Equipe de trabalho ao redor de um computador.
Blog

O que é integração de sistemas e quais seus benefícios?

19 de julho de 2021 | Nenhum comentário

Durante o fluxo de trabalho de um negócio, contar com soluções tecnológicas que facilitem a gestão empresarial, que impactem no aumento da produtividade e que auxiliem na redução de custos é fundamental. Com isso em mente, entender o que é integração de sistemas pode ser o primeiro passo para contar todos esses benefícios. 

integração de sistemas é uma das tecnologias indicadas para quem desejar automatizar e centralizar a gestão, reunindo dados eletrônicos em tempo real em um mesmo painel. 

Neste artigo, explicamos o que é um sistema de integração, seus principais benefícios e ferramentas que auxiliam na hora de conectar diferentes softwares. Continue a leitura e confira! 

O que é integração de sistemas? 

Como o próprio nome sugere, a integração entre os sistemas consiste em reunir diferentes programas e softwares, já utilizados pela sua empresa, em um mesmo lugar. Por meio de um integrador, você centraliza e automatiza todos os dados do seu negócio.

Três funcionários analisando dados em telas de computadores.

O integrador de sistemas centraliza diversas informações do seu negócio.

Caso você trabalhe, por exemplo, com programas para gestão de estoque, de pagamento, de clientes e de atendimento, é possível, com sistemas integrados, conectar todos eles para analisar a troca de dados em um mesmo lugar, evitando trabalhar com muitas guias e perda de informações. 

Investir nessa tecnologia permite que os processos da sua empresa sejam automatizados. Quando determinada pessoa atualizar os dados sobre um cliente, por exemplo, os outros profissionais conseguirão ver a alteração logo em seguida. 

Dessa forma, a integração de sistemas é uma maneira de inserir a tecnologia no seu dia a dia, contando com programas que melhorem a gestão e tragam inúmeras vantagens à sua empresa. 

Benefícios na integração de sistemas 

Um sistema de gestão oferece benefícios para todos os membros da equipe, facilitando o trabalho e aumentando a produtividade do time. Separamos as principais vantagens da implementação dessa tecnologia: 

Otimização de processos 

Trabalhos manuais e que tomavam muito tempo da equipe são automatizados. Assim, tocar os processos se torna mais simples, já que você otimiza as maneiras de preenchimento e o local de acesso. 

A otimização de processos resulta, ainda, na redução de tempo, visto que os colaboradores conseguem fazer as atividades mais rápido e acessá-las de maneira facilitada. 

Centralização de dados 

Com o integrador de sistemas, é possível centralizar as informações de diferentes softwares em apenas um lugar. Assim, a gestão de dados da sua empresa é otimizada e fica mais organizada. 

Pessoa anotando em prancheta com papéis, com notebook ao fundo.

Com o integrador, você centraliza seus dados em apenas um lugar.

Centralizar as informações também facilita o trabalho da equipe, que acessa os dados de forma mais rápida, já que eles ficam todos reunidos em um programa central. 

Integração entre as áreas 

Reunindo as informações sobre os clientes, os atendimentos, as vendas, o estoque, entre outros, você garante que as áreas estarão integradas. Assim, elas podem usar dados e insights de outros setores para ter ideias de ações. 

Aumento da produtividade 

Com a centralização das informações, atividades são feitas agilmente e liberam tempo de produção da equipe. Dessa forma, o trabalho se torna mais produtivo. 

Além disso, o time passa a ter disposição para lidar com outras atividades, com cunho mais estratégico.  

Redução de falhas de comunicação 

Reunindo as informações no mesmo lugar, a comunicação fica mais simples e assertiva. Afinal, qualquer colaborador pode conferir atualizações em um relatório, por exemplo, com poucos cliques. 

Homem e mulher de trabalho em escritório, olhando para notebook.

O integrador de sistemas diminui falhas de comunicação entre a equipe.

Isso influência diretamente na eficiência da empresa, pois a redução de falhas de comunicação também diminui problemas de gestão ou falta de informação. 

Diminuição de erros 

Acessar informações com mais facilidade significa ter todos os dados acessíveis e entendíveis a qualquer momento. Logo, a redução de erros é um resultado de melhores alinhamentos entre todos os envolvidos na equipe. 

Segurança de dados 

A segurança de dados é uma preocupação comum entre lojistas e empresários. Sistemas de integração contam com confidencialidade nas informações, garantindo proteção para sua empresa. 

Impactos da pandemia na digitalização 

Para além dos benefícios citados, a necessidade de digitalizar e de levar tecnologia para as empresas de maneira segura e assertiva é uma realidade acelerada pela pandemia de Covid-19. 

Segundo levantamento feito pela IBM, seis em cada dez empresas aceleraram seus projetos de digitalização no último ano. Ademais, 51% dos empresários entrevistados afirmam que a implementação de tecnologias em seu processo se tornou uma prioridade. 

Homem e mulher sentado à mesa de trabalho, digitando no notebook.

Com a pandemia de Covid-19, a digitalização das empresas foi grandiosamente acelerada.

Já dados reunidos pela Valor Econômico, revista do Globo, demonstram que a pandemia resultou em uma crescente digitalização, ao mesmo tempo em que incumbiu, aos empreendedores, a necessidade de desenvolver resiliência e visão de futuro. 

Nesse sentido, o sistema de integração se alinha diretamente com os dados acima. Além de digitalizar diversas áreas da sua empresa, o software permite que todos acessem as informações sobre o negócio. 

Dessa forma, é possível retirar insights para rodar ações e trabalhar sua visão de futuro para que a empresa continue crescendo.  

Wevo: integração de sistemas 

Está pensando em contratar um integrador de sistemas e não conhece nenhuma opção? A Wevo é uma possibilidade! A plataforma é desenvolvida para orquestrar dados e APIs, conectando diferentes softwares em apenas um lugar. 

Com a Wevo, você pode contar com soluções de acordo com o setor, com seus objetivos e com os softwares que quer integrar. Dessa forma, a plataforma se adapta às necessidades de quem a contrata. 

No que tange aos setores de atuação, a Wevo possui atuação especializada para as áreas de finanças, de indústria, de tecnologia e de varejo. Atualmente, mais de 200 programas podem ser integrados na ferramenta. 

ANYMARKET: integrador de marketplaces 

ANYMARKET é um hub de integração para marketplaces que reúne, no mesmo lugar, os dados em relação a seus diferentes canais de vendas. Dessa forma, empreendedores que trabalham com lojas virtuais e outras plataformas de conversão podem visualizar suas informações em apenas um software. 

Homem bebendo café e mexendo no notebook.

O ANYMARKET centraliza seus canais de vendas em um só lugar.

Com o integrador de marketplaces, você consegue analisar seus canais de vendas, acompanhar conversões, organizar seu estoque, traçar estratégias de frete e de precificação, simplificar a rotina, otimizar tempo e aumentar seus resultados. 

Além disso, o ANYMARKET pode ser integrado com diferentes plataformas digitais, para facilitar a análise de resultados.  

A partir da parceria entre ANYMARKET e Wevo, os dados do seu negócio ficarão completamente organizados e visíveis para a equipe. No ANY, você conecta seus canais de vendas. Já no Wevo, você integra o ANY e todas as outras plataformas.  

Dessa forma, sua gestão fica estruturada de ponta a ponta. Contar com ambas as ferramentas significa investir em uma operação estável, segura e estratégica. 

Case prático da Technos 

Para ilustrar como o ANYMARKET e a Wevo funcionam de forma integrada e complementar para ajudar diferentes empreendedores, conversamos com Carla Cristhine da Silva Schimidt, colaboradora do grupo Technos. 

Segundo Carla, desde que ela integrou a equipe da Technos, duas grandes vantagens apareceram no processo, que beneficiaram o estoque e o cadastro de produtos da marca. 

Em relação ao estoque, ao integrar o ANYMARKET na Wevo, foi possível estabelecer diferentes regras para os canais de vendas de forma estratégica. Assim, determinada porcentagem de produtos armazenados ficava disponível para a loja virtual, e o restante era distribuído nos marketplaces cadastrados no ANY. 

Outro ponto de vantagem foi o cadastro de produtos, que antes era realizado via planilha no ANYMARKET. Com a ajuda do Wevo, eles conseguiram puxar os produtos automaticamente do ERP e cadastrá-los no ANY. 

Atualmente, nome, descrição, categoria, especificação, e outras informações acerca do item são enviados para o ANYMARKET – e, automaticamente, para os marketplaces – de forma automática. 

Entendendo o que é integração de sistemas e os benefícios por trás da tecnologia, fica evidente que a digitalização das empresas impacta diretamente no crescimento dos negócios. 

Portanto, investir em tecnologia é fundamental. Quer conhecer mais sobre o ANYMARKET e modernizar sua marca? Clique na imagem abaixo e acesse nossa página! 

Clique para acessar a página de contato do ANYMARKET.

Compartilhe esse artigo: