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O que é order fulfillment? Do conceito à prática da estratégia logística

7 de outubro de 2021 | 1 comentário

Seu sucesso em marketplaces está diretamente ligado aos processos realizados desde a venda até a entrega do produto nas mãos do consumidor. Nesse contexto, pode ser necessário entender definitivamente o que é order fulfillment.

A expressão está cada vez mais popularizada no segmento do ecommerce. Grande parte dessa popularização pode ser associada ao investimento que grandes marketplaces estão fazendo nesse tipo de processo logístico.

No Brasil, Mercado Livre e Amazon são exemplos de marcas que estão direcionando esforços para nesse sentido. Tanto que possuem seus próprios serviços de fuflfillmente, o Mercado Envios Full e o FBA Logística Amazon.

Então, vamos mergulhar nesse tema com a gente? Segue aqui porque vamos explicar o que você precisa saber sobre order fulfillment.

Já tem o conceito claro e quer aprofundar ainda mais o tema? Confira esse outro artigo: Trilha Fulfillment: da definição à reflexão do processo!

Afinal, o que é order fulfillment?

A expressão order fulfillment também pode ser encontrada no mercado simplesmente como fulfillment. Os dois termos, em inglês, possuem o significado, que descremos abaixo.

Em tradução livre para o português podemos entender a expressão como cumprimento de pedido. Ou seja, no contexto do e-commerce order fulfillmente é definido pelo cumprimento de todo o processo de entrega de um produto vendido pela internet.

Vendo de uma forma mais analítica, se trata da forma com que a empresa responde aos pedidos dos clientes. Isto envolve desde o recebimento do pedido, até o processamento da ordem de venda e a entrega do produto.

Como garantir um bom processo logístico order fulfillment

homem fazendo entrega

Agora que já falamos em conceito, queremos abordar um pouco esse processo logístico na prática. Podemos considerar que um bom order fulfillment depende do conjunto de atividades que atendem adequadamente as expectativas do cliente.

A complexidade desse processo, depende diretamente do tamanho da sua operação. Felizmente, os principais marketplaces do mercado brasileiro vêm desenvolvendo soluções que ajudam na implantação do fulfillment.

Empresas com grandes operações de vendas em markeplaces estão encontrando condições favorável para aplicar o processo no dia a dia do negócio. Isso tem popularizado a prática e melhorado cada vez mais uma das etapas mais desafiadoras do comércio eletrônico, a logística.

O fluxo de serviço com essa estratégia logística

Para garantir que a entrega dos produtos aconteça de forma satisfatória, premissa do order fulfillment, é necessário passar por inúmeras etapas.

Entre as atividades que fazem parte dessa estratégia logística podemos destacar o planejamento e o controle do estoque. Além da coordenação e automatização das operações para promover eficiência no fluxo de prestação de serviços.

Leia também: Tendências de fulfillment para marketplaces no Brasil

Principais atividades do fluxo order fulfillment

  • Recepção dos pedidos
  • Produção das mercadorias
  • Produção de brindes ou materiais adicionais
  • Armazenamento e controle de estoque
  • Distribuição de produtos
  • Acompanhamento da transação
  • Emissão de notas
  • Processo de pagamento e recebimento
  • Rastreamento e emissão de relatórios
  • Suporte a clientes
  • Recepção de devoluções

Estratégias práticas para aplicar fulfillment no ecommerce

O fulfillment está ligado diretamente com as atividades de logística e cadeia de suprimentos (em inglês, supply ­chain). Isso é válido tanto no varejo tradicional como no comércio eletrônico.

Com base na comparação do tempo de produção e demanda, uma empresa possui várias opções de estratégias básicas para o order fulfillment.

No cenário das vendas online, o mais comum é o Made to stock ou Build to forecast. As expressões em inglês poderiam ser traduzidas como “feito para estoque ou para previsão”.

Na prática, significa que os produtos são feitos a partir da previsão de venda. Então, os produtos são vendidos para os consumidores por meio de estoques fechados.

Ainda que avaliando o conceito possa parecer simples, na prática o fluxo do order fulfillment tende a ser complexo. Um dos desafios pode ser competir com outras lojas dentro dos marketplaces e entregar a melhor experiência para o cliente.

Itens que dificultam a eficiência do processo logístico

Alguns erros comuns costumam dificultar o cumprimento adequado do processo logístico nas vendas online. Para ajudar você a entender um pouco melhor o que pode interferir na entrega, listamos alguns desses problemas:

  • planejamentos atrasados;
  • sistemas de execução desconectados;
  • respostas lentas de serviço;
  • falta de boas estratégias de controle estoque.

Uso do order fulfillment na fidelização de clientes

Adotar uma estratégia de order fulfillment pode ser um dos fatores mais importantes para fidelizar clientes. Não basta ter o menor preço se a loja não cumpre prazos e não fornece as informações que o consumidor precisa.

Vivemos uma mudança de cenário em que os requisitos do mercado e preferência dos clientes mudam rapidamente. Com o crescimento do e-commerce, os clientes têm muitas ofertas, aumentando a concorrência e exigência. Isso indica que a logística deve ser capaz de reagir com flexibilidade a cada nova necessidade.

No marketplace temos diversos ecommerces em uma vitrine virtual única. Sendo assim, as lojas precisam entender uma realidade: como elas gerenciam efetivamente seus processos e demandas tem uma resposta imediata no sucesso e sobrevivência do negócio online.

Quer conhecer as vantagens do order fulfillment que irão alavancar suas vendas nos marketplaces? Acesse o nosso post aqui e aplique esta estratégia! 

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