Mulher com cartão de crédito na mão e fazendo compras na Black Friday pelo notebook
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Black Friday: 6 dicas para potencializar as vendas nos marketplaces em 2023

27 de julho de 2022 - Atualizado em: 27 de julho de 2023
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Mulher com cartão de crédito na mão e fazendo compras na Black Friday pelo notebook

A Black Friday é um evento imperdível para quem trabalha com e-commerce. Por isso, é fundamental começar a planejar a operação de vendas previamente para conseguir atingir os melhores resultados.

Se você já atua no segmento, sabe que nos últimos anos os desafios cresceram na mesma proporção que as oportunidades, pois a expansão do comércio eletrônico no Brasil aumentou o peso do evento para os vendedores.

Considerando esse contexto, se você deseja ter uma operação de vendas segura nos marketplaces, precisa preparar o evento com um planejamento minucioso e com antecipação.

Em 2020, esses canais de venda apresentaram um crescimento muito acima da média do e-commerce brasileiro, e sua tendência segue sendo de expansão. Neste artigo trazemos alguns dados sobre a última edição da Black Friday, em 2022, e dicas valiosas para você planejar a campanha de 2023.

Aliás, planejamento é um dos pilares básicos de uma Black de sucesso, e nós também vamos falar sobre isso. Confira!

banner para vender com segurança

Black Friday: o contexto do evento no Brasil

A Black Friday nasceu há muitos anos nos Estados Unidos, onde a data é uma grande tendência de vendas após o Dia de Ação de Graças. O feriado acontece sempre na última quinta-feira de novembro, seguido pelo evento promocional na sexta-feira.

No Brasil, a data começou a ser realizada pelo varejo em 2010, e a adesão dos comerciantes aumentou a cada ano. 

Devido ao isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, 2020 marcou a explosão do comércio eletrônico no país. Naturalmente, a Black Friday foi impactada pelos novos hábitos de compra do brasileiro.

Naquele ano, as vendas do e-commerce na Black tiveram um crescimento de 31% em relação ao período anterior. O faturamento do setor na data ultrapassou os R$ 5,1 bilhões, conforme dados da Neotrust/Compre & Confie.

Dados gerais da Black Friday 2022 no e-commerce

cliente comprando como vender na black friday pela internet

É impossível falar em Black Friday sem voltar um pouco no tempo e analisar o cenário dos anos anteriores. Em 2020, como já mencionamos, o e-commerce mundial passou por um crescimento inesperado.

Depois da expansão daquele ano, em 2021 o evento aconteceu em um contexto econômico conturbado. Havia uma forte pressão inflacionária, redução na renda familiar e muitas incertezas.

O contexto gerou especulações e dividiu a opinião dos especialistas, inclusive, com previsões de encolhimento no volume de vendas. De fato, os resultados foram mais tímidos do que no ano anterior, mas não podem ser considerados negativos.

Conforme relatório da consultoria Ebit|Nielsen, o faturamento do e-commerce apresentou crescimento de 5% na comparação com 2020.

Por outro lado, o volume de pedidos teve uma queda de 9%. Especialistas avaliam que o aumento no ticket médio das vendas pode ter sido resultado da inflação, que, mesmo com as promoções, aumentou os preços dos produtos.

Em 2022, novamente havia uma série de dúvidas sobre os possíveis resultados da campanha promocional. Era ano de eleições, Copa do Mundo e muitos movimentos econômicos no Brasil e no mundo.

Realmente esses eventos afetaram o evento, que acabou com queda de 28% no faturamento do e-commerce em comparação com o ano anterior, segundo relatório da consultoria Neotrust.

Ranking de e-commerces mais visitados na Black Friday 2022

A empresa especializada em inteligência de dados Cortex realizou uma análise da exposição e acesso aos e-commerces brasileiros durante a semana da Black Friday 2022.

Conforme o resultado do estudo, a Americanas ficou em primeiro lugar, seguida pela Amazon, Apple, Casas Bahia e Magazine Luiza. Aqui vale ressaltar que quatro das cinco marcas que lideraram a pesquisa permitem a venda em seus marketplaces.

Expectativas para 2023

Apesar do cenário econômico desafiador dos últimos dois anos, as expectativas para a Black Friday 2023 são boas. Uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pelo instituto Ipsos mostrou que 7 em cada 10 brasileiros pretendem fazer compras na data.

O estudo também indicou que o segmento de moda é o que tem maior perspectiva de crescimento, segundo a intenção de compra dos entrevistados. O material completo sobre a pesquisa pode ser acessado neste link.

Como potencializar vendas no evento usando os marketplaces

Levando em consideração o cenário desafiador do evento e o mercado cada vez mais competitivo do e-commerce, os lojistas precisam pensar em formas de tracionar as vendas para aproveitar o evento ao máximo. 

O grande objetivo da Black Friday é oferecer descontos realmente atrativos ao cliente, mas chamar a atenção de um consumidor é sempre um desafio. Por isso, os marketplaces são ferramentas importantes para acelerar as vendas na data. 

Na Black Friday, muitos consumidores buscam essas páginas para conseguir ofertas ainda mais vantajosas. As campanhas dos canais de vendas são intensas, e o público já espera por elas.

Se você quer saber como aumentar as vendas na Black Friday, saiba que essa dinâmica potencializa consideravelmente a visibilidade dos sellers.

Há alguns anos, grandes marcas, como Mercado Livre, Magazine Luiza e Casas Bahia, estão apostando em uma estratégia de extensão do evento. Sendo assim, os descontos da Black começam a aparecer já nos primeiros dias de novembro.

Quem chega ao mês preparado para o evento, pode aproveitar oportunidades ao longo de todo o período, potencializando os resultados. Cupons de desconto, parcelamento facilitado e campanhas de frete grátis costumam ser grandes para os consumidores.

Leia também: Como enriquecer o seu catálogo nos marketplaces para vender mais

6 dicas para vender mais na Black Friday

1. Foco no catálogo de produtos e suas especificações

Primeiramente recomendamos organizar todos os produtos que estão em sua Curva A. Dessa forma, você poderá manter o foco nesses itens e colocar em prioridade para importar à plataforma de marketplace. 

O cadastro dos produtos e suas especificações são muito importantes. Faça títulos claros, informativos e com os principais dados do produto. Evite texto muito comercial e com muitas qualidades, já que os clientes sabem identificar um produto que não fará tudo o que foi informado. 

Adotar essa prática ajuda no aumento da relevância do anúncio no Google, trazendo ainda mais pessoas interessadas no seu nicho de venda. 

Um bom produto precisa de uma boa imagem, certo? Por isso, trate sempre de tirar fotos com a melhor resolução e qualidade possível. O ideal é trazer diferentes ângulos para evitar que o produto chegue ao cliente sem que ele tenha claro o que foi anunciado.  

Quando entrar na parte do enriquecimento do seu anúncio, coloque o máximo de especificações técnicas. Isso ajuda a tirar dúvidas que seu cliente terá na hora da decisão da compra. 

2. Analise os produtos mais desejados

Outra boa estratégia, ainda pensando em produtos, é avaliar as categorias de produtos que costumam ter mais vendas na data. 

Um estudo feito pelo Google nos dias anteriores a Black Friday de 2022 revelou que os produtos mais procurados pelos usuários eram dos seguintes segmentos:

  1. Celulares;
  2. Eletrodomésticos;
  3. Artigos esportivos;
  4. Games;
  5. Eletrônicos.

Após o evento, um relatório da Confi Neotrust revelou o ranking das categorias com maior volume de vendas:

  • Eletrodomésticos: 17,9%;
  • Eletrônicos: 15,3%;
  • Telefonia: 14,7%;
  • Moda e Acessórios: 6,2%;
  • Informática: 6,1%.

Na pesquisa sobre ticket médio, o ranking ficou da seguinte maneira:

  • Moda e Acessórios: 14,5%;
  • Beleza e Perfumaria: 11,4%;
  • Alimentos e Bebidas: 7,2%;
  • Ar e Ventilação: 6,2%;
  • Utilidades Domésticas: 5,4%.

Acompanhar métricas, indicadores e tendências é uma boa maneira de planejar a operação e estabelecer estratégias para o evento.

3. Estoque e preços merecem atenção

É imprescindível pensar no estoque para vender na Black Friday. Leve em consideração que a data tem alta demanda e que, na maioria dos marketplaces, há uma trava de importação. Sendo assim, evite deixar um estoque com poucos produtos. 

Pense também em programar uma redução de valores para ser um diferencial nas ofertas durante o evento. Lembre-se que de forma alguma você deverá aumentar os preços antes para depois diminuir no evento.  

Isso gera uma falsa impressão de desconto. Essa forma de venda é fácil de ser reconhecida e causa má impressão em sua loja, ocasionando perda de credibilidade para os seus clientes em potencial. 

Quer saber como ter lucro em marketplaces configurando regras de preços com assertividade? Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre o tema.

4. Verifique o cálculo do frete e deixe a integração pronta

Como vender na Black Friday e não ter problemas com o frete? Aqui a dica principal é entrar em contato antecipadamente com seu integrador de marketplace e deixar tudo pronto.

Manter a planilha de frete da sua loja atualizada para a data é essencial. Assim, é possível evitar incidentes e garantir o comprometimento de entrega com os clientes.

Além disso, com antecipação, você consegue negociar melhor com fornecedores, conseguir melhores preços e otimizar os seus custos de entrega.

5. Não basta vender na Black Friday, você precisa pensar em pós-venda

Acompanhar a operação em tempo real, atualizar o status dos pedidos e inserir a Nota Fiscal é fundamental para ter tudo sob controle e fazer o repasse das vendas.

A sua organização também torna mais eficiente o acompanhamento do processo pelo cliente e garante um pós-venda de qualidade. O planejamento fará com que o evento aconteça sem imprevistos e erros.

6. Pense em estratégias para se destacar

Pense em como vender na Black Friday se destacando nos canais de venda. Considere que todos os vendedores estarão se preparando para oferecer promoções.

Use alavancas de vendas nos seus anúncios e ofereça diferenciais como frete grátis e descontos exclusivos para o evento. Outras ideias de benefícios para os consumidores são:

Uma boa estratégia para ser efetivo na estratégia de atração dos clientes é averiguar quais são os produtos com maior taxa de procura nos marketplaces em que você anuncia. 

Você pode usar ferramentas como o Google Trends para fazer essa investigação ou, ainda, apostar em sites especializados com dados e pesquisas de mercado.

Como vender na Black Friday com 100% de eficiência

homem e mulher comemorando vender na black friday

Independente das expectativas do mercado para a Black Friday, você sempre pode fazer um bom planejamento e aproveitar de forma estratégica o potencial da data promocional.

E quando começar a pensar nesse planejamento? Quanto antes melhor! O ideal é aproveitar o balanço do evento anterior para avaliar o que não saiu como planejado. Primeiro, busque insights para o ano seguinte e trace as suas metas.

Além dos pontos básicos, como estoque, precificação e logística, você precisa pensar na infraestrutura da operação. Para isso, ter ferramentas que apoiam o crescimento das suas vendas é vital para uma campanha estável e eficaz.

Tendências para vender mais nos marketplaces

Outro ponto importante no planejamento de como vender na Black é observar as tendências do segmento. Para quem vende em marketplaces, ter agilidade e segurança é cada vez mais importante.

Planejar as ações com antecedência e pensar em longo prazo também são práticas que tornam a estratégia mais assertiva.

Propósito, personalização, transparência e engajamento

Falando em tendências do e-commerce de maneira geral, é possível perceber que os consumidores não mudaram apenas os hábitos de consumo. A internet gerou uma demanda maior por transparência, propósito e humanização do atendimento, e ter consciência disso é essencial para quem quer saber como vender na Black Friday com maior eficiência.

Uma pesquisa global da empresa Deloitte apontou que 25% dos consumidores deixariam de consumir um produto ou serviço quando a marca age apenas em favor próprio. 

Conforme o estudo, essa nova percepção foi potencializada durante o momento de pandemia. Ou seja, na hora de realizar uma compra, o cliente prioriza a transparência e a experiência de compra.

Como acompanhar as tendências para vender mais na Black

Não podemos esquecer que a Black Friday é um dos eventos que mais representa o e-commerce. Na data, as marcas encontram uma oportunidade de alavancar as vendas enquanto os clientes aproveitam promoções imperdíveis.

Porém, os descontos, ainda que sejam protagonistas, não são os únicos elementos importantes no sucesso das vendas. A percepção do cliente quanto à compra segue a mesma de todo o ano, então você precisa estar atento ao mercado.

Por exemplo, comentamos que o atendimento humanizado e ágil é uma das principais tendências do comércio eletrônico, assim, na Black Friday, você não pode se esquecer dessa demanda.

É importante ter preços e condições de compra atrativos e especiais para o evento. Entretanto, também é fundamental que não haja furo de estoque, atrasos na entrega e falhas no atendimento ao cliente.

Automatização de processos e otimização das vendas

Digamos que você acompanhou as principais tendências para o segmento, fez o seu planejamento antecipado e, agora, precisa começar a ativar a campanha da Black.

Possivelmente, a sua principal preocupação será quanto ao funcionamento do plano traçado, certo? A sua operação precisa estar preparada para o grande volume de pedidos esperado. Tudo precisa estar rodando para que não ocorram falhas, e o caminho ideal para isso é a automatização dos processos.

Quem vende em marketplaces sabe que a gestão das vendas nos diversos canais é um grande desafio. Em datas com grande volume de vendas, esse desafio é ainda maior.

Por isso, você precisa otimizar a sua operação se deseja ter uma Black de sucesso, desde o recebimento do pedido até o pós-venda.

Como está a sua operação atualmente? Você sente que o seu negócio está preparado para fazer a melhor Black Friday dos últimos tempos?

Garanta um evento com 100% de eficiência automatizando desde já a sua operação. Fale com um dos especialistas do ANYMARKET, podemos te ajudar com as melhores soluções para vender em marketplaces.

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