Se você está buscando como melhorar as vendas em marketplace possivelmente está focado em crescimento. Considerando isso, queremos ir direto ao ponto.
Para crescer você precisa atuar em vários canais de venda e usar plataformas que garantam uma operação sincronizada, segura e estável.
Quando falamos em plataformas, nos referimos a diversos sistemas que atuam de maneira conjunta.
Ou seja, se você quer crescer vendendo em marketplaces, não basta ter apenas um ERP ou uma plataforma de vendas online.
Integrar e centralizar a operação é indispensável para escalar resultados e consolidar o negócio online. Mas como acontece essa integração e por que o uso de plataformas melhora as vendas?
Vamos responder essas duas perguntas e falar sobre a implantação plug and play.
O método é utilizado pelo hub ANYMARKET e garante que a integração dos sistemas aconteça de maneira rápida e eficaz.
Afinal, para quem vende online perder tempo é perder dinheiro, certo?
Estratégia de e-commerce focada em crescimento
O crescimento recente do e-commerce no Brasil impulsionou tendências como a venda em marketplaces. Conforme dados do relatório Webshoppers, Ebit/Nielsen, em 2020 as transações por esses canais aumentaram 52% em relação ao ano anterior.
Os marketplaces são plataformas ideais para atuar no comércio eletrônico sem precisar investir em uma estrutura de loja virtual.
Para quem já tem ecommerce próprio, os shoppings virtuais também podem ser interessantes para ampliar as vendas e dar mais visibilidade ao negócio.
Com o potencial de expansão oferecido por essas plataformas, chega um momento em que você precisa criar uma estratégia focada em crescimento.
Receber muitos pedidos e não conseguir atender a demanda é um problema que, seguramente, irá colocar o seu negócio em risco, concorda?
É nesse contexto em que surgem dúvidas sobre como aproveitar o contexto propício e ao mesmo tempo sustentar o crescimento.
A verdade é que não existe uma fórmula exata. As estratégias podem ser diferentes para cada negócio.
Porém, há um ponto que é comum a todas as empresas online. Esse ponto é a necessidade de ter uma estrutura de gestão robusta que acompanha o crescimento das vendas.
Melhorar as vendas em marketplace integrando com ERPs e plataforma
Diante dessa realidade precisamos pensar em integração. Ter um hub integrador que centraliza vendas e a gestão do negócio é o caminho ideal para quem quer crescer nos marketplaces.
A plataforma de vendas online permite concentrar em um único painel os pontos mais importantes da operação de vendas, automatizando grande parte dos processos.
Ao escolher um hub que também integra com ERPs e outras plataformas, você garante uma gestão totalmente centralizada. O resultado disso é um maior controle do processo para escalar o negócio de forma organizada e segura.
Implantação rápida e simplificada – afinal, tempo é dinheiro
Se você está pensando no crescimento do negócio ou já está vivenciando isso no dia a dia, quer dizer que as coisas andam bem.
Essa percepção pode gerar insegurança ao pensar em migrar a operação ou implantar um novo sistema, é natural.
Leia também: Conselho de um implantador: Como obter sucesso na integração com marketplaces?
Porém, insistir em soluções que não conseguirão sustentar o crescimento das vendas pode ser fatal para o seu negócio online.
Contar com uma infraestrutura de sistemas robusta e estável é imprescindível para alavancar as vendas em marketplaces sem riscos.
A implementação dessa estrutura não precisa representar uma dor de cabeça. Um bom exemplo disso é o processo de implantação plug and play do ANYMARKET.
O método é utilizado com clientes que já possuem alguns sistemas ERP como Bling, Tiny e Onclick. Integrações via plataformas como Loja Integrada, Tray, Vtex e Magento também contam com a implantação ágil.
Fluxo de integração via ERP
Toda integração de vendas possui um fluxo específico de acordo com o sistema utilizado. Esse fluxo determina a dinâmica da operação no dia a dia e indica a sua agilidade e eficiência.
No caso dos sellers que usam ERP para vender em marketplaces, esse processo acontece com menor automatização e maior esforço manual.
Na imagem abaixo podemos entender melhor esse fluxo.
Nesse tipo de integração com marketplaces, um dos maiores desafios é atender as especificidades de cada canal.
Isso ocorre porque o ERP é um sistema focado na gestão da empresa como um todo. Ou seja, engloba diversos processos e a integração com marketplaces é uma delas.
Esse é um dos pontos que o hub de integração melhora na operação. Ao integrar o hub via ERP você poderá automatizar o registro de produtos em diferentes plataformas.
Além disso, o hub integrador amplia as possibilidades de integração com marketplaces e a capacidade de atender um grande volume de pedidos com efetividade.
Você deve considerar o impacto do volume de pedidos na operação através do ERP. Esse é um fator determinante para entender a necessidade de integrar o sistema a um hub centralizador.
O ANYMARKET é considerado o hub dos grandes players devido a sua infraestrutura robusta que garante o atendimento muitos pedidos com segurança e estabilidade.
Fluxo de integração via plataforma de ecommerce
Diferente dos sistemas de gestão ERP, as plataformas de ecommerce são aplicações mais robustas.
Nesse caso o fluxo ganha um pouco mais de automação, principalmente no cadastro de informações dos anúncios em diferentes canais. Confira na imagem abaixo:
Entretanto, para quem usa esse tipo de sistema para vender em marketplaces, ainda há um desafio de controlar os estoques.
Essa dificuldade aparece principalmente com a demanda de pedidos pendentes e pagamentos que entram através de diferentes canais de vendas.
O sistema não oferece um controle realmente apurado de todos os canais de vendas.
Sendo assim, pode ser difícil disponibilizar 100% do estoque em todos os canais porque será necessário ter uma reserva técnica para evitar prejuízos.
Com base nisso, podemos dizer que as plataformas de ecommerce são ideais para quem deseja usar os marketplaces apenas como complemento de vendas da loja virtual própria.
Se o que você deseja é saber como melhorar as vendas em marketplace com eficiência, a resposta pode estar na centralização da operação.
Através do painel do ANYMARKET, por exemplo, você tem maior controle do estoque e de todo processo logístico.
Como acontece a implantação com o ANYMARKET?
O ANYMARKET entende que para o vendedor qualquer tempo perdido pode significar prejuízo. Por isso, desenvolveu um método simples e rápido de implantação do integrador via ERP e outras plataformas.
A implantação plug and play é ideal para quem quer centralizar e ampliar a estrutura de operação. Para isso, o processo é feito diretamente com o ERP ou plataforma de vendas.
No entanto, para que o método seja viável é necessário usar um dos sistemas que já estão integrados com o ANYMARKET. O hub possui um ecossistema formado por dezenas de integrações com marketplaces, ERS e outras plataformas.
Suporte exclusivo de implantação para saber como melhorar as vendas em marketplace
Como o ANYMARKET consegue oferecer um método de implantação ágil, eficaz e seguro? Um dos pontos cruciais do processo está no suporte exclusivo da empresa.
Ao escolher realizar a implantação rápida o cliente é acompanhado por uma equipe especializada. Essa equipe auxilia em todo o processo de integração e segue ao lado do cliente no dia a dia das vendas.
A intenção é diminuir ao máximo a insegurança do lojista quanto às mudanças na operação. No vídeo abaixo a Líder Técnico de Suporte, Blivia Guion Storto, explica como funciona o suporte da empresa. Confira!
Com implantação rápida através de ERPs e plataformas e um suporte especializado em ouvir você para encontrar soluções, é possível agilizar a integração e começar imediatamente a melhorar as vendas em marketplace.
O método também é ideal para quem quer melhorar a operação a tempo de aproveitar datas como a Black Friday. Mesmo que o evento esteja chegando, se você puder implantar plug and play poderá aproveitar as melhores oportunidades de vendas.
Leia também: Bling Integrações