Existem várias ações que você pode tomar para fazer sua loja virtual crescer e vender mais. Mas, além disso, o sucesso da sua marca no mercado também é importante.
Por isso, no post de hoje você vai ficar por dentro das funcionalidades essenciais que o seu e-commerce precisa ter para atingir o sucesso!
Plataforma de e-commerce de qualidade
Quando o assunto é o sucesso da sua loja online, é essencial falar sobre a plataforma de e-commerce. Plataformas mal elaboradas ou duvidosas podem gerar uma série de problemas para você e o seu negócio.
Para obter um bom desempenho na sua loja virtual, ter uma plataforma de e-commerce bem equipada é um dos pontos fundamentais. Além de garantir a modernização do seu comércio, ela reduz custos.
Template e personalização
Para o sucesso da sua loja virtual é preciso que você invista em personalização. É necessário levar em conta funcionalidade do template escolhido, assim como a reação de seus clientes diante dele.
O template é uma funcionalidade muito importante para o sucesso, já que ele é a parte visual do seu site, é por ele que seu cliente identificará sua marca e encontrará o produto que quer comprar.
Uma das principais vantagens de se escolher um template é a praticidade, pois ele facilita na construção do site, levando em consideração o produto que será vendido. E, além disso, é muito mais barato optar por um template pronto do que encomendar um do zero.
Outra integração que seu e-commerce tem que ter é um gestor de temas e templates integrado!
O design de uma loja virtual deve ser levado em consideração na hora de montar um E-commerce, pois a aparência da loja pode afetar sua credibilidade, dar confiança à um provável cliente e, até mesmo, atrair visitantes.
Por isso, é interessante que a sua plataforma ofereça várias opções de temas e cores personalizáveis em sua loja virtual.Por exemplo, na plataforma de e-commerce da iSET há o gestor de temas, em que com ele você consegue salvar o layout atual de sua loja virtual em um novo tema, fazer testes e voltar para o tema salvo que desejar.
Marketplaces
Essa ferramenta é uma estratégia de marketing e venda que lhe permite economizar e vender mais ao mesmo tempo! Ao ativar essa possibilidade você conecta sua loja virtual a vários Marketplaces de sua escolha, ofertando seus produtos para milhões de consumidores.
Dentre os Marketplaces que é possível integrar utilizando a loja virtual da iSET, estão os maiores varejistas do Brasil, como a Americanas, Mercado Livre, Amazon e ebay.
Marketing
O Marketing pode ser o segredo para o sucesso da sua loja. O Marketing aplicado corretamente trás muitos benefícios para o seu negócio, por isso fique atento para essas dicas!
O marketing é um conjunto de estratégias com objetivo de atrair mais consumidores ao negócio, divulgar a marca da empresa e torná-la mais conhecida. Para criar uma estratégia para a sua loja é preciso que você tenha metas e objetivos em mente.
Para saber quais metas serão atingidas, é necessário, antes de tudo, mensurar seus resultados e descobrir se algo está faltando no seu negócio para buscar uma meta realista.
Categorização
Ao entrar no seu e-commerce, o visitante tem que conseguir encontrar de modo fácil e intuitivo as variedades de produtos que sua loja possui de forma organizada e categorizada, pois ele não tem acesso ao item físico para ver e tocar, então precisa de uma eficiente descrição de produto para ter a certeza das características, funcionalidades e benefícios do que está comprando
Para garantir que alguém encontre um produto no seu site, além de disponibilizar um buscador para que os produtos sejam encontrados de maneira direta, divida suas mercadorias por categoria, isso aumenta a chance de venda e melhora a experiência do internauta.
Para trazer sucesso para a sua loja virtual, apresente um catálogo de produtos organizado e completo. Com opção de zoom, descrições claras e detalhadas e visualização das avaliações.
A descrição de produto é muito importante pois auxilia o cliente no processo de compra, explicando termos e mostrando informações importantes.
É recomendado o uso das palavras-chave mais buscadas pelo seu público e elas devem ser usadas de maneira discreta e correta nas descrições dos produtos.
Controle de estoque
Primeiramente, o estoque é o abastecimento de produtos para as vendas, ele é muito importante para uma loja virtual, pois um produto não pode acabar quando é comprado, por isso é necessário fazer o controle deste sempre.
O controle de estoque é o registro do fluxo de entrada e saída de produtos no seu e-commerce, para realizá-lo você poderá optar pela utilização de diversos softwares e planilhas disponíveis atualmente, que são poderosas ferramentas que irão auxiliá-lo bastante na realização desta tarefa de modo prático e organizado. Também existem diversos softwares, tanto gratuitos como pagos.
Para escolher um dessas funcionalidades avalie suas reais necessidades, o tamanho de seu negócio e do seu estoque.
Meios de pagamento e Checkout Transparente
Os meios de pagamento simplificam a conexão entre as lojas virtuais com as instituições financeiras, automatizam toda a sequência de finalização de pagamentos, geram boletos, enviam e-mails de confirmação, oferecem painéis e relatórios gerenciais e proporcionam segurança tanto para a loja virtual como para o cliente. Ou seja, são funcionalidades perfeitas para o sucesso do seu e-commerce!
Os meios de pagamentos ou gateways são um intermediário entre os bancos e a sua loja. Eles possuem sistema antifraude proporcionando segurança para todos os lados, trazendo muitos benefícios.
Outra funcionalidade importante e que a iSET possui é o One Page checkout que faz os pedidos virarem vendas, tornando o processo de compra simples e rápida, dando para o visitante uma experiência de navegação fluída e dinâmica, sem que ele precise sair do site.
Para saber mais sobre o One Page Checkout da iSET, clique aqui!
O checkout envolve uma série de decisões do consumidor — qual a melhor forma de pagamento, em quantas vezes é possível parcelar, o valor do frete e quais tipos de entrega. Por isso, é importante que o cliente tenha segurança e se sinta confortável, assim, pode ser colocado no site, selos de certificadoras que atestam a confiabilidade da página.
Desse modo, as vendas aumentarão juntamente do sucesso da sua loja virtual!
Frete e formas de envio
Após escolher quais funcionalidades você vai usar para o pagamento é hora de escolher a forma de envio do produto. É importante ter uma assimilação direta com o Correios, além de ter compatibilidade com os outros serviços oferecidos pela empresa, como SEDEX, PAC e o E-sedex.
Para mais informações sobre essas funcionalidades confira nosso post ”Defina suas formas de frete e envio de mercadorias”!
Ter uma loja virtual com várias opções de frete faz com que o cliente se sinta mais bem atendido e incentivado a realizar a compra.
Algumas alternativas são:
- Frete econômico: uma entrega com tempo maior, mas com custo menor;
- Frete normal: tempo de entrega normal, assim como o custo;
- e frete grátis: uma boa alternativa para fidelizar clientes.
Com o crescimento da empresa deve-se avaliar a possibilidade de parceria com transportadoras, de forma a ter descontos para as entregas e diminuir o valor final cobrado do seu cliente.
O sucesso da sua loja também depende de uma funcionalidade para gestão, que ajude a acompanhar os custos do frete e ainda disponibilize a geração de relatórios.
Design responsivo e Mobile Friendly
Primeiramente, o que é design responsivo e Mobile Friendly?
O design responsivo é a capacidade de um site se adaptar ao tamanho da tela em que será aberto. O que torna o acesso para o cliente muito mais rápido, fácil e agradável.
Uma loja Mobile Friendly não é feita apenas para se adaptar à tela de Smartphones, é criada de fato pensando nas telas destes dispositivos e em como as pessoas costumam de interagir com seu telefone celular. Os arquivos de montagem são construídos pensando na capacidade desses aparelhos.
Redes Sociais e publicidade
As mídias sociais são uma funcionalidade estratégica para o seu e-commerce e, quando usadas da forma correta, podem trazer muito sucesso para a sua marca!
Cada vez mais lojas virtuais se conectam às redes sociais, e isso tem muitas razões. Com o mercado competitivo é preciso criar um diferencial, e para fazer isso de forma barata, as redes sociais são uma ótima solução.
Ao se dedicar para fazer postagens de qualidade e manter a sua conta ativa, você consegue aumentar a taxa de conversão de visitantes, atraindo-os para sua loja virtual.
Ao se dedicar para fazer postagens de qualidade e manter a sua conta ativa, você consegue aumentar a taxa de conversão de visitantes, atraindo-os para sua loja virtual.
Essas mídias podem ser um bom espaço para vender também, como no Marketplace do Facebook e o Instagram Shopping.
O Facebook Marketplace é gratuito e é possível descobrir e pesquisar produtos à venda em regiões próximas ou buscá-los também por categorias ou produtos específicos. Confira nosso post ‘‘Marketplace no Facebook: como funciona e como vender nesta plataforma‘‘ para saber mais!
Com o Instagram shopping você pode colocar preços e links nos posts de produtos que vão encaminhar o visitante diretamente para a sua loja virtual,o que deixa ainda mais fácil e rápida a venda dos seus produtos.
As redes sociais também podem ser uma forma de manter contato com clientes e de fidelizar. A fidelização de clientes é muito importante, assim como trazer novos acessos para a loja, para isso você precisa ter uma boa estratégia para manter o cliente sempre próximo de seu e-commerce.
Ferramentas de conversão
Por fim, aqui vai algumas ferramentas de conversão que você precisa ter em sua loja virtual.
Para quem não conhece o termo, taxa de conversão é a medida do número de potenciais clientes que chegam a realizar uma ação. No contexto de um site, é normalmente o percentual de visitantes que fazem uma compra.
Enquetes: as enquetes são importantes para saber a opinião de seus clientes, possibilitando que você trace um plano de metas e talvez até descubra se mudanças são necessárias na sua loja virtual.
Banners: os banners servem para chamar a atenção do visitante para fazê-lo ficar mais tempo no seu site, gerar mais cliques e até vender mais! Eles podem ser para publicidade, promoções e chamadas (CTA – Call To Action).
Se você chegou até aqui quer dizer que agora está por dentro das principais integrações e funcionalidades que seu e-commerce tem que ter e está preparado para alavancar suas vendas!
Você percebeu qual a importância de ter cada integração e o quão necessário é ter um plataforma que disponibiliza tudo isso para você e sua loja virtual.
Atendimento
De nada adianta ter uma loja maravilhosa se o seu cliente ter dúvidas e não ter ninguém pra ajudar.
Seu cliente, quando precisa de ajuda, quer uma resposta rápida e prática, por isso entenda o perfil da sua clientela e como ela deseja ser atendida. Pedir que o cliente avalie o atendimento é uma estratégia que melhora a percepção dos consumidores em relação ao atendimento. O feedback é uma ótima maneira de saber onde você precisa melhorar.
Investir no atendimento online pode conquistar mais clientes e atingir seus objetivos, assim como as outras funcionalidades acima citadas. Ele pode acontecer por vários meios, como por e-mail, chat online e telefone.
O e-mail mantém a comunicação direta com seu público e conquistar um alto retorno. Por meio deles você pode fidelizar clientes, enviar ofertas de produtos e serviços e fazer pesquisas de satisfação, e tudo isso gastando pouquíssimo.
O chat online é uma funcionalidade que se destaca ao oferecer um tempo de resposta bem menor em comparação aos outros meios.
O atendimento via telefone é um importante diferencial no relacionamento com os consumidores, ele é um contato mais humano e informal, além de ser mais exclusivo para cada cliente.
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Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.