Passar por limitações para vender em marketplaces não é uma exclusividade de pequenos vendedores. A automatização do processo e a otimização de vendas é essencial para empresas de qualquer tamanho que queiram crescer no e-commerce.
No caso das grandes marcas, muitas vezes esses desafios são até maiores justamente pelo tamanho da demanda.
Esse foi o caso da Lenovo, empresa do segmento de tecnologia que atua no e-commerce em aproximadamente 35 países.
Apesar da expansão e experiência de mercado, a empresa encontrou dificuldades operacionais e precisou buscar uma solução flexível e robusta para acompanhar o seu crescimento.
Neste artigo você vai entender como a Lenovo conseguiu otimizar as vendas integrando com marketplaces através do hub ANYMARKET.
Quem nos conta sobre a experiência é o gerente de e-commerce da empresa, Felipe Amarante. Confira!
Otimização de processos: a identificação de uma necessidade
A Lenovo possui operação de vendas online em pelo menos 35 países. A estrutura é verticalizada e o Brasil faz parte da estratégia de digitalização e novos canais da marca.
O gerente de e-commerce, Felipe Amarante, explica que nesse contexto a venda em marketplaces é altamente estratégica. Esses canais também têm um impacto significativo no faturamento geral da empresa.
Por isso, com a identificação da necessidade de otimização de vendas nesses canais, surgiu o desafio de buscar no mercado um parceiro com boas indicações.
Essa parceria deveria fornecer à Lenovo um leque de funcionalidades e uma infraestrutura robusta e confiável.
“Entendemos que qualquer problema sistêmico pode gerar situações indesejadas com o parceiro marketplace e com o cliente final. A Lenovo preza pela qualidade em todas as frentes que atua e para isso confiou no ANYMARKET, para ser o fornecedor de integração.”
Principais necessidades da Lenovo: venda de kits de produtos e a experiência do cliente
A Lenovo passo por uma realidade de crescimento exponencial nas vendas, o que gera a necessidade constante de melhoria nos processos.
Quando a empresa decidiu procurar um hub de integração com markeplaces, buscava principalmente automatizar alguns pontos importantes da operação.
Naquele momento, um dos problemas enfrentados era a gestão de kits em markeplaces. O sistema ERP utilizado não criava a composição dos produtos e todo o processo precisava ser feito manualmente.
Encontrar uma solução era importante porque a oferta de kit de produtos tem bastante peso na venda de determinadas linhas da marca, explica Amarante.
O anúncio conjunto de computadores com teclado e mouse, por exemplo, permite oferecer ao cliente uma solução ainda mais completa e, eventualmente, com um preço melhor.
Ele conta ainda, que a possibilidade de vender vários produtos em um único anúncio tem um impacto incremental no ticket médio das vendas em markeplaces.
Porém, ressalta que a escolha da Lenovo por essa estratégia foi idealizada para oferecer uma melhor experiência ao cliente. Além de ser um recurso que aumenta a possibilidade de negociações com os canais de venda.
Quer saber mais sobre kit de produtos? Neste outro artigo falamos sobre como melhorar a estratégia comercial vendendo kit de produtos em marketplaces.
Implantação da ferramenta de otimização de vendas em markeplaces
Quando a Lenovo tomou a decisão de integrar as vendas com o hub, começou o processo de onboarding ANYMARKET. A implantação da ferramenta foi assistida pelo time de especialistas e feita com transparência, seguindo o cronograma proposto ao cliente.
O processo de migração dos markeplaces usados pela Lenovo para o hub levou apenas duas semanas.
Amarante conta que a implementação total do hub durou cerca de três meses. Porém, ressalta que o tempo foi atípico porque aconteceram duas implantações ao mesmo tempo.
Além do golive nos marketplaces, foi feito o desenvolvimento da funcionalidade de kit de produtos conforme a necessidade do cliente. “Se a parceria já estivesse consolidada acredito que teria sido ainda mais rápido”, afirma.
“O ANYMARKET chegou jogando conosco desde o começo da parceria. Firmamos contrato semanas antes de uma Black Friday e na sequência a ferramenta foi disponibilizada para nós. Foi uma implantação atrás da outra e o que podemos dizer é que foi tudo muito bem organizado, alinhado e testado.”
No vídeo abaixo o gerente de e-commerce da Lenovo conta mais sobre a integração com o ANYMARKET. Confira!
Otimização de vendas: o que veio depois da integração com o hub
Como vimos, a otimização da venda de produtos em kit era uma das principais necessidades da Lenovo ao buscar o hub de integração.
Segundo Amarante, a implantação da ferramenta proporcionou mais fluidez na dinâmica de cadastro das ofertas.
Outros benefícios obtidos foram a flexibilidade na manutenção das linhas de produtos vendidos em kit e a possibilidade de oferecer ao cliente uma experiência de compra mais cômoda e assertiva.
Black Friday 2021 e as expectativas para 2022
A integração também permitiu à empresa ter uma Black Friday 2021 sem problemas técnicos. De acordo com Amarante, a campanha foi excelente, com muita organização em todo o ecossistema e uma evolução notória em relação aos anos anteriores.
“Com isso, podemos dizer que 2022 é animador e desafiador, mas é certo que vamos crescer e muito. Contamos com parceiros como a ANYMARKET e com os marketplaces em que já atuamos e com os que iremos trabalhar”, avalia.
Expansão da operação de vendas para novos marketplaces
Falando em novos canais de vendas, para a Lenovo a centralização das vendas em um hub de integração também representa a possibilidade de expandir a operação.
Atualmente, a empresa centraliza na ferramenta as vendas na Americanas, Mercado Livre, Magazine Luiza, Via Varejo, Carrefour, Amazon, Kabum e Fastshop.
O ANYMARKET possui integração com mais de 60 markeplaces e a Lenovo pretende aproveitar essa diversidade para ampliar a operação em um curso prazo.