Depois de toda a preparação e expectativa para a Black Friday, é hora de conhecer os resultados do evento!
Neste ano, o potencial de vendas da data se confirmou e o desempenho de vendas rendeu boas notícias para empreendedores de e-commerces de vários segmentos. Ainda que o faturamento total do comércio eletrônico tenha sido menor que o previsto pela E-bit, o resultado ainda foi de crescimento em relação ao ano passado.
Para os lojistas que utilizam o ANYMARKET para integrar suas vendas em marketplaces, o evento de promoções também foi um grande sucesso, com crescimento expressivo no volume de vendas.
A seguir, selecionamos os principais dados da Black Friday 2016 – tanto para os clientes ANYMARKET quanto para o mercado geral de e-commerce. Confira!
Dados da Black Friday 2016 para clientes ANYMARKET
Os clientes do ANYMARKET tiveram um desempenho de vendas excelente durante todo o período entre a Black Friday e a Cyber Monday. De forma geral, houve crescimento tanto no número de pedidos quanto no faturamento.
1. O número de pedidos cresceu 450%
Em comparação com 2015, o volume de pedidos foi 4,5 vezes maior em 2016 – crescimento que representa mais de 450% para os clientes do ANYMARKET.
No final de semana de promoções, o volume de pedidos recebidos foi 340% maior que em datas comuns. Já o aumento no faturamento foi de 363% nas vendas gerais.
2. As vendas da Cyber Monday cresceram 81%
A Cyber Monday mostrou sua força nos resultados deste ano. Comparando as vendas do evento à média de vendas das últimas segundas-feiras de cada mês, o crescimento foi de 81%. O desempenho superou até mesmo dias fortes como o sábado e o domingo após a Black Friday.
3. Processamos 12 pedidos por segundo
Nos momentos de pico de vendas nos marketplaces, o Hub ANYMARKET conseguiu processar um alto número de pedidos. Em um pico de transmissão, 1805 pedidos foram processados em apenas 2,5 minutos, gerando 12 pedidos por segundo.
Dados da Black Friday 2016 do e-commerce em geral
No geral, o comércio eletrônico teve um bom desempenho na sexta-feira de promoções, mostrando que a Black Friday se consolida cada vez mais no calendário do varejo brasileiro. Confira os dados apurados pela E-bit:
4. O faturamento foi de R$ 1,9 bilhão
O resultado das vendas da Black Friday 2016 foi um faturamento de R$ 1,9 bilhão para o e-commerce – número 17% superior ao registrado em 2015. Já o tíquete médio cresceu 13% em relação ao ano anterior, chegando a R$ 653.
5. O número de consumidores ativos subiu 17%
Com 2,23 milhões de pedidos feitos no varejo virtual, o número de consumidores ativos cresceu: 1,955 milhão. O crescimento no número de consumidores ativos em relação a 2015 foi de 17%.
Além disso, o evento trouxe novos consumidores para o mundo do e-commerce. Do total de consumidores ativos, mais de 281,2 mil pessoas aproveitaram a Black Friday para fazer compras pela internet pela primeira vez.
6. Eletrodomésticos foi a categoria de melhor desempenho
Neste ano, a categorias de produtos que mais se destacou tanto em volume de pedidos quanto em faturamento foi a de Eletrodomésticos, seguida por Telefonia/Celulares.
Confira o ranking de categorias mais vendidas de acordo com o número de pedidos:
1º – Eletrodomésticos
2º – Telefonia/Celulares
3º – Moda e acessórios
4º – Eletrônicos
5º – Informática
Confira o ranking de categorias de acordo com o faturamento:
1º -Eletrodomésticos
2º -Telefonia/Celulares
3º – Eletrônicos
4º – Informática
5º – Casa e Decoração
Quer aproveitar todo esse potencial de vendas na Black Friday de 2017? Então, conheça as integrações do ANYMARKET e invista no Hub que te ajuda a ter mais sucesso em grandes eventos do varejo!