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Como vender na Black Friday: planejando uma campanha para ter sucesso na data

28 de setembro de 2021 | Nenhum comentário

Em tempos de home office, acabamos perdendo todo nosso calendário e apenas emendando um dia após o outro. Assim, pode ser que você ainda não tenha percebido, mas faltam menos de 2 meses para o maior evento de varejo do ano. É preciso pensar em como vender na Black Friday!  

O universo do varejo online já está começando a trazer os preparativos para esse dia. O evento traz muita visibilidade e representa uma grande oportunidade de crescimento dos seus negócios. 

Sabemos a importância da data que a Black Friday traz para os lojistas do mundo inteiro. Por isso, estamos trazendo pontos importantes que podem te ajudar no planejamento antecipado para ter uma campanha de sucesso. Confira! 

Foco no catálogo de produtos e suas especificações 

pessoa no computador comprando na black friday

Primeiramente recomendamos organizar todos os produtos que estão em sua Curva A. A ideia é para manter o enfoque nesses produtos e colocar em prioridade para importar à plataforma de marketplace. 

Sempre coloque as informações mais importantes do produto no título. Evite texto muito comercial e com muitas qualidades.  

Os clientes sabem identificar um produto que não fará tudo o que foi informado. Adotar essa prática ajuda no aumento da relevância do anúncio no Google, trazendo ainda mais pessoas interessadas no seu nicho de venda. 

Um bom produto precisa de uma boa imagem, certo? Por isso trate sempre de tirar fotos com a melhor resolução e qualidade possível. O ideal é trazer diferentes ângulos para evitar que o produto chegue ao cliente sem que ele tenha claro o que foi anunciado.  

Quando entrar na parte do enriquecimento do seu anúncio, coloque o máximo de especificações técnicas. Isso ajuda a tirar o máximo de dúvidas que seu cliente terá na hora da decisão da compra. Seja específico sobre dimensões, peso, cor, entre outras informações relevantes para a venda. 

Estoque e preços merecem atenção 

É importante organizar também o estoque de produtos para a Black Friday. Garanta o maior número de ofertas e estoques no comércio online.  

Leve em consideração que a data tem uma alta demanda de procura por produtos. Além disso, na maioria dos marketplaces há uma trava de importação. Sendo assim, evite deixar um estoque com poucos produtos. 

Leia também: Venda direta ao consumidor: oportunidade para a indústria 

Pense também em programar uma redução de valores para ser um diferencial nas ofertas durante o evento. Lembre-se que de forma alguma você deverá aumentar os preços antes para depois diminuir no evento.  

Isso gera uma falsa impressão de desconto. Essa forma de venda é fácil de ser reconhecida e causa má impressão em sua loja, ocasionando em perda de credibilidade para os seus clientes em potencial. 

Verifique o cálculo do frete, reveja a integração caso necessário

Como vender na Black Friday e não ter possíveis problemas com o frete? Entre em contato antecipadamente com seu integrador. Manter a planilha de frete da sua loja atualizada para a data é essencial.  

Assim, é possível evitar incidentes e garantir o comprometimento de entrega com os clientes. Desta forma, também podemos conseguir uma melhor negociação no frete para envio de todos os produtos.

Quer saber mais sobre a integração de marketplaces para otimizar o frete e vender de forma centralizada e mais segura? Conheça o ANYMARKET clicando no banner abaixo!

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Como vender na Black Friday e o pós-venda 

Não deixe de sempre acompanhar as suas vendas, atualizar os status de seus pedidos e inserir a Nota Fiscal. Isso facilita toda a parte do repasse sobre as vendas e também os clientes conseguem acompanhar o andamento das compras realizadas. 

Garantindo um pós-venda de qualidade, sem atrasos, rupturas e incidentes, você garante a credibilidade e reputação para um bom índice de recompra. 

Seja um diferencial entre os outros lojistas 

Atente-se ao calendário para sempre estar alinhado e programado para algum evento interno. Ou, até mesmo, para detectar produtos que estão em evidência e com uma alta taxa de procura dos clientes. 

Traga alavancas de vendas a sua loja e diferencias como frete grátis (a própria Black Friday tem essa premissa de diferencial em pedidos). Outras ideias de diferenciais: 

Evidenciem produtos que têm as palavras mais buscadas no Google Trends ou em sites especializados com dados e pesquisas de mercado. Alguns exemplos: eletrodomésticos e portáteis, eletrônicos, videogames e smartphones. Essas foram as palavras mais buscadas na Black Friday de anos anteriores. 

Abaixo temos uma lista feita através de uma pesquisa da empresa Méliuz. O estudo traz dados do ano de 2020, em que pelo menos 74% dos entrevistados alegavam que iriam comprar algo na Black Friday.  

Confira os segmentos com percentual de intenção de consumo: 

  • Eletrodomésticos e eletroportáteis (52,74%) 
  • Eletrônicos e Informática (41,05%) 
  • Perfumes e Cosméticos (32,36%) 
  • Smartphone (28,64%) 
  • Móveis e decoração (28,12%) 
  • Acessórios e Calçados (25,33%) 
  • Roupas (24,30%) 
  • Livros (13,85%) 
  • Alimentos e bebidas (11,27%) 
  • Viagem (10,54%) 
  • Jogos e Consoles (9,30%) 
  • Relógio e Jóias (8,79%) 
  • Artigos esportivos (8,47%)  
  • Assinatura de serviços (2,89%)  
  • Outros (1,96%). 

 Acompanhe materiais sobre como vender na Black Friday 

A maioria dos marketplaces já começaram a se programar para a Black Friday. Nesse contexto, se tornou comum ter um manual ou outro conteúdo rico sobre a data. 

Normalmente são apresentados dados de cada e-commerce com todas as datas referentes ao freezing de preços e ofertas. Além de listas com os produtos que são mais vendidos na plataforma e entre outras informações necessárias. 

Um desses materiais é o Guia Black Friday 2021, desenvolvido pelo ANYMARKET. Clique aqui para baixar o seu gratuitamente! 

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Autor: Matheus Sugiyama 

Jovem aspirante da comunicação, cursando Relações Públicas que procura estar sempre por dentro dos assuntos cotidianos e sociais, trazendo sempre clareza e transparência em suas comunicações. 

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