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Como utilizar serviço de entregas para conquistar novos consumidores e fidelizar seus clientes

21 de junho de 2019 | Nenhum comentário

Fornecer produtos de qualidade com ótimos preços, ter um bom relacionamento com os clientes e oferecer uma ótima experiência de compra podem ser um excelente atrativo para o consumidor. 

 Porém, é importante lembrar que a satisfação dos consumidores não está ligada somente a esses pontos. 

 Se seu negócio não possui um bom serviço de logística, o investimento em todo o restante poderá ser em vão. 

Se você enfrenta problemas na entrega dos seus produtos, você está lidando com dois fatores. 

 A expectativa do seu consumidor e sua operação em si.  

Após adquirir um produto online, a principal expectativa do consumidor passa a ser o recebimento desse produto. Por isso, é importante ter uma operação de logística bem estruturada e que atenda aos diferentes cenários dos consumidores.   

Aumentando as opções, você acaba corrigindo problemas relacionados às entregas, pois cada consumidor tem sua preferência. 

 Investir em opções de custo e modalidades de entrega faz com que o prazo fique de acordo com a expectativa de quem escolheu.  

Um bom exemplo é o caso de consumidores que não se importam em pagar um valor mais alto para receber o seu produto dentro de um prazo menor. Nesse caso, o serviço de entrega rápida acaba gerando uma ótima experiência. 

 Para os clientes que não têm pressa em receber o produto, vale a pena oferecer um frete mais em conta, mesmo que o prazo seja maior.  

Lembrando que mesmo tendo uma operação de logística estruturada, seu negócio precisa também contar com bons parceiros, que garantam que o processo de entrega irá atingir bons índices no nível de serviço e poucas ocorrências de atrasos, avarias e/ou extravios. 

 Outro ponto é encontrar um parceiro que forneça o rastreamento dos pedidos, dando visibilidade ao tracking do pedido. 

Considerando uma geração imediatista, onde as informações estão disponíveis na palma das mãos, os consumidores cada vez mais buscam informações e ficam ansiosos por elas. 

 Por isso, oferecer essa opção de rastreio poderá gerar uma experiência agradável para fidelização do cliente e até gerar novas conversões. 

Utilize ferramentas que valorizam a experiência do consumidor 

Hoje no mercado há opções de ferramentas que oferecem esse serviço e te ajudam a melhorar a experiência do consumidor ansioso para receber os seus produtos. Esse acompanhamento é automatizado e o consumidor recebe notificações a cada mudança de status do pedido. 

 Essa tecnologia pode ajudar também na redução de devoluções e novas tentativas de entregas, o que reduz os custos de frete e atendimento ao consumidor.  

Comentários positivos sobre as entregas dos produtos vendidos pelo seu negócio também dão destaque a ele. 

 Uma boa reputação do seu serviço de entregas influencia em novas compras e para os consumidores que vivenciam uma boa experiência, o medo de realizar uma compra futura não será um problema. Já o contrário pode fazer com que consumidores deixem de adquirir algum produto que já estavam interessados e além disso, prejudicar a reputação da sua empresa como um todo. 

É importante conquistar seu consumidor 

A conquista do consumidor pode ser algo difícil à princípio, mas um bom investimento na qualidade dos seus serviços de entregas pode ser um ótimo aliado. 

 Além disso, se seu negócio possui uma boa operação logística, um aumento na demanda de pedidos não impactará nos prazos prometidos.  

Vale lembrar que os problemas com as entregas podem ocorrer. Nesses casos, o mais importante é a transparência e um bom atendimento na resolução dos problemas

 Essas atitudes também aumentarão o índice de fidelização dos clientes, melhorarão o relacionamento do seu negócio com eles e impulsionarão as conversões. 

Conclusão 

Estruturar uma operação de logística e investir em ferramentas que te ajudem a melhora-la, influenciarão diretamente a satisfação dos seus clientes. Quanto mais otimizado seu serviço de entregas for, maiores serão as possibilidades dos seus clientes terem uma boa experiência de compra e voltarem a fazer negócios com a sua empresa.  

Sobre a autora

Amanda Lobo estuda Ciências Econômicas na Universidade Estadual de Maringá e faz parte do time de Parcerias do ANYMARKET, atuando como Executiva de Parcerias.

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