Ter um e-commerce vem se tornando uma alternativa cada vez melhor para lojistas ou pessoas que querem abrir um negócio online de forma segura, prática e com boas chances de sucesso. Porém, para que ele seja realmente tudo que você espera, é preciso alguns investimentos de tempo e de estudo, como é o caso do SEO.

No texto de hoje, vamos entender melhor o que é o SEO para e-commerces e sugerir ferramentas que vão facilitar sua vida nesse processo – que sejam gratuitas e descomplicadas. Confira o que separamos mais abaixo!

O que é o SEO para e-commerce?

O SEO, como muitas pessoas já sabem, é a sigla para Search Engine Optimization que significa na sua tradução literal: otimização para os mecanismos de busca. Ou seja, o SEO nada mais é do que uma série de ferramentas e técnicas capazes de fazer com que um site fique melhor posicionado em buscadores, como o Google.

No caso de um e-commerce, isso é ainda mais importante, afinal, ser visto significa vender mais. Uma analogia simples é a de ter uma loja de produtos incríveis em uma rua escondida. A ideia do SEO é justamente fazer com que a sua marca chegue a quem importa, que são seus potenciais clientes.

Ferramentas Gratuitas para o SEO do seu E-commerce

Agora que explicamos de forma simples o que é o SEO para e-commerce, vamos sugerir algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a melhorar a otimização do seu site e trazer melhores resultados. Veja nossa lista com as 5 principais:

  • Seoquake: essa ferramenta é, na verdade, uma extensão do Google Chrome, o que a torna simples e intuitiva de ser instalada. Basta ir até a aba extensões, digitar seu nome na busca e fazer a instalação na hora. Ela é bem simples e interessante e tem algumas funcionalidades básicas, como medir a força de uma palavra-chave de forma automática – apenas digitando-a no Google. Além disso, ela é ótima para verificar algumas páginas, saber sua autoridade e indexação nos mecanismos de busca. Ela é mais indicada para posts em blogs e fichas de produtos. Por ser gratuita, vale a pena experimentar!

 

  • SEMrush: já a ferramenta SEMrush necessita de um cadastro, que pode gerar uma conta gratuita para funcionalidades mais básicas. Com o SEMrush, é possível fazer a verificação de palavras-chave, criar um projeto e rastrear até 10 páginas por dia. É possível também fazer o upgrade para uma versão paga, porém, a gratuita ajuda bastante quem está começando ou tem apenas um site para administrar.

 

  • Majestic: Quem trabalha com SEO já sabe a importância dos backlinks para uma estratégia. Saber se esses links são de boa qualidade e também qual a quantidade deles é essencial para traçar os próximos passos. E o Majestic faz exatamente isso: mapeia os links que estão apontando para um site e ajuda a determinar quais deles são de boa procedência ou não.

 

  • SEO Power Suite – O SEO Power Suite é um link assistant, que trabalha em Windows ou Mac. Sua versão gratuita é mais básica do que a paga, que oferece relatórios completos de análise e histórico de trabalho. Porém, é possível fazer análises rápidas em uma quantidade limitada de páginas, o que pode auxiliar quem não tem muitos sites para trabalhar ao mesmo tempo. Quem se interessar pela versão paga, a licença é comprada apenas uma vez, o que garante seu baixo custo.

 

  • http://www.siteliner.com: O Site Liner é uma ferramenta totalmente online, que permite fazer uma espécie de escaneamento do seu site e definir sua estratégia SEO a partir do resultado. Com ela, é possível ver possíveis falhas, links quebrados, duplicidade e outras informações técnicas bem interessantes.

 

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