A movimentação do e-commerce no Dia dos Pais está crescendo: o faturamento na data cresceu 12% em 2016 e alcançou a marca de R$ 1,76 bilhão, com cerca de 4 milhões de pedidos contabilizados. Os clientes ANYMARKET registraram um aumento de 15% no volume de pedidos. Como este é um evento que engloba diversos segmentos, é preciso apostar em campanhas e comunicações criativas para se destacar em meio à concorrência.
Um levantamento realizado pelo Google mostra que o consumidor está mudando de hábito: O brasileiro está aprendendo a pesquisar e comparar preços com mais antecedência. O consumidor começou a buscar por presentes de Dia dos Pais já no início de julho.
“O que vemos é um padrão de comportamento, o brasileiro começa a pesquisar por produtos mais caros antes da decisão de compra e recorre ao meio online para entender o produto que vai comprar”, afirmou o líder em Insights do Google, Diego Venturelli.
Comece agora a preparar seu e-commerce. Nós te ajudaremos com algumas dicas!
Experiência de compra
Invista em experiência de compra! Capriche no pós-venda, crie cupons de desconto exclusivos, ofereça brindes e disponibilize a opção de receber o pedido embalado para presente.
Nos últimos 15 dias, o site Cuponomia registrou uma alta de 10% na quantidade de cupons de desconto retirados pelo site para produtos do setor masculino e de artigos esportivos. O portal reúne ofertas para compras e-commerce.
Segundo a empresa, os cupons de desconto podem gerar uma economia de até 20% no valor dos presentes do Dia dos Pais. Em 2016, os consumidores retiraram mais de 40 mil cupons de desconto no site para a data comemorativa.
Produtos em foco no e-commerce
Em 2016, as categorias mais vendidas foram Moda/Acessórios, Livros, Telefonia/Celulares, Eletrodomésticos, Cosméticos e Perfumaria/Saúde.
Analisando as categorias mais procuradas até o final de julho, a de uso pessoal obteve destaque. O brasileiro demonstra forte interesse na categoria de varejo para o mês de agosto.
Assim, os produtos em foco para o Dia dos Pais são:
- Smartphones;
- Roupas e perfumes;
- Calçados esportivos;
- Poltronas;
- Relógios.
Invista na criação de kits de produtos especiais e trabalhe com itens de maior apelo ao público masculino.
Atenção para a entrega
“Na semana do Dia dos Pais quando muitas varejistas não conseguem mais entregar presentes no dia, crescem as buscas por horário de atendimento, telefones, condições de entrega”, disse Venturelli.
Os filhos querem chegar ao almoço de domingo com o presente nas mãos! Não deixe de pensar nas suas estratégias logísticas para conseguir oferecer bons prazos e entregar os pedidos a tempo.