Com as novas transformações do varejo online e as inúmeras oportunidades que vêm surgindo no decorrer dos últimos anos, uma estratégia que se destaca ainda mais e passou a ser aplicada principalmente a partir de 2019 é o chamado O2O.
O2O (Online-to-Offline)
Brevemente, o O2O é a estratégia baseada em levar uma experiência de compras no mundo online (digital) para o mundo offline (físico). Como assim?
Para ilustrar e facilitar o entendimento, O2O é a principal estratégia aplicada no Magazine Luiza atualmente, ou seja, o Magalu quer proporcionar uma experiência de compras em suas lojas físicas assim como já é conhecido no mundo online.
A possibilidade de utilizar, por exemplo, o Pick-up In Store (retirada em lojas) faz parte desse processo O2O aplicado nas grandes marcas do varejo físico e online.
Mas é apenas uma ilustração, pois o O2O é muito mais que comprar online e retirar na loja física mais próxima do seu endereço!
A influência do consumidor no O2O
O perfil do consumidor, principalmente falando de Brasil, ainda é muito diversificado, ou seja, muito provavelmente você conheça pessoas que ainda não confiam no varejo online.
Essas pessoas não são consumidores acostumados a comprar online, ou até mesmo têm preferência por ir até uma loja física para negociar com um vendedor e retirar o produto no ato da compra, passando por todos os setores da loja, pegando uma fila no caixa e aguardando uma pessoa ir até o depósito e buscar o seu produto.
Mas você também sabe que a geração Y, ou mais conhecida como “Millennials“, é uma geração conectada. Eles adoram consumir produtos online e desbravar o mundo digital, fazendo compras no Brasil, na China ou outros países, e não gostam de perder tempo em se deslocar até uma loja. Só querem ter uma nova experiência de compras e receber os produtos em casa sem precisar ir até um ponto físico ou pegar filas.
As gerações influenciam diretamente nas oportunidades para atender todos os públicos e criar uma boa experiência de compras. Temos que pensar no público conectado, e também naqueles que podem ter que avaliar o serviço, trocar produtos e conversar com um especialista na loja física.
Para ilustrar mais um pouco, peguei um quadro de figurinhas que pode ajudar a entender ainda melhor a base de uma estratégia O2O:
E não estamos falando apenas de produtos, mas também de serviços que podem ser oferecidos complementando uma compra de produto. Um exemplo é a venda de um Ar Condicionado junto ao serviço de instalação do equipamento. Ou até mesmo, apenas a venda de um serviço, mas que você não precisa esperar uma pessoa ir até sua casa ou você se deslocar a uma loja para orçar o serviço, mas fazendo a compra online de um serviço offline.
Empresas que estão investindo no O2O
- Ifood – A Movile vem investindo forte no modelo, e já é comum a compra pelo aplicativo e a escolha de retirar no restaurante.
- Airbnb – A empresa já foi avaliada em + U$10 Bilhões, nada mais é que um serviço oferecido através de um APP onde o consumidor faz reservas de casas, quartos ou afins, de hospedagem.
- B2W Digital – Em 2018, lançou a startup LET’S para expandir seus modelos de distribuição e logística, o programa já integra as lojas físicas da Americanas em suas plataformas digitais, as bandeiras: Americanas.com, Submarino e Shoptime. Nesse modelo, cada loja é um seller. Possibilitando que qualquer loja física seja um seller no marketplace da B2W, com retirada do produto (estoque da loja) em até 1 hora após a compra online.
E na onda do O2O, a B2W ainda tem a iniciativa em desenvolvimento e anunciada em 2018, o drop off loja, onde o serviço B2W Entrega disponibilizará um novo modelo de coleta de pedidos para os sellers do B2W Marketplace, que poderão postar seus produtos nas Lojas Americanas.
Ficou claro agora, o que é uma estratégia O2O (Onnline–to-Offline)?
Para fechar o tema, sem falar de varejo, tem um App bastante conhecido, mas que se pensarmos bem, também oferece uma experiência O2O: O Tinder!
Positivas ou negativas, o Tinder oferece interações digitais em que o usuário pode marcar encontros pessoalmente e conhecendo pessoas que estão cadastradas no aplicativo e buscam experiências físicas.
As empresas estão observando as transformações e a adaptação à essas mudanças ganham força, muitas vezes mudam o rumo dos negócios, que antes eram pensados apenas em vendas, para experiências de compras. E o melhor, oferecem inovação e são bem recebidas pelos consumidores.
Sobre o Autor
Leandro Ratz, é responsável pelo sucesso dos clientes no ANYMARKET
Leandro tem experiência com varejo, e-commerce e marketplace, com atuação direta em grandes lojistas e como consultor de Marketplace para grandes marcas. Atualmente está no Anymarket, responsável pelas contas estratégicas na plataforma.
Formado em Gestão Comercial pela UNIFAJ – Faculdade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, com especialização
em Omni Channel para o Varejo pela VTEX – The True Cloud Commerce Platform.