não acaba quando o cliente resolve “passar o cartão”.

Por isso, lembre-se de que o atendimento e o pós-venda são essenciais. Será através deles que você mostrará para o comprador que ele fez uma excelente escolha.

Mas como fazer isto? E-mails transacionais são um excelente ponto de partida, por isso, informe ao cliente quando o pedido dele foi concluído, quando o pagamento foi aprovado, o status de envio, etc. Não deixe de fazer pesquisa de satisfação também.

Aproveite este momento para pedir para que este comprador avalie a compra, dando uma nota sobre o seu produto e serviço. Isso ajudará a sua loja e os seus produtos a se destacarem em meio a diversas marcas e outras lojas.

Em caso de experiências negativas, o que contará será a forma como você lidará com o problema. Seja cortês com o seu cliente, entenda o que levou a acontecer o problema e, principalmente, resolva-o o mais rápido possível. Tenha em mente que o problema resolvido de hoje será o cliente satisfeito de amanhã.

Por fim, nossa dica de ouro é: capacite-se! Não deixe de estudar, de se atualizar sobre as tendências, as novidades do mercado e como surfar na crista dessa onda.

(crédito do conteúdo: profissionaldeecommerce)

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