capa artigo expansao de vendas supermercado online
Blog

Como a Zerbini expandiu as vendas em marketplaces com a integração ERP e hub

4 de maio de 2022 | Nenhum comentário

A venda de itens de supermercado online ganhou força nos últimos anos e acompanhou uma mudança significativa dos hábitos de consumo do brasileiro. 

Entretanto, o modelo de negócio não é uma novidade. Há 10 anos o Grupo Zerbini foi pioneiro no segmento de venda multicanal e e-distribuição de bens de consumo imediato.  

Atualmente, com a expansão do e-commerce, a marca vive uma fase de crescimento exponencial e melhoria constante para acompanhar o aquecimento do mercado. 

Em 2021, a empresa conseguiu aumentar em quase 90% o número de pedidos nos marketplaces integrados ao hub ANYMARKET 

Como isso foi possível? Com uma operação prepara para lidar com o grande volume de vendas. A estabilidade e segurança da integração do hub com o ERP Master da Alternativa Sistemas, foi um dos pilares desse resultado positivo. 

Neste artigo, conversamos com o Head de Negócios da Zerbini, Marcos Klein, para saber como foi o processo de implantação da tecnologia e quais são os resultados no dia a dia do negócio. Confira! 

e-Distribuição Zerbini: pioneirismo no segmento de supermercado online 

print do supermercado online da zerbini

Ao longo dos últimos 10 anos o Grupo Zerbini se especializou em vender itens de supermercado online e desbravou o e-commerce com pioneirismo.  

Atualmente a empresa trabalha com cerca de 30 players do segmento de marketplaces e realiza mais de 50 mil pedidos todos os meses. A e-distribuição desses itens é feita tanto com envio próprio como pela modalidade fulfillment. 

No momento e no lugar certos para acompanhar a expansão do nicho  

Nos últimos anos, com a expansão do e-commerce durante a pandemia, o mercado de supermercado online foi um dos que mais cresceu.  

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela em números esse crescimento.  

Conforme a pesquisa, o percentual de consumidores que realizaram compras de itens de supermercado online subiu de 9% para 30% entre 2019 e 2021.  

Ainda, conforme a empresa Nielsen Brasil, no ano de 2020 os pedidos do segmento de supermercado no e-commerce aumentaram em 29% e o faturamento em 11%. O resultado foi puxado, principalmente, pelas categorias de higiene, perfumaria, limpeza, alimentos e bebidas. 

“Olhando para o contexto, vemos que estávamos no lugar certo e no momento certo de mercado”, avalia o Head de Negócio do Grupo Zerbini, Marcos Klein. 

Atualmente, o Grupo é o maior operador de itens de supermercado na internet do país. Só no Mercado Livre são 71 lojas oficiais operadas pela empresa.  

Para atender essa cadeia de compra e venda, a Zerbini lida com as 10 maiores indústrias de bens de consumo do Brasil. No seu portfólio estão marcas como P&G, Unilever, Colgate-Palmolive, Johnson & Johnson, SC Johnson, entre outras. 

Como a integração de plataformas ajudou no crescimento da Zerbini 

O Grupo Zerbini é cliente do ANYMARKET há aproximadamente 4 anos. Naquele momento a empresa sentiu a necessidade de automatizar ainda mais os seus processos para poder expandir as operações e decidiu migrar para o hub. 

A implantação da plataforma aconteceu através da integração com o ERP Master da Alternativa Sistemas, parceiro do ANYMARKET. 

O Head de Negócios da empresa, Marcos Klein, explica que a mudança permitiu fazer a precificação automática de todos os portais em que possuem anúncios. Para ele, essa otimização eficiente é uma as principais vantagens da integração com a ferramenta.  

“São mais de 30 canais de venda e nossos itens são muito sensíveis às diferenças dessas plataformas, mas com o hub integrado ao ERP conseguimos trabalhar tabelas diferentes para cada um dos players”, conta. 

Klein ainda destaca que além de ter um controle muito melhor de preços e estoque, o uso de um hub permite pensar em outras estratégias. “O estoque está no ERP e o ANY ajuda bastante nessa gestão. Dentro do nosso escopo de trabalho, estamos muito bem integrados com as duas plataformas”. 

Facilidade de gestão das lojas oficiais no Mercado Livre 

O grupo Zerbini é o maior operador de lojas oficiais de bens de consumo no Mercado Livre, com um total de 71 lojas, no momento. Por isso, a operação na plataforma precisa ocorrer da forma mais otimizada possível e sem erros. 

“A facilidade de operar lojas oficiais no Mercado Livre é outro ponto positivo da integração do ERP com o hub”, conta Klein. 

O ANYMARKET possui o selo Platinum do MELI que garante aos seus vendedores uma operação eficaz e segura. 

Quer saber mais? Neste outro artigo explicamos quais são os critérios para obter a certificação do marketplace e as vantagens de operar de maneira integrada com uma plataforma Platinum. 

Parceria Alternativa Sistemas e ANYMARKET 

O ANYMARKET é conhecido como o hub dos grandes players devido a sua tecnologia robusta que garante estabilidade e segurança.  

Essas características são essenciais para sellers que operam um alto volume de vendas em marketplaces, como o Grupo Zerbini. 

A Alternativa Sistemas está no mercado há mais de 20 anos e trabalha com melhoria contínua e excelência em atendimento. A empresa é especializada em soluções tecnológicas que também são ideais para grandes empresas. 

Klein explica que ao escolher integrar as plataformas, a Zerbini entendeu a importância de realizar parcerias fortes para expandir ainda mais o negócio. “Temos uma relação próxima com as plataformas e isso é super importante”, afirma.   

Contar com um ERP e um hub integrador que suportam e apoiam o crescimento da empresa impactou diretamente nos resultados. 

Em 2020, no comparativo com o ano anterior, o grupo teve um crescimento de 35% nas vendas totais. Em 2021, a empresa registrou um aumento de quase 90% no número de pedidos realizados através do ANYMARKET.  

“Quando uma empresa como a nossa tem um volume de pedidos diários tão grande, sabe que haverá alguns contratempos de sistema, mas o relacionamento próximo que temos com nossos parceiros deixa esse contexto mais positivo”, destaca Klein. 

Quer escalar as suas vendas com uma integração segura e estável? Saiba mais sobre o hub de integração mais completo do mercado.

banner para vender integrado

Compartilhe esse artigo:

<<
<<