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Como aumentar a taxa de conversão de vendas? 10 dicas práticas!

26 de setembro de 2024 - Atualizado em: 29 de novembro de 2024
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Segundo dados reunidos pela Leadster, HubSpot e Rock Content, as estratégias de marketing geram, em média, 3,19% mais leads para as empresas. Em alguns segmentos, este indicador pode chegar a 5,12%. Logo, investir nessas ações é uma das maneiras de entender como aumentar a taxa de conversão de vendas do e-commerce.

Quando as ações de marketing são combinadas com boas estratégias de gestão, como precificação e frete, esses resultados podem aumentar ainda mais. Logo, para ter uma boa performance digital, é preciso combinar diferentes práticas com um foco em comum: alavancar suas vendas!

O ponto positivo é que a maior parte das estratégias podem ser utilizadas em lojas virtuais e em operações junto aos marketplaces. Dessa forma, você combina diferentes canais de vendas, trabalhando-os de maneira assertiva.

Neste artigo, você confere 10 dicas de como aumentar a taxa de conversão de vendas, seja com ações de marketing ou de gestão. Além disso, entende mais sobre como um hub de integração pode apoiar as conversões para quem possui operação junto aos marketplaces. Boa leitura!

Como aumentar a taxa de conversão de vendas?

É importante destacar que não existe uma receita para aumentar a taxa de conversão de vendas, tanto no contexto de e-commerce quanto no de marketplaces. Ainda assim, existem ações que se mostraram um sucesso no contexto digital, que podem ser testadas junto ao seu negócio.

O primeiro passo, portanto, é definir prioridades. Analise a realidade da sua operação e estabeleça focos, a fim de que o tempo e o esforço em cima das ações sejam bem estruturados. Dessa forma, você garante que conseguirá executar a estratégia da melhor forma.

Conforme a prioridade for estabelecida, será possível identificar qual time será responsável pela ação. Existem estratégias de como aumentar a taxa de conversão de vendas focadas em marketing, em precificação e em frete. Ao direcionar responsabilidades, será mais fácil colocá-las em prática.

Pessoa estudando formas de como aumentar a taxa de conversão de vendas

Antes de iniciar ações para descobrir como aumentar a taxa de conversão de vendas, dedique tempo planejando cada uma delas.

Em seguida, realize testes. Para isso, é importante estruturar prazo para a ação rodar. Dessa forma, você a encaixa dentro de um período, conseguindo implementá-la e, em seguida, medir resultados. Este processo é fundamental para compreender se, de fato, a taxa de conversão de vendas aumentou.

É importante destacar que, geralmente, uma ação isolada não traz grandes resultados. Por isso, é importante combiná-las, adaptar estratégias e sempre realizar a mensuração de performance, para identificar quais práticas impactaram o número de vendas com mais assertividade.

Lembre-se que o planejamento é tão importante quanto a estratégia em si. Por isso, dedique tempo nesta etapa do processo, para compreender como aumentar a taxa de conversão de vendas da melhor forma!

Dicas de como aumentar a taxa de conversão de vendas no e-commerce

Após compreender o processo para definir as ações que irão aumentar a taxa de conversão de vendas, é válido conhecer quais estratégias são destaque no momento de alavancar as transações junto ao seu e-commerce ou marketplace. Confira!

1. Mostre avaliações

As avaliações, depoimentos ou provas sociais são grandes aliados da taxa de conversão. De acordo com pesquisas realizadas pela Spiegel Research Center, produtos com reviews possuem 270% mais chances de serem adquiridos pelos usuários do que aqueles sem comentários de outros compradores.

Logo, contar com campos para feedbacks dos clientes sobre seus itens é uma excelente prática para compreender como aumentar a taxa de conversão de vendas. Essas avaliações geralmente são inseridas nas páginas dos produtos, tanto em lojas virtuais quanto em marketplaces.

Para quem vende serviços, por outro lado, uma boa prática é inserir os depoimentos diretamente na página inicial do site. Assim, no momento em que o consumidor iniciar a interação com sua marca, verá o que as pessoas que já realizaram negócios com você têm a dizer.

É importante destacar, ainda, que existem marketplaces de serviços, nos quais você pode oferecer suas soluções. Nesses casos, as avaliações ficarão na sua página, dentro dos canais de vendas. Para quem atua junto ao iFood, por exemplo, os depoimentos ficam em uma aba específica, que pode ser acessada pelos usuários antes de realizar os pedidos.

Ao disponibilizar campos de avaliações, lembre-se de ficar atento aos feedbacks recebidos. Afinal, os clientes podem fazer avaliações negativas da sua marca. Caso isso aconteça, evite ignorar o comentário ou ocultá-lo. 

Em uma situação como essa, foque em oferecer um bom atendimento, para transformar uma experiência negativa em uma positiva. Entre em contato com o usuário, entenda o que o levou a realizar a avaliação e tente contorná-la, oferecendo condições especiais e mostrando-se solícito para resolver o problema.

Quando você atua em marketplaces, solucionar experiências negativas se torna ainda mais importante. Afinal, elas impactam sua reputação junto aos canais de vendas, o que pode diminuir as vendas, reduzir a visibilidade dos seus produtos e, em casos extremos, levar à retirada da sua operação junto à plataforma.

Portanto, fique atento aos depoimentos dos clientes, assim como às mensagens recebidas no pós-venda. Em casos de reclamações, trabalhe ativamente para resolver o ocorrido junto ao consumidor. Dessa forma, você zela por uma boa experiência, reverte a situação e consegue, ainda, aumentar as chances de fidelizar o consumidor.

2. Utilize boas imagens

Segundo a Spine, 93% dos consumidores consideram as imagens do produto um fator decisivo no momento de compra. Logo, as fotografias dos seus itens impactam diretamente em como aumentar a taxa de conversão de vendas.

Quando falamos sobre lojas virtuais, o ideal é ter mais de uma imagem, em boa definição. Elas devem mostrar o produto em sua totalidade, assim como detalhes da peça. Se possível insira exemplo de uso, como uma pessoa vestindo a peça de roupa ou uma mesa inserida dentro do cômodo.

Pessoa pesquisando roupas em um ecommerce que busca formas de como aumentar a taxa de conversão de vendas

Em determinados segmentos, como o de vestuário, as imagens possuem ainda mais relevância na hora de aumentar a taxa de conversão de vendas.

Apenas lembre-se de otimizar as imagens para que elas não ultrapassem o peso máximo de 100KB. Afinal, fotografias pesadas prejudicam a velocidade de carregamento do seu site. Ferramentas, como o Squoosh, permitem que você diminua o tamanho delas sem perder qualidade.

Para quem vende em marketplaces, é importante se atentar às regras de cada canal de vendas. Eles possuem diretrizes para fotografias, que devem ser seguidas para que os anúncios tenham uma boa performance.

Geralmente, a maior parte dos marketplaces irá especificar que pelo menos uma das imagens seja em fundo branco, mostrando o produto em sua totalidade. No entanto, eles possuem abertura para inserção de mais fotografias, de forma que é possível inserir os detalhes e exemplos de uso.

Independentemente de você vender em loja virtual ou marketplace, saiba que as imagens serão um dos fatores de decisão de compra do consumidor. Afinal, é o momento em que ele de fato tem contato com o visual do seu produto.

Portanto, dedique tempo e esforço para tirar boas fotografias, além de tratá-las com atenção. Dessa forma, você consegue aumentar a taxa de conversão de vendas.

3. Busque diversificar nas opções de entrega

Oferecer aos usuários diferentes opções de frete é uma excelente maneira na hora de alavancar o número de vendas. Afinal, existem pessoas que estão dispostas a pagar um pouco mais para receber seus produtos rapidamente, enquanto outras preferem economizar na entrega.

De acordo com a Opinion Box, 66% dos usuários já desistiram de uma compra após se depararem com um alto valor de frete. Portanto, a melhor maneira de contornar esta situação é fornecer, ao usuário, opções para a entrega do produto.

Para fazer isso, é preciso contar com diferentes fornecedores. Assim, você consegue inserir uma etapa no momento da conversão, com as opções de entrega disponíveis. Para quem vende em marketplaces, uma ideia é contar com as soluções de frete disponibilizadas pelas próprias plataformas.

Aliadas aos seus próprios fornecedores, elas são uma boa forma de diversificar o frete de maneira vantajosa, afinal, os canais de vendas tendem a oferecer opções exclusivas para sellers.

4. Mantenha seu site otimizado para diversos dispositivos

Atualmente, o número de pessoas acessando a internet apenas por smartphones aumentou consideravelmente. Ao total, de acordo com a TIC Domicílios, 92 milhões de brasileiros utilizam celulares para navegar em sites e aplicativos.

Além disso, com a chegada da Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) no mercado, as compras por dispositivos móveis tendem a aumentar ainda mais. A Verint aponta que este grupo de pessoas prefere realizar transações digitalmente ao invés de ir até lojas físicas.

Dessa forma, é fundamental garantir que sua loja virtual estará otimizada para smartphones. Isso implica uma boa velocidade de carregamento, assim como responsividade dos elementos do site para celulares de diferentes tamanhos.

Contar com uma boa equipe de desenvolvimento, neste processo, é válido. Dessa forma, garante que não haverá erros ou problemas durante a jornada dos usuários. Além disso, existem ferramentas, como o Google Search Console, que apontam melhorias de páginas específicas para dispositivos móveis.

Mulher pesquisando por ecommerce em seu celular

É esperado que o número de conversões via smartphone aumentem ainda mais nos próximos anos.

É importante acessar os relatórios da ferramenta, para identificar pontos de melhoria e trabalhar em cima deles. Assim, garante uma boa experiência para todos os usuários, independentemente do dispositivo pelo qual eles acessam sua loja.

Quem vende em marketplaces pode se preocupar menos em relação a este quesito. Afinal, os canais de vendas ficam responsáveis pela otimização do site. Além disso, as grandes marcas do mercado, como Amazon, Mercado Livre, Magalu e diversas outras, contam com aplicativos, que são específicos para smartphones.

Justamente por isso, são uma excelente ferramenta para quem deseja vender mais através de dispositivos móveis, porém ainda não consegue investir na otimização do site. Dessa forma, você consegue compreender como aumentar a taxa de conversão de vendas aos poucos!

5. Utilize estratégias de e-mail marketing

Por mais tradicional que seja, o e-mail marketing continua sendo uma estratégia de vendas que traz resultados. De acordo com a HubSpot, esta ação pode trazer ROI de até 4.400%, além de cumprir seu papel no processo de conversão para 95% dos entrevistados.

Como toda estratégia de marketing, o e-mail precisa ser utilizado com orientação e assertividade para aumentar o número de vendas. Afinal, estamos falando sobre se conectar diretamente com o cliente, utilizando a personalização como chave do sucesso.

Por isso, o primeiro passo é criar réguas de e-mail, a fim de direcionar mensagens específicas para os usuários de acordo com o momento de compra deles. Quando a pessoa se inscreve em uma newsletter, por exemplo, está iniciando o relacionamento com sua marca, de forma que é importante criar um vínculo antes de tentar realizar conversões.

Usuários que são clientes pedem abordagens diferentes, tendo em mente que eles já realizaram negócios com sua loja no passado. Nesses casos, além de mensagens para garantir a continuidade do seu relacionamento com as pessoas, é válido encaminhar condições especiais, principalmente em datas comemorativas (como Black Friday e aniversários).

Uma boa estratégia de e-mail marketing utiliza, ainda, a pessoalização. É importante se referir à pessoa pelo nome dela, além de ser cordial e redigir mensagens com o tom de voz da sua marca. Dessa forma, você customiza a experiência e aumenta as chances de obter sucesso na estratégia.

Para facilitar a aplicação desta prática, você pode contar com uma ferramenta de e-mail marketing. Existem diversas opções disponíveis no mercado, sendo as mais famosas o RD Station e o Mailchimp.

Antes de entrar em contato com os usuários, lembre-se de seguir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Você só pode enviar e-mail para quem autorizar sua marca. Por isso, tenha caixas de seleção para que a pessoa marque que está ciente de que receberá mensagens da sua loja virtual.

Quem atua em marketplaces precisa verificar com os canais de vendas as políticas para envio de e-mail. Cada plataforma possui suas próprias diretrizes e é importante segui-las para evitar problemas jurídicos.

6. Ofereça um suporte de qualidade

Esta é uma das formas de entender como aumentar a conversão de vendas que não envolve diretamente o time de marketing. Nesse caso, o grande foco é o time de atendimento, o qual ocupa papel importante na jornada de compra do usuário.

Afinal, se as estratégias de marketing forem um sucesso, porém o cliente não receber um bom atendimento, certamente deixará de realizar a compra. De acordo com o Valor Econômico, 65% das pessoas já deixaram de fazer uma aquisição por terem uma experiência ruim com determinada empresa.

Equipe contente por aumentar a conversão de vendas

Um bom atendimento faz parte do processo de como aumentar a taxa de conversão de vendas.

Quando o assunto é jornada de vendas, existem dois grandes momentos em que o usuário pode acessar seu e-commerce: o pré-venda e o pós-venda. No primeiro, ele busca informações sobre seus produtos ou serviços, tira dúvidas e busca compreender detalhes, para sentir segurança em realizar a compra.

O atendimento na pré-venda é uma etapa importante na qualificação dos usuários, pois pode ser o fator decisivo no momento deles se tornarem clientes. Por isso, busque responder as dúvidas rapidamente, focando na resolução da questão do usuário e sendo, o máximo possível, acolhedor e solícito.

Se o pré-venda é importante, o pós se torna ainda mais. Afinal, nesta etapa da jornada de compras, o usuário já realizou negócios com sua marca. Por isso, tende a acessá-la para tirar dúvidas sobre o processo logístico e, em determinados casos, para realizar reclamações e até solicitar devoluções.

Por isso, é fundamental ficar atento às mensagens de pós-venda. Busque compreender o porquê o usuário entrou em contato com sua marca e, no caso de situações delicadas, trabalhe ativamente para reverter o cenário

Para quem possui operação junto aos marketplaces, o foco em atendimento se torna ainda mais relevante. Afinal, a resolução de chamados dos usuários é um dos indicadores de sucesso, além de impactar sua reputação nas plataformas.

7. Respeite as etapas do funil

Por trás de todas as ideias de ações disponíveis para serem testadas e utilizadas no seu e-commerce existe um funil de vendas. Tradicionalmente, o funil era dividido em três etapas principais: topo (descoberta), meio (reconhecimento) e fundo (conversão).

No entanto, conforme o e-commerce e o marketing digital foram se expandindo, o funil de vendas se tornou mais complexo. Atualmente, ele é dividido em mais etapas, sendo elas:

  • Aprendizado e descoberta: o usuário começa a compreender que possui determinado problema;
  • Reconhecimento do problema: o usuário percebe que de fato possui um problema e que precisa solucioná-lo de alguma forma;
  • Consideração da solução: o usuário inicia a busca por soluções, pesquisando produtos e marcas que podem apoiá-lo;
  • Decisão de compra: o usuário finalmente decide qual produto e marca melhor suprem sua necessidade e realiza negócios.

Além da inserção de novas etapas, o novo funil de vendas é marcado por um movimento maior entre reconhecimento e consideração. Isso acontece porque, atualmente, se tornou mais fácil pesquisar por informações na internet.

Logo, antes de decidir realizar uma compra, o usuário irá explorar plataformas como Google, TikTok, Instagram, Reclame Aqui e diversas outras. Além disso, irá pesquisar seu próprio site ou a página da sua loja dentro do marketplace, para obter mais informações.

Por isso, ao desenvolver estratégias de como aumentar a taxa de conversão de vendas, lembre-se que as etapas do funil devem ser devidamente respeitadas. Dessa forma, você garante que as pessoas terão as respostas que precisam para continuarem se qualificando junto à sua loja.

Evite pular etapas da jornada de educação e de consideração do consumidor, pois isso pode afastá-lo. Afinal, raramente uma compra é feita sem antes a pessoa perceber que precisa de determinado item ou serviço.

8. Crie análises de desempenho

Conforme for desenvolvendo as estratégias de marketing e de gestão para aumentar a taxa de conversão de vendas, certifique-se de que realizará análises de desempenho que demonstrem os resultados por trás de cada ação.

Reunir, analisar, interpretar e comparar dados é uma forma de compreender quais práticas estão sendo mais assertivas e quais precisam ser readequadas. Além disso, auxilia a direcionar melhor o investimento e a tomar decisões mais estratégicas, pautadas em informações reais sobre sua própria operação.

Conforme as ações forem sendo desenvolvidas, estabeleça metas ou indicadores de sucesso (também conhecidos como KPIs). Dessa forma, a realização das análises se torna mais prática, e você garante que tem um direcional para orientar as estratégias dentro de cada time.

Existem diversas ferramentas de marketing e de atendimento, além dos paineis dos próprios marketplaces, que podem ser utilizadas para mensurar o sucesso e ter visibilidade de como aumentar a taxa de conversão de vendas. Portanto, torne a cultura de dados uma realidade no seu e-commerce, para garantir que as ações serão mais assertivas e pautadas em análises quantitativas, não apenas qualitativas.

9. Crie boas descrições para seu produto

Tanto na sua loja virtual quanto nos marketplaces, as descrições são a principal fonte de informação sobre seus produtos. Por isso, precisam ser redigidas com atenção, cuidado e robustez, para que respondam o máximo de dúvidas dos usuários.

Lembre-se que, no ambiente digital, a descrição do produto é o mesmo que a explicação de um atendente em uma loja física. No entanto, como não há um vínculo pessoal, ela precisa ser ainda mais detalhada.

Homem analisando página de roupas de ecommerce

Produtos com descrições robustas podem aumentar seus resultados.

Para além da ficha técnica, crie descrições que respondam a dúvidas frequentes dos usuários (o que pode, inclusive, diminuir o número de chamados no pré-venda). No momento da redação, utilize as melhores práticas de SEO, para posicionar seus produtos no Google sem a necessidade de investir em mídias pagas.

No que tange operações junto aos marketplaces, a qualidade das descrições impacta na performance dos anúncios. Produtos com informações completas tendem a ser mais exibidos para os usuários, aumentando as chances de conversão.

Cada marketplace possui melhores práticas para descrições. É importante estudá-las, para cumprir as regras e requisitos do canal de vendas. Dessa forma, você consegue performar ainda mais em cada plataforma.

10. Utilize vídeos

Atualmente, a produção de vídeos é uma das principais estratégias de marketing utilizadas por e-commerces. Segundo o YouTube, mais de 2 bilhões de pessoas utilizam a plataforma mensalmente. Ao mesmo tempo, 80% dos brasileiros abrem o TikTok pelo menos uma vez ao dia.

É certo que as plataformas de vídeo são um sucesso entre as pessoas, e elas impactam também na jornada de compra! Segundo o próprio TikTok, 42% das pessoas confiam mais em uma marca depois de vê-la na rede social.

Os vídeos podem ser utilizados em diferentes momentos do funil de vendas, desde que respeitando as especificações de cada etapa e de cada plataforma. No TikTok e no Instagram, por exemplo, os usuários preferem ver vídeos mais curtos e que gerem entretenimento.

Nessas redes sociais, é interessante usar tendências a seu favor, assim como memes. Investir em marketing de influência e em reviews dos produtos também é uma boa ideia.

Já no YouTube as pessoas costumam ver vídeos mais longos. É possível criar conteúdos mais detalhados, com informações mais robustas e aproveitar o tempo de tela para qualificar ainda mais os usuários.

Além disso, os vídeos também podem ser utilizados dentro do seu e-commerce. É possível inseri-lo junto das imagens do produtos, para que o usuário tenha mais informações sobre os itens. Apenas lembre-se de criar conteúdo original, autêntico e que converse diretamente com seu público-alvo.

Dessa forma, a estratégia de vídeo se mostra mais assertiva e de fato apoia em como aumentar a taxa de conversão de vendas no seu e-commerce.

Vale a pena utilizar um hub para marketplaces na hora de aumentar a taxa de conversão de vendas?

Para quem vende em marketplaces, outra estratégia para aumentar a taxa de conversão de vendas é utilizar um hub integrador. Esta ferramenta reúne, em apenas uma tela, funcionalidades para apoiar a gestão da sua operação nesses canais de vendas.

Com um bom hub, é possível criar anúncios em massa, automatizar a gestão de estoque, emitir notas e etiquetas em lote, otimizar a precificação e contar com soluções para frete. 

Segundo pesquisas realizadas pelo ANYMARKET, maior integrador de marketplaces da América Latina, a ferramenta diminui em até 50% o esforço das equipes para gerenciar os canais de vendas. Além disso, clientes que operam com o hub crescem, em média, 50% nas plataformas.

O marketplace é um canal de vendas essencial para o e-commerce, e isso se prova cada vez mais verdadeiro. Pesquisas demonstram que 76,5% dos lojistas que atuam nestes canais de vendas possuem crescimentos de conversões.

O mesmo levantamento aponta, ainda, que 56,9% dos lojistas dizem que a operação junto aos marketplaces é muito importante, e 37,5% dizem que ela é importante. De acordo com a Magalu, esses canais de vendas são líderes no que tange comércio eletrônico.

Segundo a pesquisa, 78% do faturamento de e-commerce vem dos marketplaces. Logo, é certo que atuar junto a essas plataformas é rentável para diferentes operações. E, com um hub de integração, a gestão dos canais de vendas se torna ainda mais simples! 

A cauda longa, conceito criado por Chris Anderson que representa o acesso a produtos e serviços que antes seriam inalcançáveis ou desconhecidos, talvez seja a principal vantagem da atuação em marketplaces. A descentralização do estoque permite ampliar infinitamente a variedade de produtos nestas plataformas, além da possibilidade de direcionar produtos para cada perfil de consumidor. 

Enquanto o modelo de e-commerce lida com o uso de fluxo de caixa intensivo para financiar seu crescimento (estoque, infraestrutura logística, equipe), marketplaces escalam suas operações rapidamente com a entrada de novos vendedores de diversas regiões.

Isso se amplifica quando a integração com essas plataformas é facilitada, permitindo o uso dos esforços e tempo de trabalho para a otimização de sua loja. O hub é uma ferramenta que integra o seu sistema ERP com o de diversos marketplaces de uma só vez, centralizando a gestão das informações de todos eles em uma só ferramenta. 

Além disso, o integrador permite conectar outras ferramentas de marketing e de gestão, melhorando ainda mais as práticas para aumentar a taxa de conversão de vendas. Afinal, os dados e informações ficam reunidos em um só lugar. Dessa forma, aumentar os resultados da sua loja se torna mais fácil com ferramentas que agilizam os processos de gestão nos marketplaces.

O hub trafega imagens, descrições, especificações e atributos dos produtos entre os sistemas, o que diminui as chances de erros de registro e o tempo gasto no trabalho operacional. Por meio de relatórios inteligentes sobre a atuação da sua loja no marketplace, o cadastro e gestão de anúncios são facilitados. 

Com todas as informações de venda centralizadas de forma intuitiva e simples, você estará de uma só vez presente em todos os marketplaces. Isto possibilita o aumento do ticket médio das compras, maior volume de vendas e crescimento do seu negócio, tudo com o suporte completo da equipe do hub. 

Logo, o hub de integração se mostra mais um aliado na tarefa de como aumentar a taxa de conversão de vendas. Para saber mais sobre a tecnologia robusta por trás da ferramenta, clique no link e acesse o site do ANYMARKET. Confira, de forma prática, como ele te ajuda a escalar sua operação com menos esforço!

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